sábado, 8 de março de 2014

Excelência no Trabalho Eclesiástico





Enquanto estava numa dessas filas da vida para fazer pagamentos, veio em minha mente a seguinte pergunta “é positivo administrar o departamento infantil com visão de administrador de Recursos Humanos?”. Que perguntinha insignificante para alguns e coerente para outros!

Mas como aluno dessa disciplina eu respondo que sim “é positivo”, devemos buscar a excelência no trabalho eclesiástico seja ele no departamento infantil ou outro qualquer.

Saber administrar não é fácil, como também não considero difícil, ao observar o exemplo do jovem rei Salomão que pediu sabedoria a Deus para poder governar (administrar) o reino de Israel. Quando digo que não é difícil quero dizer que somos capazes. Vale a pena lembrar que um dos atributos de nosso glorioso Deus é ser imutável, e podemos seguir o exemplo do rei Salomão ao pedir sabedoria. Você lembra o que está escrito na Epistola de Tiago 1.5-6?

A busca pela excelência pode até ser algo impossível de ser alcançado. Porém se formos como um monge, que tem o objetivo de alcançar o conhecimento no horizonte, e quando chega ao ponto especifico almejado, levanta mais uma vez os olhos e vê que sua caminhada ainda não terminou e dá continuidade na busca do seu objetivo, o conhecimento. A excelência deve ser o nosso combustível motivador em querer oferecer o melhor para Deus.

Acredito que Noé ao construir a arca, seguiu as instruções dadas por Deus com dedicação. A qualidade no seu serviço foi fundamental para ela suportar o período do dilúvio.

Jetro, o ilustre desconhecido sogro de Moisés, que ao chegar ao acampamento após a travessia do Mar Vermelho, orientou o seu genro na divisão do povo em grupos, e para cada grupo um líder que iria lhe ajudar a governar o todo o povo.

O copeiro Neemias na reedificação dos muros de Jerusalém, deu um show de administração logística e motivação no trabalho a ser realizado.

Vamos pensar juntos. Você gosta de um serviço: 1) regular; 2) bom ou 3) excelente? Acredito que a resposta que você escolheu foi a opção 3, pois gostamos de coisas com qualidade.

Então porque nos conformamos com uma qualidade de trabalho “mais ou menos”, “é assim, tá bom”? Temos que buscar uma qualidade com excelência em nosso trabalho eclesiástico, seja ele no departamento infantil ou outro departamento afim.

Ter excelência em nosso trabalho no poder do Espírito Santo, garante a qualidade e durabilidade dos frutos.

Ter uma Missão, Visão e Valores, não é só um modelo de administração de uma instituição qualquer, mas uma forma eclesiástica de administrar a qualidade de um serviço nos campos que branquejam para ceara.

Nossa Missão
Mateus 28.19-20 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Nossa Visão
Hebreus 12.2a olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.

Nossos Valores
2 Coríntios 4.15 Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

Que Deus nos abençoe com sabedoria no poder do Espírito Santo, capacitando-nos no objetivo de produzimos frutos de acordo com a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável.

Marcelo Lieuthier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário