sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Somente...

S o m e n t e...

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para vossa alma; mas eles dizem: não andaremos” Jeremias 6:16

r a ç ã o

Quando lemos este versículo da Bíblia, destacar as palavras “veredas antigas”, pensamos logo em algo que é do passado. Mas se olharmos com cuidado e mais profundamente com atenção, poderemos concluir que são as veredas de Deus, ou melhor, os seus caminhos de Deus.

Aurélio:
1 Caminho estreito.
2 Caminho secundário que permite encurtar caminho ou chegar mais rapidamente.
3 Rumo; direção.

Deus deseja que estejamos sempre inclinados para sua Palavra, ou seja, a Bíblia. Devemos nos alimentar dela com toda força do nosso coração, para não pecarmos contra o Senhor.

No dia 31 de outubro de 1517 (fig.001), um homem chamando Martinho Lutero questionou as atitudes da Igreja naquela época e tentou ajudar a igreja propondo um reforma nos princípios e atitudes de todos os que faziam parte da igreja, mas foi incompreendido, foi ai que nasceu a Reforma Protestante que no ano de 2017 vai completar 500 anos. E dessa reforma nasceram às cinco Solas ou Somente (figura 2).










Somente a Palavra de Deus (figura 3 e 4)
Martinho Lutero defendia que a Palavra de Deus era a Escritura Sagrada e que é central para a comunidade cristã; é dela que a comunidade deve se alimentar e é nela que deve basear as suas ações (atitudes). Nenhuma lei, tradição, convenção humana, nem mesmo a igreja pode ser superior a Palavra de Deus.

Os líderes da época se distanciaram da Palavra de Deus, passando a agir de modo completamente errado, abandonando os princípios básicos da fé cristã. 

A Reforma veio para dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, é o único manual de Fé, Regra e Prática de todo o Cristão e que ela estar ligada a cada pessoa individualmente. Porque é através da Bíblia que Deus fala aos nossos corações pessoalmente e aponta qual o caminho da Salvação.

II Timóteo 3:16,17  “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Somente Cristo (figuras 5 e 6)
Jesus Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida, porque somente Cristo salva, somente Cristo perdoa, e somente Cristo pode nos levar até Deus, não existe outro caminho, porque o homem não tem forças e nem recursos para salvar a si mesmo por meio de obras (boas atitudes) ou méritos pessoais.

Atos 4:12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. 

A Palavra de Deus, só existe somente por Cristo, se estudar com bastante cuidado o Velho Testamente vamos encontrar vários textos que apontam para o Messias que é Jesus Cristo. E ao estudar o novo Testamento com cuidado também o foco central é Somente Cristo.

Em Hebreus 12:2a ensina que o nosso olhar deve estar unicamente firme em Jesus Cristo o autor e consumador da fé.

Somente a Graça (figuras 7 e 8)
Hoje, não existe nada de graça, tudo tem um preço ou interesse a ser pago. Já Deus nos dar Somente a Graça por sua maravilhosa misericórdia e nada mais. Graça significa favor imerecido, não existe uma forma de ser conquistada ou comprada mediante pagamento, carta de perdão de que o homem pode inventar.

Efésios 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

A Reforma veio para ajudar a Igreja (O Corpo de Cristo) ser fundamentada e centralizada na pessoa de Jesus Cristo e na Palavra da Deus a Bíblia.

Será que precisamos dessa reforma hoje em nossa vida?

Somente a Fé (figuras 9)
Precisamos da Fé, porque sem ela não podemos agradar a Deus. (Hebreus 11.6) A fé é o nosso escudo, é o nosso caminho que nos possibilita andar com confiança que temos paz com Deus.

Somente pela Fé e não pelas nossas obras e seremos salvos, não precisamos conquistar o favor de Deus. Deus já manifestou o quanto nos ama, ao enviar seu Filho ao mundo para que todo o que nEle crer seja salvo. Ao crer em Jesus Cristo como nosso Salvador ficamos libertos da escravidão do pecado. Em Romanos 1:17 nos ensina que “O justo viverá pela fé”. Ou seja, Deus nos justifica, nos torna justos, não pelas nossas ações, mas pela ação de Cristo ao nosso favor.

Somente A Glória de Deus (figuras 10 e 11)
A Palavra de Deus ensina que, Deus não divide a sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação do deserto: (Mateus 4:10) Somente a Deus adorarás e só a ele prestarás culto. “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8).  “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus(1 Co 10.31).

Creio que nada mudou em relação a Deus e o seu eterno desejo, de ter um povo totalmente voltado para Ele em seus caminhos. Ele anseia encontrar ainda hoje crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres desejosos de andarem em suas veredas e serem, uma expressão de sua glória nesta terra.

Será maravilhoso termos somente estes cinco (5) princípios em nosso coração, como o centro do ensino cristão para nossas vidas.

Poderá o Senhor Deus contar comigo e com você para este retorno ao seu eterno propósito?

Que Deus nos abençoe no dia hoje.

O r a ç ã o!

(momento para o apelo a consagração de vidas e/ou salvação)


Fontes de Pesquisa sobre o assunto Reforma Protestante:

Visuais: Marcelo Lieuthier
Método: Flanelógrafo 160x115cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário