sábado, 15 de outubro de 2011

Uma vida de constante oração


Uma vida de constante oração

Efésios 6.10Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

A Oração deve fazer parte da vida de um crente assim como o vestuário que precisamos usar todos os dias.

No texto bíblico que lemos é relatado o vestuário militar de um Romano na época do Apóstolo Paulo.

Paulo divide a armadura em seis partes:
v. 14 cinto e couraça
v. 15 calçado
v. 16 escudo
v. 17 capacete e espada

Vejamos seis motivos para estarmos em prontidão de oração como bons servos que não tem do que se envergonhar.

“v. 14Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade” a Palavra de Deus nos adverte em:
I João 4.1Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.

Os falsos profetas que estão espalhados pelo mundo afora, e distorcem a Palavra de Deus “Bíblia”, com o objetivo de enganar as pessoas. No Evangelho Segundo Lucas, encontramos outra referência sobre cingir os lombos com a verdade, e refere-se à prontidão. “Lucas 12. 35Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias.”. Nunca sabemos quando ocorrerá o conflito, mas devemos está firmes e prontos para não ser pegos de surpresa.

Tendo uma vida de constante oração, estaremos cingindo os nossos lombos com a verdade, que é a Palavra de Deus.  Em Lucas 11.28 Jesus disse: “Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!”

“v. 14Estai, pois, firmes, …e vestindo-vos da couraça da justiça. Um dos ataques de Satanás e muito sutil. É na área do orgulho espiritual, onde muitos tem grande confiança em se mesmo, achando que já conhece as verdades bíblicas por estudar um pouco mais ou ter mais tempo de evangelho, estará imunes aos ataques de Satanás. Este tipo de ataque acontece quando a pessoa esta depositando a sua fé no conhecimento e não no Senhor que é a fonte de todo conhecimento. Contra essa investida do maligno em nossas vidas, devemos buscar justiça de Deus, e os ataques nessa área serão frustrados. Uma verdade a esse respeito é:

Romanos 3.22justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, 23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Com uma vida de constante oração, Satanás não poderá penetrar na couraça da justiça de Deus. “II Coríntios 5.21Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus se transformou em couraça para nos defender, essa é uma verdade que devemos inculcar em nossas mentes, para que possamos nos manter firmes.

“v. 15Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;” Aqui o inimigo traz um ataque, de acomodação com o pecado, implantando o pensamento de que pecado é relativo, e criando uma lista do que é, e não é pecado, na vida do crente. Não podemos nos acomodar com o pecado, temos que partir para o confronto aberto, dizendo não ao pecado, pois o nosso compromisso é com uma adoração verdadeira e não de aparências. Em “Provérbios 6.23Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;”

Com uma vida de constante oração, teremos calçados do Evangelho de Jesus Cristo, que é a Rocha Eterna (Mateus 7.24Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha) e não seremos acusados de acomodados com as situações do presente século.

16embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” Satanás vai tentar minar a nossa fé com três armadilhas: a incredulidade, a dúvida e o medo. Vejamos o que a palavra de Deus nos diz:
I João 5.4porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Hebreus 11.6De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Romanos1.17visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

A duvida é a mãe da incredulidade, com elas juntas nos levará a perda da fé e consequentemente à perda das bênçãos de Deus sobre nossas vidas.

Lembra do Apóstolo Pedro andando sobre as águas?

Mateus 14.30Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

Com uma vida de constante oração, teremos um escudo fortalecido contra os dardos inflamados do maligno que querem destruir a nossa fé. “I João 5.4… e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

17Tomai também o capacete da salvação” O capacete protege a cabeça. E sem duvida no centro da cabeça fica a mente. Uma mente carnal, voltada para os prazeres deste presente século onde o pensamento é nem tudo é pecado, representa uma presa fácil ao adversário.

Romanos 8.6Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

(NTLH)
Romanos 8.6As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.

Convém lembrar que toda essa armadura, da qual estamos falando, é de Deus e Ele nos deu, para que lancemos mão a favor de nossa defesa e proteção. O Apóstolo Paulo nos aconselha:
“Romanos 12.1Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Esse tipo de renovação fará com que tenhamos sempre presente as verdades da Palavra de Deus em nossa mente, de tal modo que facilmente detectaremos a natureza dos ataques lançados sobre nós.

Com uma vida de constante oração, teremos uma mente protegida pelo capacete da Salvação. Efésios 4.22no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

17Tomai… a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” A forma de ataque aqui é a duvida sobre a Palavra de Deus com questionamentos que distorcem as verdades Bíblias, causando confusão nas mentes para que não entendam essas verdade que são fundamentais para a vida do crente. “II Coríntios 4.4 …o deus deste século cegou o entendimento…” Contra esse nível de ataque, vamos usar uma arma ofensiva. A Espada do Espírito. Até o presente momento só usamos armadura que é para defesa, mas agora temos que usar a arma de ataque.
É com a Palavra de Deus, proferida com ousadia e na autoridade do Nome de Jesus Cristo, que atacamos o nosso inimigo.

Salmo 119.11Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Com uma vida de constante oração, estaremos sempre prontos para usar a espada do Espírito “Palavra de Deus” que é proferida por nossa boca. “Josué 1.8Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

Não precisamos temer a nenhuma investida, enquanto estivermos firmes, fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Temos uma armadura que Deus colocou à nossa disposição, a todo tempo.

Você quer usar? Então invista o seu tempo com Orações, Leitura da Palavra de Deus, EBD, Cultos “Oração, Solenes e Departamentos”!


Marcelo Lieuthier
04 de outubro de 2011.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CELEBRANDO O DIA DAS CRIANÇAS


Hoje 12 de outubro de 2011, Celebramos o dia das crianças na Igreja Batista Pinheirópolis – Caruaru – PE, com a participação de mais de 120 crianças e mais outras que foram chegando no decorrer da tarde.
 

Nossa gratidão a Missão Coração Nordetino, pelo material "OS AMIGOS DE JESUS".





CORAGEM PARA DAR TESTEMUNHO

INTRODUÇÃO
História de Kim da Coréia, onde um dia os soldados invadiram a igreja e pediram para as pessoas pisarem e cuspirem num quadro que tinha um foto de Jesus. O primeiro para espanto de Kim foi o Pastor e depois os líderes e irmãos da igreja. Mas Kim decidiu ser fiel e não fez, preferiu morrer do que negar o nome de Jesus.

(((na época de Cristo não existia maquina fotográfica))))

ANDAMENTO

(v. 1,2) O rei Nabucodonozor enviou soldados para invadir Jerusalém.

[O profeta Isaías havia profetizado a Ezequias que seus descendentes seriam levados cativos para servir o rei da Babilônia (2 Reis 2º.16-18)]

(v. 3,4) O rei ordenou aos seus comandantes que trouxessem de volta jovens fortes, sadios e inteligentes, das famílias reais.

(v. 4,5) Esses jovens bem escolhidos deveriam receber alimentação real e treinamento especializado.

(v. 6,7) Os jovens hebreus receberam novos nomes.
·        Daniel (“Deus é Meu Juíz”) — Beltessazar (“Que Bel proteja a Sua Vida”);
·        Hananias (“Deus é Grandioso”) — Sadraque (“Ordem de Aku”);
·        Misael (“Quem É o Que Deus É?”) — Mesaque (“Sou Insiguinificante”);
·        Azarias (“O Senhor Ajudou”) — Abede-Nego (“Servo de Nego”).

Os babilônicos queriam que os jovens se esquecessem do seu Deus. Mas, a mudança de nome não conseguiu que eles deixassem o Deus verdadeiro, amoroso e santo. Você pode conhecer este Deus confiando em Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ele morreu e ressuscitou para tirar o seu pecado. Você conhecerá Deus e uma nova vida vai começar quando realmente confiar em Jesus Cristo (João 17.3). Os quatro jovens conheciam a Deus. Uma mudança de nome não os faria esquecê-lO.

(v. 8) Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei.

[Deus havia dado leis alimentares especificas ao Seu povo (Levítico 11.47; Ezequiel 4.13). O alimento oferecido a eles não foi provavelmente preparado de acordo com estas leis e, portanto, não seria certo comê-lo. O rei também costumava oferecer primeiro seu alimento e bebida a um deus pagão (veja Deuteronômio 32.37-38). Se Daniel e seus amigos aceitassem coisas oferecidas primeiro a ídolos, isto indicaria que acreditavam nesses falsos deuses.]
Daniel preferiu não comer aquilo que sabia que iria desagradar a Deus. Isto deve ter sido difícil, vendo todos os outros comerem toda aquela comida apetitosa. Mas, aceitá-la seria errado. Contaminar-se significa tornar sujo ou impuro. Como salvo, sabia que Deus quer que você tenha coragem para dar testemunho em dizer não para as coisas que irão prejudicar seu corpo. Como o seu corpo pode ser prejudicado? (deixe as crianças discutirem coisas como fumar, beber, ingerir drogas, ler revistas ou ver vídeos de baixo nível.) Você deve decidir se vai aceitar essas coisas em seu corpo e sua mente. Deus, o Espírito Santo, vem viver em você quando crê no Senhor Jesus (I Coríntios 6.19-20). Deus quer que você O glorifique em seu corpo. Mantenha a sua vida livre das coisas que possam prejudicá-lo e contaminá-lo. Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei.

(v.8) Daniel pediu permissão ao chefe dos eunucos para não comer a comida do rei.

(v. 9,10) Temendo por sua vida, o chefe dos eunucos receou permitir que Daniel não comesse o alimento real.

(v. 11-13) Daniel solicitou uma prova de dez dias, comendo apenas vegetais e tomando água.

(v. 14) Os quatro jovens tiveram permissão para fazer a prova.

Os outros talvez zombassem deles por não comer o mesmo alimento, mas os jovens fizeram o que sabiam ser certo. Não comeram aquilo que sabiam que iria desagradar a Deus. Se você já é salvo, Deus quer que você tenha coragem para dar testemunho dizendo não às coisas que possam prejudicar seu corpo. Lemos em I Timóteo 6.11 que devemos “fugir” das coisas erradas e “viver uma vira correta”. “fugir” é “afastar-se de”. “viver uma vida correta” é escolher o que é certo segundo as leis de Deus, porque Deus quer ajudar você a ter uma vida agradável a Ele. (discuta como Ele pode ajudar você a afastar-se do fumo, bebida, drogas, e das revistas ou vídeos sujos.) Outros talvez zombem de você, mas você pode pedir a Deus para ajudá-lo. Tenho a certeza de que Daniel pediu a Judá de Deus, porque os outros iriam provavelmente rir dele.

(v. 15,16) Os quatro jovens hebreus passaram no teste de dez dias e tiveram permissão para continuar sua dieta durante três anos.

(v. 17) Deus deu a eles conhecimento, inteligência e sabedoria.

(v. 18,19ª) Quando o rei os entrevistou, a sabedoria deles mostrou-se superior à dos demais.

CLIMAX

(v. 19b,20) Deus honrou Daniel e seus amigos, permitindo que eles servissem diante do rei, que repetidamente comprovou que eram mais sábios do que qualquer outro em seu reino.

FINAL

Conclusão
Daniel e seus amigos continuaram servindo na Babilônia (v. 21) [(veja também 2.49; 3.30; 6.28). Daniel serviu a vários reis e já era bem idoso nos dias do rei Ciro]

Apelo (não salvos)

Deus dá aos que crêem nEle a força necessária para ter uma vida de coragem para dar testemunho. Você quer convidar o Senhor Jesus para ser o seu Salvador?
(Atos 4.12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.)

Apelo (consagrando sua vida)

Deus honrou Daniel e seus amigos por não contaminarem os seus corpos. Como crente no Senhor Jesus, Deus quer que você tenha coragem para dar testemunho afastando-se das coisas que prejudicam o seu corpo e preferindo agradar a Deus com uma vida correta.

Desafio
A cada manhã quando sair da cama peça a Deus para ajudá-lo a conservar a sua vida limpa. Nesta semana, quando outros quiserem que você faça alguma coisa que possa prejudicar seu corpo, peça a Deus para ajudá-lo a dize “não” e preferir o que é certo (I Timóteo 6.11).

Atividade Extra
Decorar o versículo “1 Timóteo 6.11 — Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.”

Quem quiser o powerpoint é só deixar um comentário + e-mail!