terça-feira, 20 de abril de 2010

COMO ESTUDAR A BÍBLIA


Como Estudar a Bíblia

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria. ”
Colossenses 3.16

 
A mão serve para demonstrar os meios pelos quais a Palavra de Deus pode penetrar e agir na vida cristã.

Os dedos das mãos podem representar canais pelos quais a Palavra de Deus pode fluir até nós. Vejamos o que cada dedo representa nesse processo de tornar a Palavra de Deus influente em nossa vida.

O dedo mínimo representa nossa capacidade de ouvir a Palavra de Deus. “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Romanos 10.17 – NTLH”. Ouvimo-nos a Bíblia pregada nos sermões, discutidas nas classes de EBD e comentada nas conversas com irmãos.

Tentemos agora segurar uma Bíblia apenas com o dedo mínimo. Impossível! Assim é quando apenas ouvimos as verdades da Bíblia.

Mas se o polegar ajudar o mínimo conseguiremos segurá-la fracamente. Se juntarmos ao ouvir e o meditar, podemos desfrutar em reter um pouquinho da Palavra do Senhor, mas é uma aquisição pequena e fraca, que se perde com a maior facilidade.

O dedo anular representa “ler”. Paulo aconselhou Timóteo “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 1 Timóteo 4.13”. Deuteronômio 17.19 adverte a quem fossem feito rei de Israel para que lessem a Lei de Deus. De igual modo, quando lemos nossa Bíblia fielmente e com meditação, pensando nas suas verdades, podemos alcançar maior penetração dela em nossas vidas.

Se segurarmos agora a Bíblia entre o polegar, mínimo e o anular, conseguimos maior firmeza. Mas, ainda não é difícil tirá-la de nossa mão. Ler e ouvir somente não nos dá conhecimento sólido da Palavra do Senhor.

O dedo médio representa o “estudo” de Deus. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. II Timóteo 2.15”, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. II Timóteo 3.16.17”.

Há agora uma maior firmeza ao segurarmos a Bíblia, quando usamos os quatros dedos: mínimo, anular, médio conjugados como polegar. Ouvido, lendo e estudando com meditação a Palavra de Deus vamos alcançar um bom conhecimento de suas preciosas verdades para aplicá-las ao nosso viver de cada dia.

Podemos ainda conseguir maior compreensão da Palavra do nosso Deus. Há ainda outro método a usar, representado pelo indicador, o dedo mais ativo de nossa mão. É a “memorização”, uma das maneiras mais eficazes de se conseguir rápido e firme conhecimento da Bíblia. A memorização de textos bíblicos nos fornece acesso imediato à palavra de Deus no momento em que dela precisamos. Este método oferece-nos recursos para testemunho em qualquer lugar e a qualquer hora, e nos dá vitória sobre o pecado. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Salmo 119.9” Somos desafiados a esconder em nosso coração a Palavra bendita do nosso Pai, isto é, a memorizá-la continuamente.

Nossa ilustração agora assume um significado real. Com todos os dedos operando juntos com o polegar, conseguimos domínio seguro da Bíblia. O dedopolegar representa a “meditação”. Ela é essencial, indispensável, inadiável. Em Josué 1.8 há uma advertência  neste sentido “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” Note também a promessa no Salmo 1.2,3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer  está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. ”

Ouvir, ler, estudar e decorar a Bíblia, com meditação, nos torna aptos em aplicá-la em nossa vida. Não é só um meio, mas todos os cinco juntos nos são ordenados e recomendados por Deus. E somente quando nos apropriamos da Palavra de Deus e deixarmos que ela penetre em nossos corações que podemos viver uma vida coerente e vitoriosa na fé.


Este método de estudo esta no livro: INTEGRAÇÃO SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO, de Waylon B. Moore, editora Juerp, 6ª edição.

Porta-retrato de palito de picolé



PORTA-RETRATO DE PALITO DE PICOLÉ

Material:
Palitos de picolé
1 retângulo de papel cartão “guache” – 16cm x 10 cm.
1 retângulo de papel camurça – 16 cm x 10 cm.
Cola branca





terça-feira, 13 de abril de 2010

PARALÍTICO DE CAFARNAUM

Hoje estou compartilhando com os irmãos uma linda mensagem de Deus para ser usada no evangelismo de crianças. Muito prática e que a uso sempre que posso quando estou evangelizando crianças.
Sou ex-aluno da APEC/Recife e do Instituto de Liderança em São Paulo.
No Amor de Cristo,
Marcelo Lieuthier 

CRISTO SENTE AMOR POR MIM
Para o dia da criança, aniversário, ou outra ocasião

Alvo:
Que a criança compreenda que Deus a ama e que Ele quer e pode ajudá-la em suas dificuldades.
Cânticos – tema:
Cristo sente amor por mim, de Cânticos de Salvação para Crianças vol. 1 – ed. Revisada, n.º 48
Versículo para memorizar:
“O Filho de Deus… me amou, e a Si mesmo se entregou por mim”. Gálatas 2.20.
Programa:
Cântico, Memorização, Lição, Trabalho Manual.

Visuais para a lição:
Com quatro tiras de papel cartão, de 24cm X 5cm, e três colchetes faça um ziguezague, prendendo uma tira à outra com os colchetes (ver diagrama).
Cartões de Evangelismo. (Material à venda na livraria da APEC).

Trabalhos manuais:
Cada criança poderá fazer seu ziguezague e aprender a contar a história. Providencie material para isso. Se possível, dê a cada criança um jogo de 10 Cartões de Evangelismo pequenos, e ensine-as a evangelizar seus amiguinhos e parentes.


Textos  para  o  Professor: Mt. 9.1-8; Mc. 2.1-12; Lc 5.17-26

Lição:
A Bíblia não diz o nome do homem, mas diz que era paralítico, isto é não podia andar. Ele estava sempre deitado (fig. 1). Este homem tinha alguns amigos. Vamos contar? (fig. 2). Isto mesmo: quatro amigos! Eles gostavam de seu amigo paralítico e queiram ajudá-lo. Mas, sabe que mais alguém estava interessado em ajudar aquele homem? Jesus (fig.3) o amava e se importava com ele. Você sabe que Jesus, o Filho de Deus, também ama você e se importa com você? (C.E. 1). É verdade, a Bíblia diz isto em Gálatas 2.20 – “O Filho de Deus me amou”.
Certo dia, aqueles quatro amigos souberam que Jesus (fig.3) estava na cidade deles, em Cafarnaum. Eles sabiam que Jesus poderia ajudar seu amigo paralítico. Mas, espere um pouco. Imagine como deve ser difícil a vida de alguém que não pode andar. Você sabe que a Bíblia (C.E.2) diz que temos um problema pior que este? Todos nós somos pecadores, e o pecado nos afasta de Deus (Is. 59.2). o pecado é como uma doença, já nascemos com ela em nosso coração e é por isso que fazemos tantas coisas erradas que desagradam a Deus (desobediência, briga, etc…) e cada vez nos afastam mais de Deus. Aquele homem paralítico (fig.1) não podia resolver o problema de suas pernas doentes. E é só Jesus (fig.3) que pode resolver o problema do nosso pecado.
Aqueles amigos carregaram o doente até a casa (fig. 4) onde Jesus estava, mas ela estava muito cheia. Tentaram entrar pela porta (fig. 5), mas havia muita gente. Olharam pela janela (fig. 6), mas também não deu para ver nada. Então tiveram uma idéia: viram que havia uma escada (fig. 7) ao lado de casa, que levava ao telhado. O telhado era reto (fig. 4), diferente dos telhados de hoje (fig. 4). Eles subiram, carregando o paralítico, fizeram um buraco bem no meio do telhado (fig. 8) e, usando umas cordas, eles desceram a cama do paralítico pelo buraco (fig. 9), bem perto de onde Jesus estava. Quanto trabalho eles tiveram para ajudar aquele homem, não é? Deus quer que você também ajude seus amigos que estão em dificuldades a saber que Jesus pode ajudá-los.
Aqueles quatro homens tinham fé que Jesus poderia ajudar aquele paralítico. Sabe que Jesus, o Filho de Deus, tem poder para fazer qualquer coisa? Ele (fig. 3) pode resolver os problemas mais difíceis, quando confiamos nEle. Até o problema do pecado. Jesus olhou para aquele homem e viu a situação dele. Então disse: “filho, perdoados estão os teus pecados; levante, pegue sua cama e ande”. E ele obedeceu. Levantou-se e saiu andando (fig. 10). Jesus curou as pernas doentes daquele homem, mas também o problema do pecado. Exatamente como Ele pode fazer isso porque morreu para pagar o preço dos nossos pecados (C.E. 2), e ressuscitou para nos dar a vitória (C.E. 4). O texto de Gálatas 2.20 diz: “O Filho de Deus me amou, e a Si mesmo se entregou por mim”.
Se você se sente triste por causa dos seus pecados e quer pedir a Jesus que o perdoe e purifique (C.E. 3), fale com Jesus em oração agora mesmo. A Bíblia diz: “O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado” (1ª Jo 1.7). Vamos fechar os olhos e ficar em silêncio, e se você quiser repita estas palavras em seu coração (C.E. 6): “Senhor Jesus, eu sei que sou pecador, mas sei que Tu morreste na cruz em meu lugar por meus pecados. Peço-Te que me perdoes e purifiques de todo mal. E que venhas morar em meu coração para me ajudar a viver para Te agradar. Obrigado, meu Salvador. Amém”.

Você, que fez esta oração, venha conversar comigo no final da reunião, pois quero mostra-lhe mais algumas verdades da Bíblia a respeito do que você acaba de fazer.
E você, que já tem Jesus como Salvador, pode aprender, com o exemplo destes quatro amigos, que Deus quer que você ajude seus amigos a conhecerem Jesus (C.E. 8). Eles levaram seu amigo paralítico a Jesus, e você também pode contar que Jesus salva, e explicar a seus amigos como podem ser salvos.


O Evangelista – 3º Trimestre ano 1995. Especial – paginas – 14 a 16.


 

segunda-feira, 12 de abril de 2010

MEUS VERSÍCULOS BÍBLICOS VISUALIZADOS

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Minha Esperança

Versículos Bíblicos
Nova Tradução na Linguagem de Hoje   NTLH

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Resgate

O Resgate
 
“…Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
João 1.29b

Jesus é o nosso Cordeiro Pascal que regatou a humanidade do lamaçal do pecado pagando um com preço precioso. Éramos como ovelhas desgarradas que fazíamos o que viesse em nossas mentes, e vivíamos de acordo com os nossos pensamentos, mas Deus provou o seu amor enviando o seu Filho perfeito e sem pecado para nos resgatar do império das trevas e nos conduzir para o seu Reino onde um dia estaremos todos juntos glorificando o Único que é Digno de toda Honra, Louvor e Glória.

O resgate não foi fácil, Ele teve que pagar um alto preço por cada vida retida do império das trevas. O nosso resgatador sofreu, com escárnios, sua aparência foi desfigurada por causa dos nossos pecados, ganhou até uma coroa de espinhos, mas não desistiu de sua missão. Ele tinha um propósito, que só retornaria com os resgatados desta missão tenebrosa.

Este período da Páscoa é tempo de fazer uma reflexão com a seguinte pergunta:
O que temos feito para agradecer a Jesus Cristo, o nosso resgatador? Esta é uma pergunta que merece uma resposta!

No livro de Isaías 61.1,2 temos o seguinte texto “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram.”

Em Lucas 4.18-21 encontramos o cumprimento desta linda profecia “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.”

Encontramos portanto Cinco Coisas que Jesus Cristo fez por nós quando ainda pertencíamos ao império das travas:
1ª) Evangelizou os pobres;
2ª) proclamou libertação aos cativos;
3ª) restaurou a vista de cegos;
4ª) pois em liberdade os oprimidos;
5ª) apregoou o ano aceitável do Senhor.

Creio que podemos fazer cinco coisas, para agradecer o nosso resgate:
1ª) Ler a Bíblia todos os dias I Pedro 2.2; Josué 1.8;
2ª) Orar todos os dias I Tessalonicesses 5.17;
3ª) Adorar a Deus Exôdo 20.3-6;
4ª) Ter Comunhão entre os Irmãos Atos 2.44, 46 e 47;
5ª) Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus Atos 1.8.

Que nesta Páscoa possamos refletir sobre o que Jesus Cristo fez por nós, e que possamos fazer algo por Ele até o soar da trombeta, quando estaremos todos juntos louvando Santo, Santo, Santo é o Senhor.

No Amor de Cristo,
Marcelo Lieuthier