quinta-feira, 21 de julho de 2011

Diálogo - O MENINO DESOBEDIENTE



O MENINO DESOBEDIENTE

Tema Central: Obediência
Personagens: Fred Esperto e Zé Pavão

Características dos personagens:
Fred Esperto — sardento, cabelo desalinhado, mas bom menino.
Zé Pavão — egoísta, orgulhoso, mas sempre pronto a aprender suas lições.



      (entra chorando)
               Droga, também! Que chato! Agora estou aqui em casa de castigo e sem poder brincar com a turma. A mamãe me colocou de castigo só porque não fiz a lição e fui brincar. Ora essa… e o pior de tudo é que o pessoal vai gozar de mim.

Fred    Oi Zé, como vai? Que cara é essa? E o que você está fazendo aí? Você não vai jogar bola com a gente?

        Eu estou de castigo e não posso ir brincar.

Fred    O que aconteceu?

        Só porque eu saí para brincar e ainda não tinha feito a lição de casa.

Fred   Então você ficou de castigo porque desobedeceu sua mãe. Olha, Zé, eu acho que ela está certa.

        Isto é porque não aconteceu com você, ora bolas.

Fred    Mas Zé, quando a gente desobedece os pais, está desobedecendo a Deus, e Ele fica triste com a gente, assim como sua mãe ficou com você.

        E você acha que eu não devo ficar chateado, Fred? Agora, só de raiva, nos outros dias vou fazer a lição bem depressa só para depois poder brincar bastante.

Fred    Zé Pavão, isto não se faz. Você sabe muito bem que está errado. É muito feio fazer assim…

        Eu quero brincar, eu quero, eu quero…! O que os outros vão dizer me vendo aqui de castigo? Todo mundo vai rir de mim.

Fred    Isto não está certo! Você deve lembrar que a mamãe gosta de você e sabe o que está fazendo. Se ela não obrigar você a fazer a lição agora, como vai ser no final do ano? Você vai levar “bomba”!

       Eu não me importo. Eu quero brincar agora.

Fred    Zé, preste atenção! Chega de ser cabeça dura. Se você obedecer sua mãe não vai mais ganhar castigo e vai poder brincar.

       Nem tinha pensado Nisto!

Fred   Além disso, desobedecer é pecado, você sabia?

        Pecado! É mesmo? Então Deus não gosta. Você quer dizer que Deus fica triste quando a gente desobedece?

Fred    Era isto que eu estava tentando falar o tempo todo. Eu já tinha dito que Deus não gosta da desobediência. Agora você deve pedir perdão a Deus e também para sua mãe.

        Realmente eu errei. Que feio! Acho que vou aceitar sua idéia e vou falar com a mamãe agora mesmo.

Fred    Mas não se esqueça de também pedir perdão para Deus. Também pode pedir para Ele ajudar você a sempre obedecer.

        Tá bom, vou fazer logo. “Senhor Deus, me perdoa porque eu desobedeci a mamãe”.

Fred    Agora vá e converse com sua mãe.

        É, vou dizer para ela que de agora em diante, vou tentar sempre obedecer. E que Deus vai me ajudar a ser um menino obediente.

Fred    Ainda bem que você não ficou zangado comigo. Vou correndo encontrar com o pessoal e joga bola. Tchau amigo.

        Pode ir. Eu não estou mais triste e nem chateado, mas me sinto bem contente agora… Iupii… Tchau amigo. Bom jogo.


BROCK, Vera. Fantoche Amigo. Sugestões Práticas e Diálogos. ed. Redjo, Atibaia – SP. 2ª edição 1991. Paginas 24,25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário