terça-feira, 13 de abril de 2010

PARALÍTICO DE CAFARNAUM

Hoje estou compartilhando com os irmãos uma linda mensagem de Deus para ser usada no evangelismo de crianças. Muito prática e que a uso sempre que posso quando estou evangelizando crianças.
Sou ex-aluno da APEC/Recife e do Instituto de Liderança em São Paulo.
No Amor de Cristo,
Marcelo Lieuthier 

CRISTO SENTE AMOR POR MIM
Para o dia da criança, aniversário, ou outra ocasião

Alvo:
Que a criança compreenda que Deus a ama e que Ele quer e pode ajudá-la em suas dificuldades.
Cânticos – tema:
Cristo sente amor por mim, de Cânticos de Salvação para Crianças vol. 1 – ed. Revisada, n.º 48
Versículo para memorizar:
“O Filho de Deus… me amou, e a Si mesmo se entregou por mim”. Gálatas 2.20.
Programa:
Cântico, Memorização, Lição, Trabalho Manual.

Visuais para a lição:
Com quatro tiras de papel cartão, de 24cm X 5cm, e três colchetes faça um ziguezague, prendendo uma tira à outra com os colchetes (ver diagrama).
Cartões de Evangelismo. (Material à venda na livraria da APEC).

Trabalhos manuais:
Cada criança poderá fazer seu ziguezague e aprender a contar a história. Providencie material para isso. Se possível, dê a cada criança um jogo de 10 Cartões de Evangelismo pequenos, e ensine-as a evangelizar seus amiguinhos e parentes.


Textos  para  o  Professor: Mt. 9.1-8; Mc. 2.1-12; Lc 5.17-26

Lição:
A Bíblia não diz o nome do homem, mas diz que era paralítico, isto é não podia andar. Ele estava sempre deitado (fig. 1). Este homem tinha alguns amigos. Vamos contar? (fig. 2). Isto mesmo: quatro amigos! Eles gostavam de seu amigo paralítico e queiram ajudá-lo. Mas, sabe que mais alguém estava interessado em ajudar aquele homem? Jesus (fig.3) o amava e se importava com ele. Você sabe que Jesus, o Filho de Deus, também ama você e se importa com você? (C.E. 1). É verdade, a Bíblia diz isto em Gálatas 2.20 – “O Filho de Deus me amou”.
Certo dia, aqueles quatro amigos souberam que Jesus (fig.3) estava na cidade deles, em Cafarnaum. Eles sabiam que Jesus poderia ajudar seu amigo paralítico. Mas, espere um pouco. Imagine como deve ser difícil a vida de alguém que não pode andar. Você sabe que a Bíblia (C.E.2) diz que temos um problema pior que este? Todos nós somos pecadores, e o pecado nos afasta de Deus (Is. 59.2). o pecado é como uma doença, já nascemos com ela em nosso coração e é por isso que fazemos tantas coisas erradas que desagradam a Deus (desobediência, briga, etc…) e cada vez nos afastam mais de Deus. Aquele homem paralítico (fig.1) não podia resolver o problema de suas pernas doentes. E é só Jesus (fig.3) que pode resolver o problema do nosso pecado.
Aqueles amigos carregaram o doente até a casa (fig. 4) onde Jesus estava, mas ela estava muito cheia. Tentaram entrar pela porta (fig. 5), mas havia muita gente. Olharam pela janela (fig. 6), mas também não deu para ver nada. Então tiveram uma idéia: viram que havia uma escada (fig. 7) ao lado de casa, que levava ao telhado. O telhado era reto (fig. 4), diferente dos telhados de hoje (fig. 4). Eles subiram, carregando o paralítico, fizeram um buraco bem no meio do telhado (fig. 8) e, usando umas cordas, eles desceram a cama do paralítico pelo buraco (fig. 9), bem perto de onde Jesus estava. Quanto trabalho eles tiveram para ajudar aquele homem, não é? Deus quer que você também ajude seus amigos que estão em dificuldades a saber que Jesus pode ajudá-los.
Aqueles quatro homens tinham fé que Jesus poderia ajudar aquele paralítico. Sabe que Jesus, o Filho de Deus, tem poder para fazer qualquer coisa? Ele (fig. 3) pode resolver os problemas mais difíceis, quando confiamos nEle. Até o problema do pecado. Jesus olhou para aquele homem e viu a situação dele. Então disse: “filho, perdoados estão os teus pecados; levante, pegue sua cama e ande”. E ele obedeceu. Levantou-se e saiu andando (fig. 10). Jesus curou as pernas doentes daquele homem, mas também o problema do pecado. Exatamente como Ele pode fazer isso porque morreu para pagar o preço dos nossos pecados (C.E. 2), e ressuscitou para nos dar a vitória (C.E. 4). O texto de Gálatas 2.20 diz: “O Filho de Deus me amou, e a Si mesmo se entregou por mim”.
Se você se sente triste por causa dos seus pecados e quer pedir a Jesus que o perdoe e purifique (C.E. 3), fale com Jesus em oração agora mesmo. A Bíblia diz: “O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado” (1ª Jo 1.7). Vamos fechar os olhos e ficar em silêncio, e se você quiser repita estas palavras em seu coração (C.E. 6): “Senhor Jesus, eu sei que sou pecador, mas sei que Tu morreste na cruz em meu lugar por meus pecados. Peço-Te que me perdoes e purifiques de todo mal. E que venhas morar em meu coração para me ajudar a viver para Te agradar. Obrigado, meu Salvador. Amém”.

Você, que fez esta oração, venha conversar comigo no final da reunião, pois quero mostra-lhe mais algumas verdades da Bíblia a respeito do que você acaba de fazer.
E você, que já tem Jesus como Salvador, pode aprender, com o exemplo destes quatro amigos, que Deus quer que você ajude seus amigos a conhecerem Jesus (C.E. 8). Eles levaram seu amigo paralítico a Jesus, e você também pode contar que Jesus salva, e explicar a seus amigos como podem ser salvos.


O Evangelista – 3º Trimestre ano 1995. Especial – paginas – 14 a 16.


 

3 comentários: