domingo, 4 de novembro de 2012

COMO FAZER CARTAZES PARA CÂNTICOS E VERSÍCULOS






A pedido de uma grande amiga missionária, localizei em meu acervo este material que orienta fazer cartazes para cânticos, versículos e etc, de forma manual sem o atual recurso da computação gráfica (corel draw, photoshop). Que Deus abençoe a cada um que vai utilizar estas instruções em seu ministério. Lembre-se do que diz Tiago 1.5-6.



CARTAZES

Cartazes são usados para várias finalidades, tais como: anunciar programas, reuniões, dias especiais, aniversários, registrar a assistência e pontualidade, ilustrar uma história, um versículo, um cântico, apresentar o tema da unidade de estudo ou da lição, etc.
O cartaz deve ser simples e transmitir sua mensagem para quem o vê, mesmo de relance.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA FAZER CARTAZES
  1. As cores devem contrastar entre o fundo e a figura, entre o fundo e a cor das letras, entre o fundo e a margem.
  2. Amarelo, verde e azul claros são cores que combinam com quaisquer outras.
  3. A largura da margem varia de acordo com o tamanho do cartaz.
  4. A figura deve ser colocada um pouco acima do meio do cartaz, porque o centro visual está acima do meio.
  5. Uma figura recortada destaca melhor a mensagem que se transmite.
  6. Os dizeres do cartaz devem ser poucos, comunicando mensagem clara.
  7. As letras devem contrastar em tamanho, tipo e espessura. Um cartaz com apenas um tipo de letra fica monótono e desinteressante. As letras devem ser separadas umas das outras por um espaço igual e uniforme. Cada palavra deve ser separada da outra por espaço equivalente à largura de uma ou duas letras.
  8. Um cartaz bem feito há de ser preparado com cuidado e capricho. Não dispensa o uso de uma boa régua, lápis bem apontado, um bom pincel, cola fina e um pano macio.
COMO FAZER LETRAS

As letras simples de impressa são as de mais fácil escrita e compreensão. Letras enfeitadas são de difícil leitura, especialmente para as crianças. Observe o desenho abaixo e experimente.


Com um pouco de prática poderá fazer bonitas letras. É recomendável fazer a letra primeiro a lápis e depois com tinta. Esse tipo de letra poderá ser aproveitado não só em cartazes, como também para escrever cânticos, versículos, textos bíblicos e outras coisas mais.

Fonte:
VAUGHAN, Chalote Estelle: Recursos Didáticos para professores de Crianças. 1ª ed. 1992. UFMBB

Um comentário: