quinta-feira, 14 de julho de 2011

REFLEXÃO - RECURSOS AUDIOVISUAIS


RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA FAZER, ADQUIRIR E UTILIZAR

É impossível apresentar a grande variedade de recursos audiovisuais que podem ser úteis para as experiências de ensino-aprendizagem, contudo achamos indispensável incluir algumas informações de como fazê-los recursos audiovisuais, e ainda outros que deverão ser adquiridos.

Encontramos um conselho interessante e útil na apresentação de Visual Aid Encyclopedia, compilação de Eleanor L. Doan, G/L Publications, Glendele, California – 1967 (Enciclopédia de Auxílios Visuais), que diz:

“crie seus próprios recursos audiovisuais, usando a seguinte receita:
  • Uma generosa porção de tempo.
  • Uma quantidade média de talento (habilidade).
  • Misture um pouco de imaginação (criatividade). 
  • Prepare o recurso com bastante antecedência.
  • Experimente o recurso antes de usá-lo.”

Essa é uma boa receita para quem quer ter um ministério relevante dentro da Igreja, entretanto, quero chamar a atenção para dois pontos, imaginação e tempo.

  • Imaginação é não desperdiçar uma sugestão/ideia feita por alguém e mesmo aquela que passou por sua mente. O ato de ser criativo no ministério infantil da igreja é contextualizar a mensagem de salvação sem perder do seu real valor espiritual, que tanto necessitamos, na expansão do Reino de Deus na Terra.
  • Tempo, James O. Proctor, no seu livro Ensinando a Ensinar, diz: 
“Ninguém lhe pode dizer como usar o seu tempo. Isso é problema seu. Entretanto, podemos dar-lhe alguns conselhos que se revelaram úteis para professores como você.

Cada um de nós dispõe de 1440 minutos por dia de 168 horas por semana. Como é que você está usando sua quota?

O tempo tem duas dimensões: horas e energia. Se desperdiçamos uma delas, desperdiçamos a outra. Se usamos uma delas com propriedade, aumentamos o valor da outra.”

O maior vilão do tempo é você e eu, não sendo fiéis mordomos do tempo. Quantas vezes deixamos para tomar certas decisões em cima da hora. Isso é falta de organização, precisamos aprender a utilizar uma agenda e fazer uma lista de atividades necessárias que nosso ministério com criança exige. Com um bom planejamento podemos alcançar nosso maior objetivo a Glória de Deus aqui na Terra.

Pela sua grande utilidade, os recursos visuais devem ser feitos de bom material, com muito capricho e cuidadosamente guardados após cada utilização. O ato de fazer por fazer não é investimento, mas sim desperdício do dom e talento que Deus tem colocado em nossas mãos.


Será sempre bom lembrar que tudo o que fizermos longe da presença do Espírito Santo, vai dar em nada. Mas se dermos um passo de cada vez com a presença do Espírito Santo nos orientando, deixando os resultados nas mãos de Deus, aí teremos um ministério com criança relevante e de grande valor para a Glória de Deus aqui na Terra.

Que Deus nos Abençoe.
Marcelo Lieuthier

Nenhum comentário:

Postar um comentário