sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Palavras Cruzadas (5)





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pronto para pagar o preço?

Texto Bíblico: Epístola de Tiago 1:19Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. 21Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. 22Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 25Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.


Errar por não conhecer as escrituras é uma coisa, entretanto errar tendo conhecimento das escrituras é outra coisa!


Meus queridos jovens, hoje eu quero refletir sobre o erro consciente. E quem vai nos ajudar é o Profeta Jonas, ele era um servo de Deus experiente, que viveu no reinado de Jeroboão II. Apesar que, alguns teólogos dizem que o Profeta Jonas é uma ficção, o novo testamento deixa bem claro que Jesus entendeu ser esse livro historicamente verídico. Ao falar antecipadamente sobre sua morte e ressurreição, Jesus disse: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mt 12:40). Também referiu-se à atitudes dos ninivitas como um incentivo ao arrependimento do seu povo na época (v.41) e de maneira mais notável, mencionou o próprio Profeta como um sinal para Nínive (Mt 12:39; cf. Lc 11:30). 

“Porém na melhor das hipóteses, alguns teólogos argumentam, o livro de Jonas é uma alegoria ou uma parábola destinada a ensinar algumas lições, talvez que o Deus de Israel é o Senhor de todos os povos, ou que Israel, como Jonas, fora engolidos pelas nações e depois foi regurgitado “vomitado” como uma nação não quebrantada e disposta a servir ao Senhor.”
QUEM É QUEM NA BÍBLIA SAGRADA. Editora Vida. Pág.372



Que erro Jonas que cometeu?
Parabéns você que disse: “fugir da presença de Deus”.

Ninguém pode escapar da presença de Deus! A Segunda Carta aos Coríntios 5:10 deixa essa afirmação bem clara que todos irão comparecer perante o tribunal de Cristo e prestar contas a Deus de tudo o que fez em sua vida, sejam boas ou males, nada escapará aos olhos de Deus!

Quando o nosso amigo Jonas acordou do seu profundo sono no porão do navio “Jonas 1.5” (Jonas devia conhecer um bom remédio para insônia, pense no sono!) e ao subiu para o convés do navio, percebeu a confusão que ele tinha provocado colocando a vida de pessoas inocentes em perigo. Foi neste momento, que ele caiu na real “acordou”. Jonas entendeu que não podia fugir de sua responsabilidade com Profeta de Deus, ele tinha um compromisso com Deus. Assim como Jonas, existem muitos que acham que estão fazendo a coisa certa, mas na verdade é puro engano. São pessoas que precisam reconhecer o Senhorio de Deus em sua vida, para não ficarem no campo de trigo achando que é trigo, porém na verdade é joio. No dia da colheita será cortado, lançado fora e depois queimado “Mateus 13.24-30”

Jonas ao cair na real “acordou”, tomou uma atitude! O erro é meu, eu sou o culpado, me joguem ao mar e tudo será resolvido.

“Jonas 1.12 …Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.” 

Precisamos deixar de ser meros ouvintes da Palavra de Deus e passar a colocar em prática os princípios doutrinários e as leis que Deus nos deixou, para sermos melhores adoradores do seu Santo Nome.

…praticantes da palavra e não somente ouvintes… é um desafio para qualquer pessoa que quer servir a Deus. Você está pronto para pagar este preço? Esta pergunta não foi feita a Jonas antes de embarcar no navio, que tinha um destino oposto ao que Deus lhe ordenou, porém ele pagou o preço quando ficou por três dias e três noites no ventre do grande peixe, refletindo sobre o Senhorio de Deus em sua vida.

Após o seu arrependimento e o perdão de Deus, o Profeta Jonas foi vomitado na praia pelo grande peixe. Agora ele estava pronto para executar sua missão, leva a Palavra de Deus à cidade de Nínive. Todos os moradores, desde o rei ao menor dos súditos deram crédito, a palavra do Profeta que falava em Nome do Deus vivo criador de tudo que existe. Os moradores de Nínive foram perdoados, e o castigo que estava previsto foi cancelado, pela graça de Deus. 


Miqueias 7:18Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. 19Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.


Existem momentos em nossas vidas que precisamos tomar uma decisão, a de sermos praticante da Palavra de Deus e não somente ouvinte.

Devemos traduzir a nossa leitura Bíblica em ações, que devem ser materializadas em nosso modo de viver.

O conhecimento intelectual da Bíblia que não é acompanhando de obediência dos princípios doutrinários que Deus nos deixou pode se tornar uma armadilha em vez de ser uma fonte de bênção.

Você já ouviu essa frase em filme policial:
“tudo o que você falar poderá ser usado contra você”

Muitas vezes nossas atitudes falam mais alto do que nossas palavas. Como está o seu testemunho na escola, faculdade, trabalho?

A nossa responsabilidade como servos de Deus é que a leitura da bíblia que produz conhecimento seja sempre acompanhada de obediência incondicional.

Um dos nossos erros mais comuns é uma leitura bíblica descuidada ou por obrigação, o que impede de  nos alimentar espiritualmente. É preciso que exista um desejo profundo de ouvir Deus falar através da leitura devocional consciente que produz o fruto de uma adoração em Espírito e Verdade.

Deus ensinou a Jonas que não adianta ser um servo de conhecimento intelectual da Lei, porém ser um servo obediente ao Senhor da Lei.

Queridos jovens, eu quero fazer uma pergunta que tem duas respostas, mas, que você deve escolhe uma.

Existem duas opções de compromisso com Deus qual você vai escolher?
1ª) ser somente ouvinte da Palavra de Deus.

2ª) ser ouvinte e praticante da Palavra de Deus.


Em Cristo,
Marcelo Lieuthier
Culto Jovem – Igreja Batista Pinheirópolis – Caruaru – PE 
13 de fevereiro 2016

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Atividades para o Culto Infantil

Atividade 001 - Maiores

Atividade 001 - Menores

Atividade 002 - Maiores

Atividade 002 - Menores




sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Palavras Cruzadas

Palavras Cruzadas - Perguntas Bíblicas

Palavras Cruzadas - Perguntas Bíblicas - Respostas


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Palavras Cruzadas

Palavras Cruzadas - Perguntas Bíblicas
Palavras Cruzadas - Perguntas Bíblicas - Respostas




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Caças Palavras e Palavras Cruzadas

Esses Caças Palavras e Palavras Cruzadas foram desenvolvidos especialmente para o Retiro Espiritual da Igreja Batista Pinheiorópolis – Caruaru – PE (06 a 09/fev/2016), com o proposito de ter um momento agradável de comunhão da Palavra de Deus.

Você também pode usar-los em seu retiro espiritual ou em outro momento!

Palavras Cruzadas - Perguntas Bíblicas

Palavras Cruzadas - Perguntas Bíblicas - Respostas

Caça Palavras - Salmo 1

Caça Palavras - Salmo 1 - Respostas

Caça Palavras - No Serviço do Meu Rei - HCC 491

Caça Palavras - No Serviço do Meu Rei - HCC 491 - Respostas