segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Jesus Acalma a Tempestade (Marcos 4:35-41)


Objetivo do Professor: Que a criança salva aproprie-se da paz de Deus em toda situação difícil, repetindo Isaías 26:3, com convicção.

Verdade Central Relacionada à Criança: Jesus, o Filho de Deus, tem poder para dar paz a Você quando estiver com medo.

I. Introdução

Você já sentiu medo? Do que as crianças da sua idade tem medo? (Discuta – ficar no escuro, cachorros grandes, brigas dos pais, perder-se, tempestades, e assim por diante.) Se você faz parte da família de Deus, deve saber que Jesus, o Filho de Deus tem poder para dar-lhe paz quando está com medo. Os discípulos de Jesus de haviam aprendido isto ainda. Como é que sei disso? A Bíblia diz.

II. Andamento

A) Depois de ensinar o dia inteiro, Jesus mandou os discípulos para o outro lado do mar (V. 35).

B) Eles deixaram a multidão e entraram no barco (v. 36).





C) Formou-se uma grande tempestade (v. 37).
Os discípulos ficaram com medo ao verem as enormes ondas! Muitas vezes você e eu ficamos com medo, especialmente quando temos problemas. (Cite ocasiões difíceis que talvez não tenham sido ainda mencionadas pelas crianças.) Quase todos os dias passamos por momentos difíceis e, às vezes, temos medo. Mas, se você confiou no Senhor Jesus como seu Salvador, lembre-se – Jesus, o Filho de Deus, tem poder para dar paz a você quando está com medo. Paz é calma interior que só o Senhor Jesus pode dar. A Palavra de Deus diz... (cite Isaias 26:3). Como o Senhor Jesus pode dar paz a você? (Deixe que as crianças respondam.) Ele pode dar paz quando você lembra que Jesus está com você e pensa em como Ele é poderoso para Cuidar de você. Ele e o Filho de Deus que controla tudo. Ele ama você e quer o melhor para você. É por isso que pode confiar nEle. Você não precisa ter medo. Mas, os discípulos estavam com medo ao verem as enormes ondas batendo com forca contra o barco.

D) As grandes ondas fizeram que o barco começasse a afundar (v. 37).
[A localização do mar da Galiléia faz que tempestades repentinas e violentas surjam sobre ele.]
 
E) Jesus dormia profundamente na popa do barco (v. 38). 

F) Os discípulos despertaram Jesus, gritando: “Não te importa que pereçamos?” (v. 38).

Jesus se importava muito com eles e também se importa com você. Ele ama a você e a mim mais do que imaginamos. De fato, Ele nos amou tanto que desceu dos Céus para morrer numa cruz, derramando o Seu sangue para que os seus e os meus pecados fossem perdoados. Ele recebeu o castigo que nós merecíamos por ter pecado. A Bíblia nos diz que “O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7b). Fico feliz porque o Senhor Jesus se dispôs a morrer por mim! Mas, Ele não permaneceu morto! Voltou à vida pelo grandioso poder de Deus. Se você esta disposto a reconhecer que pecou e a crer que Jesus morreu e ressuscitou por sua causa, pode crer nEle hoje como seu Salvador. Ele quer ser seu Salvador do pecado porque ama você e se importa com você. Ele se importava com os discípulos e com o que estava acontecendo com eles.
G) Jesus levantou-se e repreendeu o vento e o mar, dizendo: “Acalma-te, emudece!” (v. 39).
Como Ele pode fazer isso? Jesus é Deus Filho, Ele pode fazer qualquer coisa. Pode estar com você cada minuto e cada dia. De fato, o Senhor Jesus promete “Estou convosco todos os dias” (Mateus 28:20). Você não precisa ter medo porque pode confiar nEle para cuidar de você. E Ele tem todo o poder para proteger você em qualquer tipo de situação. Se o Senhor Jesus é o seu Salvador, lembre-se, Jesus, o Filho de Deus, tem poder para dar paz a você quando está com medo. Que alívio! Você não tem de preocupar-se nem ficar com medo. Quando tiver medo, pode dizer a Ele como se sente e pedir que cuide do problema. Ele Vai ajudar você a ficar calmo por dentro. Não é maravilhoso saber que Ele pode tudo?

III. Clímax
O Vento e o mar se acalmaram imediatamente por causa do poder de Jesus (v. A39).







IV. Final
A) Conclusão
1. Jesus repreendeu os discípulos pela sua falta de fé (V. 40).
2. Os discípulos tiveram também medo (terror) diante do ato poderoso de Jesus e perguntaram:
“Quem é este?” (V. 41).
[A resposta implícita é “Ele é o poderoso Filho de Deus – Deus em corpo humano”.]
3. Os discípulos haviam estado com o Senhor Jesus durante muito tempo, mas ainda não haviam compreendido que Ele era Deus em forma humana.

B) Apelo (Não Salvos)
Os discípulos não compreenderam que Jesus era Aquele que veio para morrer pelos pecados deles e pelos pecados do mundo inteiro. E você? Você crê que o Senhor Jesus morreu na Cruz e derramou o Seu sangue pelo seu pecado para que você pudesse ter Vida Eterna? (João 6:47). [Veja Fazendo o Apelo a Criança Não Salva, p.1059.]

C) Desafio (Salvos)
Se você já recebeu o dom da Vida Eterna concedida por Deus, sabe que Jesus, o Filho de Deus, tem poder para dar paz a você quando está com medo. Ele está sempre com você e jamais o deixará. Qualquer que seja a situação, Ele vai estar presente para ajudá-lo. Nesta semana, provavelmente, alguma coisa vai deixar você com medo. É possível que isso aconteça quando alguém zombe de você. Você pode pensar em outra coisa que o faça sentir medo? (Deixe as crianças responderem enquanto se identificam com suas situações particulares.) Quando isso acontece, o que você pode fazer? Nesse momento, pode lembrar-se de Isaías 26:3. (Repita o versículo com as crianças.) Deus prometeu dar-lhe perfeita paz – calma interior – se pensar nEle. Quando estiver com medo, pode dizer o versículo em voz alta para você mesmo e pensar sobre o seu significado.

Você vai lembrar que Jesus é tão poderoso que pode cuidar de tudo – até do problema que está deixando você com medo? Vai conversar com Ele sobre isso e pedir que lhe dê a Sua paz? Vai confiar no Senhor para dar-lhe a Sua paz nesta semana? Na próxima semana, quando vier a aula, Vamos compartilhar como você confiou em Jesus para dar- lhe paz quando estava com medo.


*************************************************************************
Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC
Figuras: http://distantshores.org/resources/illustrations/sweet-publishing
Adaptação para tangram e flanelógrafo: Marcelo Lieuthier
*************************************************************************

Fotos do nosso Culto Organizado pelo Deptº Infantil da IGBAP
30 de agosto de 2015













sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cartões para o dia dos Pais

Esse cartão foi elaborado para Secretaria de Educação de Caruaru, mas estou disponibilizando a arte sem logo da Secretaria para que quiser aproveitar.


Essa arte foi elaborada para o Grupo Eventos - Whatsapp da Igreja Batista Pinheirópolis - Caruaru. 


Esse cartão para comemoramos o dia dos Pais na Igreja Batista Pinheirópolis - Caruaru.


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Investimento no Treinamento de Professores

Paulo, escrevendo para o jovem pastor Timóteo, lhe falou sobre a necessidade de se capacitar para o serviço eclesiástico "diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". (2Tm 2.15)

Ninguém discute a necessidade do pastor se preparar na área acadêmica teológica. Da mesma forma, os professores da Escola Bíblica Dominical precisam de preparo na área acadêmica da Educação Religiosa, não estou falando de Curso de Bacharel em Educação Religiosa, mas de treinamento prático e objetivo.

O pastor é a pessoa mais indicada para iniciar e orientar esse treinamento.

Feliz é a Igreja que faz investimentos em cursos e seminários periodicamente para treinar e atualizar os seus professores.

Como sugestão o que você acha de um encontro semanal dos professores da EBD, para rever o planejamento, estudo da lição, o método de ensino a ser aplicado com os alunos. Mas reconheço que cada igreja tem sua própria realidade.

A internet proporciona vários cursos de Escola Bíblica Dominical, que você professor(a) pode avaliar se o curso atende suas expectativas, ou buscar uma instituição paraeclesiástica, idônea, que tenha uma visão, missão e valores em capacitar seus alunos para serem servos na Igreja.

Fonte de pesquisa: (Item III)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como foi a nossa E.B.F. 2015

Concluímos mais uma Escola Bíblica de Féria, neste de mês de julho de 2015, foi lançado o desafio de termos uma EBF seriada, que teve como tema O Livro Sem Palavras e foi realizada em três sábados consecutivos iniciando na Igreja Batista Pinheirópolis - Caruaru (Ig. Mãe), Serrote dos Bois – zona rural de Caruaru (congregação) e Boa Esperança distrito rural de Souza – PB (projeto missionário da Igreja).


No primeiro sábado dia 11/07 quem levou a mensagem foi Aline Guimarães neste dia ela usou o método de cartazes e contou a História do Mistério do Guarda-chuva, tivemos a participação de crianças que já frequentam a Igreja e que moram no bairro totalizando uma média de 60 crianças.

Compartilhando uma benção fruto da EBF – neste domingo dia 02 de agosto, um dos pais que levou seu filho a Igreja para participar a EBF tomou a decisão de convidar O Senhor Jesus para ser Seu Salvador pessoal.

No segundo sábado dia 18/07 quem levou a mensagem foi Marcelo Lieuthier neste dia usei o método do Livro Sem Palavras em forma de presente, uma caixa dentro da outra, tivemos a participação de 80 crianças.

O Pastor Marcos ficou com um grupo de pais e mães de aproximadamente 30 pessoas.

Para o terceiro sábado realizamos uma viagem missionária para Souza a 500 km de distância, saímos na sexta-feira dia 24 e retornamos dia 26 com uma equipe de 15 pessoas numa van e dois carros no apoio, tivemos a participação 38 crianças.

Aproveito o momento para fazer um registro de gratidão:

  • A Deus, por proporcionar mais uma vez o privilegio, anunciar o Evangelho da Graça de Deus para os pequeninos.
  • Aos nos equipantes que desempenharão seu trabalho com bastante esmero e alegria no coração.
  • Aos nossos intercessores que investiram tempo de oração pela equipe e crianças que foram alcançadas.
  • Aos nossos investidores financeiros, que com um coração liberal, fizeram o investimento financeiro, necessário para a realização desse trabalho.

Mateus 18.14
Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.


N O S S A S    F O T O S





 SÁBADO 11








 SÁBADO 18









Viagem Missionária 24 a 26