sábado, 13 de abril de 2013

Onésimo. Meia volta volver!

Onésimo.
Meia volta volver! 

FILEMOM
1  Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, 2  e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa, 3  graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4  Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, 5  estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, 6  para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. 7  Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. 8  Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, 9  prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus; 10  sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. 11  Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. 12  Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração. 13  Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14  nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade. 15  Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, 16  não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor. 17  Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. 18  E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. 19  Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei—para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo. 20  Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo. 21  Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo. 22  E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído. 23  Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, 24  Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 25  A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.


INTRODUÇÃO
I Coríntios 6.20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.


Este versículo poderia ser o resumo da Epístola de Filemom, onde Onésimo volta para se reconciliar com Filemom e consertar os erros do passado.



ANDAMENTO
1. O personagem em destaque aqui é Onésimo e o seu nome significa “útil”. Mas provavelmente Filemom tenha sido
tentado a chamá-lo de malandro inútil, como vemos no v. 11  “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.”  No v. 18 “E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.”entende-se que ele fugiu por ter roubado seu dono Filemom.

v.1 diz que Filemom é colaborador do evangelho e no v.2 retrata a existência de uma igreja em sua casa o que era bem comum na época do NT.

Onésimo foi tentado pela sua própria cobiça, assim como nós também somos tentados pela nossa própria cobiça “Tiago 1.14-15” e deixamos de ser útil para Deus a passamos a ser inútil, mas graças a maravilhosa graça de Deus, Ele é fiel e justo em nos perdoar quando confessamos nossos pecados. “I João 1.9”

2. No “v. 10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.” Não se sabe como mais Onésimo
chegou a Roma onde Paulo encontrava-se preso, e de alguma forma teve um encontro com Paulo, que transformou a sua vida.
Deus agir por vias maravilhosas e milagrosas e se revela por circunstâncias que não tem como se explicar. Vejamos o que esta epistola retrata, em primeiro Paulo conduziu Filemom ao Senhor. Mais tarde, Apóstolo encontra-se preso aguardando julgamento. O escravo fugitivo de algum modo encontrou-se
com Paulo e se converteu. Dono e escravo, ambos nasceram de novo mediante o mesmo pregado, mas em lugares e situações bem diferentes. Seria uma coincidência?

Entre os v. 12-17 Paulo pede para Filemom receber de volta Onésimo, e declara o quanto Onésimo se tornou útil para ele. A conversão de Onésimo não cancelou a sua divida com Filemom, por esse motivo Paulo declara no v. 18 “E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.”


Martinho Lutero
Aqui vemos como São Paulo zela a favor do pobre Onésimo e por todo meio possível defende sua causa perante o dono. Assim assume o lugar de Onésimo, como se tivesse pessoalmente causado dano a Filemom. Aquilo que Cristo fez por nós perante Deus, o Pai, é o que São Paulo fez a favor de Onésimo perante Filemom. Todos somos seus Onésimos a meu ver.




“II Coríntios 5.21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus Cristo pagou a dívida toda quando morreu como nosso substituto.

3. Onésimo, estava afastado e retornou para se reconciliar com o seu dono, não mais como escravo mas como irmão em Cristo. Hoje muitos podem se reconciliar com o Senhor, pois andam afastados e longe do Senhor por causa do pecado. Deus é fiel e justo para perdoa os pecados, mas é preciso confessar e querer voltar para o caminho do Senhor.
 
Onésimo encontrou a Salvação na prisão, você não precisa ir ao presídio ter esse encontro com Jesus, o encontro pode ser hoje, agora! João 1.12-13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.



 

Miquéias 7.18-19 Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.


POWERPOINT
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário