sábado, 13 de abril de 2013

Onésimo. Meia volta volver!

Onésimo.
Meia volta volver! 

FILEMOM
1  Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, 2  e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa, 3  graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4  Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, 5  estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, 6  para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. 7  Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. 8  Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, 9  prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus; 10  sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. 11  Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. 12  Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração. 13  Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14  nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade. 15  Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, 16  não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor. 17  Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. 18  E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. 19  Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei—para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo. 20  Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo. 21  Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo. 22  E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído. 23  Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, 24  Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 25  A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.


INTRODUÇÃO
I Coríntios 6.20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.


Este versículo poderia ser o resumo da Epístola de Filemom, onde Onésimo volta para se reconciliar com Filemom e consertar os erros do passado.



ANDAMENTO
1. O personagem em destaque aqui é Onésimo e o seu nome significa “útil”. Mas provavelmente Filemom tenha sido
tentado a chamá-lo de malandro inútil, como vemos no v. 11  “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.”  No v. 18 “E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.”entende-se que ele fugiu por ter roubado seu dono Filemom.

v.1 diz que Filemom é colaborador do evangelho e no v.2 retrata a existência de uma igreja em sua casa o que era bem comum na época do NT.

Onésimo foi tentado pela sua própria cobiça, assim como nós também somos tentados pela nossa própria cobiça “Tiago 1.14-15” e deixamos de ser útil para Deus a passamos a ser inútil, mas graças a maravilhosa graça de Deus, Ele é fiel e justo em nos perdoar quando confessamos nossos pecados. “I João 1.9”

2. No “v. 10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.” Não se sabe como mais Onésimo
chegou a Roma onde Paulo encontrava-se preso, e de alguma forma teve um encontro com Paulo, que transformou a sua vida.
Deus agir por vias maravilhosas e milagrosas e se revela por circunstâncias que não tem como se explicar. Vejamos o que esta epistola retrata, em primeiro Paulo conduziu Filemom ao Senhor. Mais tarde, Apóstolo encontra-se preso aguardando julgamento. O escravo fugitivo de algum modo encontrou-se
com Paulo e se converteu. Dono e escravo, ambos nasceram de novo mediante o mesmo pregado, mas em lugares e situações bem diferentes. Seria uma coincidência?

Entre os v. 12-17 Paulo pede para Filemom receber de volta Onésimo, e declara o quanto Onésimo se tornou útil para ele. A conversão de Onésimo não cancelou a sua divida com Filemom, por esse motivo Paulo declara no v. 18 “E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.”


Martinho Lutero
Aqui vemos como São Paulo zela a favor do pobre Onésimo e por todo meio possível defende sua causa perante o dono. Assim assume o lugar de Onésimo, como se tivesse pessoalmente causado dano a Filemom. Aquilo que Cristo fez por nós perante Deus, o Pai, é o que São Paulo fez a favor de Onésimo perante Filemom. Todos somos seus Onésimos a meu ver.




“II Coríntios 5.21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus Cristo pagou a dívida toda quando morreu como nosso substituto.

3. Onésimo, estava afastado e retornou para se reconciliar com o seu dono, não mais como escravo mas como irmão em Cristo. Hoje muitos podem se reconciliar com o Senhor, pois andam afastados e longe do Senhor por causa do pecado. Deus é fiel e justo para perdoa os pecados, mas é preciso confessar e querer voltar para o caminho do Senhor.
 
Onésimo encontrou a Salvação na prisão, você não precisa ir ao presídio ter esse encontro com Jesus, o encontro pode ser hoje, agora! João 1.12-13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.



 

Miquéias 7.18-19 Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.


POWERPOINT
 
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Profeta Jonas


Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).

Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.

Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram




O Profeta Jonas

Objetivo do professor:

Que a criança salva peça a Deus que lhe dê o desejo de obedecer-lhe sinceramente.

Verdade central relacionada à criança:
Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele.

Introdução:
Ler Gálatas 5.22,23“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Longanimidade – quer dizer paciência.
Benignidade – que faz o bem.

Quando se trata de obedecer a Deus, muitos de nós não queremos fazer o a Palavra de Deus diz.

A muito tempo atrás existiu um dos profetas de Deus que pensou poder desobedecer a vontade de Deus, vamos hoje aprender sobre a vida do Profeta Jonas.

Andamento:
 
A. Deus ordenou ao profeta que avisasse o povo de Nínive de que a cidade seria destruída por causa da sua perversidade (1.1,2).

A perversidade (pecado) do povo de Nínive era muito grande. Deus os amava e queria avisá-los de que seriam destruídos a não ser que decidissem crer nEle. O pecado é sempre castigado (Romanos 6.23). “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Você também pecou e o seu pecado deve ser punido. A Bíblia diz que o castigo pelo pecado é ficar separado de Deus. Mas, da mesma maneira que ama a todos, Deus ama você e quer que O conheça (João 17.3). “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Ele enviou o Senhor Jesus , Seu único Filho, para receber o seu castigo (2 Coríntios 5.21). “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para que o seu pecado pudesse se perdoado. Você pode crer no Senhor Jesus Cristo e ser salvo hoje. Deus queria que o Seu profeta avisasse o povo de Nínive que, a não ser que tomassem a decisão de crer nEle, seriam destruídos por causa da sua perversidade.

B. O profeta fugiu para Társis com o propósito de ir para longe da presença de Deus (1.3).

Por ser um profeta de Deus, Jonas sabia que muitas vezes quando os avisos são obedecidos, Deus suspende o Seu juízo. Ele deve ter lutado com o pensamento de que o maior inimigo de sua nação pudesse crer no aviso divino de e evitar o castigo. Jonas queria que Deus destruísse o povo de Nínive, mas agora tinha de decidir entre obedecer ou não a Deus. Em vista da atitude do coração de Jonas não ser reta, ele se recusou a cumprir o ardem de Deus. Rebelou-se deliberadamente contra o Senhor. Como crente no Senhor Jesus, Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele. Obedecer significa fazer o que lhe mandam. A Palavra de Deus diz… (leia 2 Coríntios 2.9). “E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes.” Quais são algumas ordens na Palavra de Deus o que você deve obedecer? (deixe as crianças falarem sobre alguns mandamentos dados por Deus – obedecer aos pais e a todos em posição de autoridade, amar uns aos outros, e assim por diante.) Você talvez não entenda porque Deus quer que ame os seus inimigos. Pode não ter vontade de fazer o que os seus pais pedem. Mas, Deus quer que você Lhe obedeça sempre. A desobediência fará que se sinta triste e culpada intimamente, e, algumas vezes, ela pode provocar verdadeiros problemas em sua vida. Deus enviou Seu profeta a Nínive com um aviso importante, mas o profeta preferiu não obedecer a Ele. Em vez disso, seguiu para a direção oposta.

C. Enquanto Jonas dormia no navio, Deus enviou uma tempestade, fazendo os marinheiros amedrontados clamarem aos seus deuses a atirarem a carga no mar para aliviar o peso do navio (1.4,5).
D. Quando o capitão interrogou Jonas e suplicou que ele orasse ao seu Deus pedindo ajuda, Jonas admitiu que estava fugindo de Deus (1.6-9)
E. Jonas mandou que os marinheiros atirassem ao mar, mas eles tentaram remar para a terra firme. Não conseguindo, eles pediram misericórdia a Deus enquanto atiravam Jonas ao mar (1.10-16)

F. Jonas se encontrou vivo e aterrorizado no ventre (barriga) de um grande peixe, que o Senhor havia preparado para engoli-lo vivo (1.17)

Se Jonas tivesse obedecido, embora não compreendesse a razão de Deus enviá-lo aos inimigos, Jonas não teria passado por aquela terrível experiência. Se você crer no Senhor Jesus, Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele. (discuta porque é importante obedecer às regras dadas para o seu bem; as pessoas com autoridade quase sempre sabem coisas que você não sabe; Deus Se agrada quando você obedece.) Deus diz que a sua obediência a Ele é mais importante do que qualquer outra coisa que faça. De fato, deus não quer sua adoração ou suas ofertas se estiver sendo desobediente (1 Samuel 15.22). “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” Você deve ler a Bíblia todos os dias para saber o que Deus quer que faça e depois obedecer de todo o coração. Se souber que Deus quer que você faça algo que acha difícil obedecer, peça a Ele que lhe dê as forças e o “desejo” de obedecer-Lhe (Filipenses 2.13). “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Jonas não estava sequer interessado em pedir a Deus para ajuda-lo. Ele desobedeceu a Deus e depois se encontrou numa terrível situação.

G. Aterrorizado, Jonas orou a Senhor dentro do peixe (2.1-9).

[Jonas ficou dentro do peixe durante três dias e três noites. Ele finalmente agradeceu a Deus dizendo “ao Senhor pertence Salvação”. Jonas sabia que só Deus poderia livrá-lo daquela situação impossível dentro do peixe.]

H. O peixe vomitou Jonas na terra seca e Deus deu-lhe novamente instruções para advertir o povo de Nínive sobre o seu pecado (2.10-3.2).
I. Jonas seguiu afinal obedientemente para Nínive (3.3)

Clímax:


Quando Jonas chegou em Nínive, pregou o aviso divino ao povo, a noticia chegou ao rei e ele fez um decreto para que arrependimento do povo retirou o Seu juízo sobre a cidade (3.4-10).
todos se clamassem por perdão. Deus ao ver o




 




Final:

A. Conclusão (4.1-11)

Jonas sai descontente da cidade de Nínive porque Deus perdoou o pecado dos Ninivitas e foi para um lugar distante espera o que iria acontecer com a cidade. Deus lhe ensina que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos (Marcos 12.31) - Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E uma da formas de termos amor ao próximo é tendo os frutos do Espírito Santo. Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Não sejamos desobedientes como Jonas e sim prontos para obedecer a Palavra de Deus.

B. Desafio (salvos)

Jonas aprendeu que não pode fugir da presença de Deus e nem O desobedecer.
Se você crê no Senhor Jesus, a Palavra de Deus diz: que obedecer é muito mais importante do que qualquer outra coisa que possa fazer para Deus (1 Samuel 15.22b).“… Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.”
 
Pense em algum ponto da sua vida em que tem desobedecido a Deus.

Peça que Ele o ajude a ser obediente?
C. Apelo (não salvos)
Antes que possa obedecer a Deus, você precisa crer no Seu Filho, o Senhor Jesus. Você quer crer no Senhor Jesus hoje? (João 3.36).“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

Fonte: Biblia de Recursos para o Ministério com Crianças
 
 
PowerPoint


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Móbile da Obediência

Ideia luminosa – para ser usado na EBD

Móbile da obediência

Alvo:Ensinar as crianças que agradamos a Deus quando obedecemos a nossos pais.
 
Texto:Colossenses 3.20
 
Preparação:Fazer móbile conforme o desenho.
 
Lição:Você sabe como agradar a Deus?
Gostaria de saber como fazê-lo todos os dias, o dia todo?
Veja se descobre a resposta neste versículo (ler Colossenses 3.20)
 
“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso.” (NTLH)
 
O que Deus está dizendo aqui? Ele colocou os nossos pais acima de nós para dirigir as nossas vidas.  (mostre o móbile) Quando nós obedecemos, estamos agradando a Deus. Nem sempre é gostoso obedecer, Deus não disse que seria, mas diz que quando você obedece, você está agradando-O. Que acontece quando você desobedece a seus pais? Você está desobedecendo a Deus.
 
Peça a Deus para ajudar você a ver o Senhor Jesus ao lado dos seus pais enquanto você os ouve e os obedece. Você pode imaginar o Senhor Jesus aí sorrindo quando você diz: “Sim, Mamãe” ou “Sim, Papai, eu vou fazer o que me pediu”.
Imagine sua tristeza quando você responde, bate a porta ou faz beiço!
 
(permite que cada criança faça um móbile de cartolina e lã para levar para casa. Deve ser pendurado onde ela possa vê-lo todo dia como uma lembrança)
 
Um móbile maior deve estar sempre pendurado na sala de aula, e o professor pode se referir a ele quando apropriado durante o ano letivo. Para manter o assunto sempre fresquinho na mente das crianças, pode pergunta-las periodicamente: “Quem gostaria de contar para nós hoje como está indo a sua obediência?”
 
Pode uma criança viver para Cristo num lar não evangélico? Pelo poder do Espírito Santo ela pode. Mas ela também será fortalecida pelas nossas orações e criatividade. Este móbile pode ser uma ajuda bem concreta que ela terá a partir desta semana.
 
Cada esforço do professor para fazer a realidade de Cristo para dentro da vida diária da criança contribuirá para sua obediência e vitória sobre pecado.
 
O bom testemunho da criança para com a sua família pode um dia resultar em um lar evangélico.
 
Fonte: EVANGELIZING TODAY’S CHILD – May - June 1983.