terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Mateus 1.20…eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

José, filho de Davi, foi com essa expressão que o anjo chamou a atenção de José para sua responsabilidade, dentro do plano de salvação de Deus para com todos os povos. José não teve nenhum receio em receber a Maria como sua legítima esposa, após declaração do anjo. José não é o pai biológico de Jesus, mas o pai adotivo que dava o direito legal ao trono de Davi. José é um personagem bíblico de biografia curta e sem muitos detalhes. Como pai esteve presente nos momentos importantes da vida de Cristo, como na ocasião da circuncisão de Cristo, ele e Maria ouviram as profecias de Simeão (Lc. 2.28-32, 34-35) e de Ana (v.38). Também se maravilharam com as palavras do próprio Jesus, ditas no Templo quando tinha doze anos de idade (vv. 48-50).

Sua história apesar de ser curta, foi marcante na vida de Jesus. Assim como José podemos ser na vida de muitas(os) crianças/adolescentes/jovens, que chegam em nossas igrejas e ficam perdidos sem orientação espiritual pecando muitas vezes por falta de uma orientação. José nos deixou um lindo exemplo de como podemos marcar a história de uma pessoa como pais adotivos na fé, orientando-os a observar os mandamentos perpétuos de Deus existentes na Bíblia, que são muitas vezes negligenciados por falta de uma breve orientação objetiva. José recebeu sua missão de ser o pai adotivo de Jesus. Eu e você podemos ser pais adotivos na fé de crianças/adolescentes/jovens que poderão se tornar grandes homens e mulheres de Deus nos campos missionários que branquejam para a ceifa e nos dar lindos netos na fé, pelo simples testemunho de ter um pai na fé, marcante como José de Nazaré.

Que Deus, na sua maravilhosa graça, nos abençoe,
Marcelo Lieuthier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário