sábado, 22 de novembro de 2014

Paulo e Silas na Prisão (Atos 16.16-40)

Culto Infantil

Tema: Paulo e Silas na Prisão (Atos 16.16-40) em 23nov2014

Versículo Bíblico para memorizar: Filipenses 4.4

Método usado: Datashow, mas também pode ser impresso o material e ser usado em formar de cartazes.

Visuais:



Texto de estudo: BÍBLIA DE Recursos para o Ministério com Crianças – APEC


Paulo e Silas se Alegram na Prisão
Atos 16.16-40

Objetivo: Que a criança salva alegre-se quando passar por uma dificuldade, usando os passos ensinados nesta lição para firmar seus pensamentos com Deus. 
Verdade Central: Alegra-se no Senhor mesmo nas dificuldades.

1) Introdução
Quando a família de mudou para uma casa nova, Jônatas e Suzana sentiram falta dos amigos. Sabendo que os filhos por uma fase difícil, a mãe deles abriu a Bíblia e leu… (leia Filipenses 4.4). Este versículo faz parte de uma carta que Paulo escreveu aos crentes de Filipos depois de ele ter atravessado uma situação bem difícil.

2) Andamento
A) Paulo e Silas foram ensinar em Filipos (vv. 12,13,16).


B) Uma jovem adivinha passou a segui-los constantemente, declarando em voz alta que Paulo e Silas eram servos de Deus e proclamaram o Caminho da Salvação (vv. 16,17).


o [Essa moça escrava falava a verdade, mas era dominada por um espírito maligno. Seus donos faziam uso dela como adivinhadora para ganhar dinheiro (vv. 16,19). Paulo não queria que seus ensinamentos sobre Jesus fossem confundidos com a leitura de sortes].

C) Indignados, Paulo ordenou ao espirito maligno que a deixasse em nome de Jesus (v.18).


D) Com seu negócio arruinado, os donos da moça levaram Paulo e Silas diante das autoridades e os acusaram de ensinar contra a lei (vv. 19-21).


E) A multidão atacou Paulo e Silas; os oficiais mandaram açoitá-los e prendê-los, pondo-os no tronco, no cárcere interior (vv. 22-24).


o Ali, eles se viram cercados pela escuridão, com as costas sangrando e os pés apertados em grossos pedaços de madeira. Como teria sido fácil para os dois homens reclamarem e se queixarem! Mas, não fizeram isto. A Palavra de Deus diz… (Filipenses 4.4). Alegrar-se no Senhor é sentir-se feliz ao pensar nEle. Se você creu no Senhor Jesus, alegre-se no Senhor mesmo nas dificuldades. Você está zangado porque foi separado de alguém da sua família? Você reage agredindo os outros, dizendo coisas maldosas? Demonstra a sua frustração com a mudança para uma nova casa, mostrando-se infeliz ou desobediente. Uma fase difícil em sua vida está fazendo queixar-se e questionar se Deus sabe ou não o que Ele está fazendo? Como Salvo, você não tem de reagir desse modo. Em vez disso, pense em algo sobre Deus que vai ajudá-lo a alegrar-se. Trancados na prisão, Paulo e Silas não resmungaram nem se queixaram.

F) À meia-noite, os outros prisioneiros os ouviram cantar louvando a Deus; nessa hora um terremoto repentino, abriu todas as portas (vv. 25,26).



G) Pensando que os prisioneiros haviam escapado, o carcereiro puxou a espada para matar-se, mas Paulo o deteve (vv. 27,28).


o Os carcereiros eram executados se os prisioneiros fugissem.
H) O carcereiro correu para Paulo e Silas, perguntando: “Que devo fazer para que seja salvo?” (vv.29,30).

O carcereiro tinha ouvido Paulo e Silas se alegrando no Senhor. Eles agora tinham salvo a sua vida, permanecendo na prisão e chamando-o. O carcereiro deve ter compreendido que era Deus que estava ajudando os dois a reagirem daquela forma. Como você reage quando Deus permite que atravesse dificuldades em sua vida? Se você creu em Jesus, alegre-se no Senhor mesmo nas dificuldades. Você está tendo problemas por estar separado de alguém de sua família? Está se mudando para uma casa nova? Encontra-se diante de uma situação penosa? Não vai adiantar nada ficar pensando no problema e sentindo pena de você mesmo. De fato, o problema só vai aumentar. Você pode acabar aborrecido ou agredindo as pessoas com palavras maldosas. Você pode, porém, alegrar-se se pensar em Deus em o problema. Ele pode deixar você contente por dentro mesmo quando as coisas não vão bem. A alegria do Senhor lhe dará forças para atravessar as dificuldades. A Bíblia diz… (Neemias 8.10). Quando tiver de enfrentar um problema pense em duas coisas.

1) Lembre-se de algo que Deus tenha feito por você (Ele o salvou; Ele supre as suas necessidades; Ele o ajudou em outros problemas); de alguma verdade contida na bíblia (Jeremias 29.11; Hebreus 13.5) ou em algo sobre Deus (Ele é Todo-poderoso; está no controle de tudo; quer o melhor para você).

2) Alegre-se no Senhor; agradeça a Ele pelo que lembra sobre Ele, ou cante um cântico de louvor a Ele. Você vai enfrentar muitos problemas nesta vida, mas pode apreender a alegra-se sempre no Senhor. Ao ouvir Paulo e Silas se alegrarem, o carcereiro quis aprender sobre Jesus.

• I) Paulo lhe disse: “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa” (v.31)

O carcereiro e todos da sua família que quisessem, podiam crer em Jesus para salvá-los do pecado. Você também pode crer em Jesus para salvá-lo, Deus diz… (Romanos 6.23). Você merece ser castigado pelas coisas que fez e que desagradaram a Deus. O castigo pelo pecado é a morte – separação de Deus para sempre. Jesus nunca pecou; mas, por amar você, Ele morreu voluntariamente, derramando o Seu sangue para pagar o preço do pecado. Depois de sepultado. Ele voltou a viver. Quando você acredita que Jesus morreu por você, pode ser salvo do pecado e desde já possui a Vida Eterna; e um dia irá morar com Deus no Céu. Esta foi a mensagem que Paulo e Silas compartilharam com o carcereiro.

• J) Na casa do carcereiro, Paulo e Silas ensinaram as todos os presentes a respeito de Jesus e i carcereiro levou os ferimentos deles (vv. 32,33a).



3) Clímax
Deus transformou o sofrimento de Paulo e Silas em alegria e vitória quando o carcereiro e sua família creram no Senhor e foram batizados para mostrar sua fé (v.33b).

4) Final
a) Conclusão
  • Com grande alegria, o carcereiro serviu uma refeição para Paulo e Silas.
  • Paulo e Silas foram libertados e escoltados para fora da prisão pelo oficiais que haviam descoberto que eles eram cidadãos romanos (vv. 35-39).
  • Depois de deixarem a prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia onde se encontravam os outros crentes, a fim de encorajá-los (v.40; ver também vv.14,15).


b) Desafio (salvos)
Faça um desafio com as crianças para que quando vir alguma dificuldade ela possa se alegrar no senhor e não ficar triste o desanimada. E entregando um cartão com o versículo de Filipenses 4.4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”


c) Apelo
Faça o apelo dando oportunidades as crianças que ainda não conhecem a Jesus.


***************
Trabalho manual folha A4


4 comentários:

  1. MARAVILHOSA APLICAÇÃO DA MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS!! DEUS ABENÇOE!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, estamos aqui para servir ao Senhorio de Cristo!
    Romanos 12:1-2

    ResponderExcluir
  3. Muito bom glorias a Deus .que Deus os abencoe

    ResponderExcluir
  4. Muito bom glorias a Deus .que Deus os abencoe

    ResponderExcluir