quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Cego Bartimeu

O Cego Bartimeu

Texto Bíblico - Marcos 10. 46-52

Objetivo: Que a criança não salva peça ao Senhor que remova as trevas do pecado.
Verdade Central Relacionada à Criança: Só Jesus pode remover as trevas do pecado.

Introdução: Peça que as crianças fechem os olhos. Depois de discutir o que elas vêem (escuridão) diga para abrirem os olhos. Você já pensou como seria se não pudesse enxergar ficar no escuro todo o tempo? Bartimeu não enxergava nada. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais sombria, porque era cego! Não havia esperança de que Bartimeu algum dia pudesse enxergar. Até que…

Andamento:
A. Jesus e Seus discípulos passaram por Jericó a, caminho de Jerusalém (v.46). Acidade de Jericó dos dias do Novo Testamento, situada a 8 km a oeste do rio Jordão tinha sido construída por Herodes o Grande para local do seu palácio de inverno. A cidade ficava 1,5 km da Jericó do Antigo Testamento, que Deus havia advertido para não ser reconstruída (Josué 6.26).

B. Quando Jesus, seus discípulos, e uma grande multidão deixavam a cidade, viram o cego Bartimeu pedindo esmolas à beira da estrada (v. 46). Bartimeu vivia em escuridão física, porque não podia enxergar. Mas, ele tinha um problema bem maior. Seu coração também se achava no escuro por causa do pecado. Você e eu nascemos também com corações pecadores. Deus diz que viver no pecado é como estar nas trevas, porque estamos separados dEle e não podemos encontrar o caminho para chegar a Ele; o pecado nos cegou, impedindo que vejamos a verdade sobre nós mesmos e sobre Deus (1 Coríntios 2:14). O que é pecado? Pecado é qualquer coisa que não agrada a Deus. A Palavra de Deus diz que as coisas erradas que as pessoas fazem as levam a amar mais as trevas do que a luz (João 3.19). Quando pensamos na escuridão, pensamos em esconder coisas. É por isso que quando as pessoas fazem coisas que sabem ser erradas, elas tentam escodê-Ias, ou agem em segredo. (Dê exemplos: brincar com seus brinquedos, usando a luz da lanterna em seu quarto, quando deveria estar dormindo; fingir que está estudando, enquanto esconde uma revistinha no livro da escola; esconder um objeto que você quebrou para que ninguém descubra.) Deus diz também que o pecado deve ser castigado; o castigo é ficar para sempre se parado de Deus num lugar escuro. Sem o Senhor Jesus você está na escuridão do pecado. Este é um problema bem maior do que a escuridão física do cego Bartimeu.

C. Ouvindo que Jesus passava por ali, Bartimeu gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”! (v.47). Bartimeu ouviu sem dúvida, relatos de que Jesus restaurava a visão. O uso do título “Filho de Davi” mostra que; embora Bartimeu fosse fisicamente cego, ele possuía discernimento espiritual. Ele reconheceu Jesus como o Messias prometido de Israel (Is. 29.18,19; 61.1-3;Lc 4.18,19).

D. Embora a multidão tentasse calar Bartimeu; ele gritava ainda mais alto para Jesus: “Tem misericórdia de mim”! (v. 48).

E. Ao ouvir o chamado de Bartimeu, Jesus soube que ele precisava de ajuda (v. 49). Jesus amava Bartimeu. Ele sabia que o cego se achava ali, naquela enorme multidão, necessitando do Seu auxílio. Jesus queria ajudá-lo. Ele ama também a você e a mim. Foi Ele Quem nos fez e sabe tudo sobre você - a cor dos seus olhos e se você é alto ou baixo. Ele conhece também o seu coração pecador; nada fica, escondido dEle. Em vista de Jesus ser Deus, Ele é perfeito e livre de todo e qualquer pecado. A Bíblia diz: ”Deus é luz e não há nEle treva nenhuma” (1 João 1.5). É por isso que não pode haver pecado no Céu. Mas, apesar do nosso pecado, Deus Pai “nos amou e enviou Seu Filho” (1 Jo 4.10). Jesus é Deus Filho e Ele ama você tanto quanto amou Bartimeu.

F. A multidão estava agora animando Bartimeu, dizendo que fosse corajoso e ficasse de pé, porque Jesus o chamava (v. 49).

G. Bartimeu tirou a capa, levantou-se e foi ter com Jesus (v. 50).

H. Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça”? (v.51). Jesus era O Único com poder para devolver a vista a Bartimeu. Mas, mais que isso, era o único que podia remover a escuridão do pecado no coração dele. Jesus preparou um meio dos seus pecados e dos meus serem também perdoados. Alguns dias depois de ter passado por Jericó, o Senhor Jesus morreria na cruz, recebendo o castigo pelos pecados do mundo inteiro. Você e eu sabemos hoje que Jesus morreu pelos nossos pecados, derramando Seu precioso sangue. Ele não merecia morrer porque não tinha pecado. A Bíblia diz que com a Sua morte, Jesus ”nos libertou do império das trevas...” (Cl. 1.13,14). Jesus morreu e foi sepultado; mas Ele ressuscitou. Ele vive hoje para remover as trevas do pecado do seu coração. Tudo que você precisa fazer é pedir a Ele que o perdoe. Jesus queria tirar as trevas do pecado do coração de Bartimeu e Ele era o único com poder para fazê-lo enxergar.

I. Bartimeu respondeu ansioso: “Mestre, que eu torne a ver” (v. 51). Bartimeu tinha fé sincera. Ele confiava na capacidade de Jesus, Mestre (Raboni) significa ”Grandioso”, ou ”Meu Senhor, Meu Mestre”.

J. Ao ver a fé que Bartimeu tinha, Jesus disse: ”Vai, a tua fé te salvou” (v.52). O Senhor viu a fé no coração de Bartimeu. Poder crido, Bartimeu não só foi curado da escuridão física; como também liberto da escuridão espiritual. Ele foi salvo.

Clímax:
Na mesma hora, pela fé em Jesus, Bartimeu ficou livre da cegueira e das trevas do pecado (v.52)

Final:
A. Conclusão Bartimeu seguiu Jesus pela estrada e louvou a Deus com, todo o povo (Lucas 18.43).


B. Apelo (Não salvos) Bartimeu creu que Jesus tinha poder para curar a sua cegueira e pediu a Jesus para ajudá-lo. Você crê que o Senhor Jesus tem poder para remover as trevas do seu pecado? Está disposto a chamá-IO para salvar você? (Romanos 10.13). Veja Fazendo o pelo a Criança não salva.

****************************************************************************************************
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC
Figuras: http://distantshores.org/resources/illustrations/sweet-publishing
Adaptação para método visual de cartaz tamanho A3 ou PowerPoint: Marcelo Lieuthier
****************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário