segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Primeiro Milagre (método visual — flanelógrafo)

O Primeiro Milagre
(método visual — flanelógrafo)

Objetivo do professor:

Que a criança salva, saiba que os problemas são oportunidades para Jesus manifestar a sua glória na vida das pessoas.
Para as não salvas, que o milagre da água em vinho tem como propósito mostrar a maravilhosa graça de Deus de nos transforma em nova criatura.

Verdade central relacionada à criança:

Deus pode resolver todas as nossas necessidades e problemas através da fé em Jesus.

Introdução

Indo direto ao assunto.

A Bíblia “o Livro de Deus” nos diz que, após uma viagem de três dias, Jesus, e os discípulos chegaram a uma vila chamada Caná que fica localizada na região da Galiléia. E naquele dia, estava sendo realizado uma festa de casamento que ficou na história!

Andamento

A.                Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. (2.1,2)

Jesus, quer também fazer parte de nossas alegrias, muitas pessoas só lembram dEle, quando estão com dificuldades que não podem resolver. Foi uma decisão sabia convidar Jesus para essa festa de casamento e devemos ser sábios em convida-lo para ser o nosso salvador e está presente em todos os momentos de nossa vida.

Lucas 15.7   Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Apocalipse 19.9  Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.

A Bíblia “o Livro de Deus” nos diz que um dia vai ter um grande banquete “ceia – Apoc. 19.9” isto é uma grande festa no céu para todos os que o convidaram para ser o seu salvador pessoal. Agora imagine você na mesma festa onde vão estar Deus, Jesus, o Espírito Santo, Abraão, Moisés, Jacó, José, Davi, Daniel, Os Discípulos e tantos outros.



B.                Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. (2.3)

As festas de casamento na época de Jesus eram eventos importantes e o vinho simbolizava alegria. Imagine uma festa de casamento sem alegria, ninguém merece hem!

Eu não quero participar de uma festa que só tem tristeza e você quer fazer parte?

Jesus também representa alegria, pois um dia todos nós iremos participar do Céu, graças ao seu sacrifício na cruz por minha vida e por sua vida, porém será um dia muito triste para os que não acreditam em Jesus como seu salvador. Porque essas pessoas não poderão entra no céu.

A Bíblia “o Livro de Deus” nos diz que Jesus nos purifica de todo o pecado “I João 1.7” e isso nos dar a alegria de podermos entrar no céu. O céu é um lugar puro e não tem pecado e também não pode entrar lá nada impuro “Apocalipse 21.27



C.                 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. (2.3-5)

A mãe de Jesus ficou sabendo que o vinho tinha acabado e procurou Jesus para informa-lo sobre o problema, ela sabia que Ele encontraria uma solução para a falta de vinho. Após falar com Jesus, ela foi aos servos que trabalhavam na festa e disse “Fazei tudo o que ele vos disser” Noutras palavras, ela dizia: obedeçam a Ele, confiem na maneira dEle agir, pois Ele saberá o que fazer. Devemos confiar que Deus tem a melhor solução para os nossos problemas, porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável “Romanos 12.1-2”.




D.                Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. (2.6-7)


No local da festa existiam seis grandes jarras de água mais ou menos 500 litros de água, e erra usada para a purificação dos Judeus. Hoje podemos ser purificados de nossos pecados através do sacrifício de Jesus na Cruz.

Jesus deu instruções aos trabalhadores da festa para encherem de água as seis jarras e o mais interessante é que foram os trabalhadores e não os Discípulos que encheu as jarras de água, para que ninguém o acusasse Jesus de trapaça.





E.                 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. (2.8)

A transformação da água em vinho foi um milagre marcante naquele dia.
·                    Marcou o início dos milagres de Jesus em seu ministério.
·                    Marcou a festa de casamento que ficou na história.
Hoje Jesus quer nos transformar em novas criaturas, que é algo marcante em nossas vidas.

A Bíblia “o Livro de Deus” nos diz em II Coríntios 5.17 “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Hoje pode ser um dia especial para você que ainda não tem Jesus como seu Salvador pessoal, assim como foi para todos os que estavam na festa.

E também pode ser um dia especial para quem já tem Jesus como Salvador de suas vidas, aprendendo a convidá-lo para está com você todos os dias e momentos de sua vida, sejam bons ou maus.




F.                 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. (2.9-10)

Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho (ele não sabia o que havia acontecido, mas os empregados sabiam), ele disse ao noivo que todas as pessoas que conhecia começavam as comemorações com os vinhos melhores, e depois que os convidados bebiam bastante, servida o inferior.

Com esse milagre da transformação Deus quer nos ensinar que o bom vinho representa Jesus em nossas vidas.
 
E quando a resposta de Deus chega é bem melhor porque é boa, perfeita e agradável. A Bíblia “o Livro de Deus”manda que sejamos tardios no falar e pronto para ouvirmos (Tg 1.19).

Temos que ter fé em Jesus, e confiar na sua Palavra que é a Bíblia!













Clímax
Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (2.9)

Final
A.                Conclusão
Jesus quer resolver todas as nossas dificuldades em soluções, assim como transformou a água para vinho.

B.                Desafio (salvos)
Dê exemplo de que você é uma nova criatura, com o seu comportamento em casa, escola e outros lugares por onde passar.

C.                 Apelo (não salvos)
Deus quer lhe transformar em nova criatura, assim como transformou a água para vinho.



F O T O S















2 comentários:

  1. Você postou o flanelógrafo, mas não deu as instruções! Ventura!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom você gostou da postagem O Primeiro Milagre.
      Você que instruções de como fazer um flanelógrafo? Caso seja essa a pergunta, as instruções de como fazer um flanelógrafo - o link: (http://marcelolieuthier.blogspot.com.br/2013/02/vamos-fazer-um-flanelografo.html), do dia 01 de fevereiro de 2013.
      Sendo outra terei o prazer em lhe ajudar.
      Abraços,
      Marcelo Lieuthier

      Excluir