domingo, 21 de maio de 2017

A Ressurreição da Filha de Jairo


Texto Bíblico: Marcos 5.21-43

Objetivo: Que a criança salva coloque sua fé no poder de Jesus, especialmente numa situação difícil que tiver de enfrentar nesta semana.

Verdade Central Relacionada à Criança: Tenha fé no grande poder de Jesus.

Introdução:
Você acreditaria em mim se eu dissesse que se você caísse de costas em meus braços, eu o apanharia e não deixaria que seu corpo batesse no chão? (Mande vários voluntários provarem a sua fé fazendo isso.) Uma coisa é dizer que tem fé, mas outra bem diferente é prová-la. Um homem, em nossa história Bíblica, provou que tinha grande fé na pessoa mais poderosa do universo.

Andamento:

A. Quando Jesus voltou a Cafarnaum, a oeste do mar da Galiléia, uma grande multidão reuniu-se ao redor dEle, junto ao mar (v. 21). 









B. Entre eles se encontrava Jairo, um líder da sinagoga, suplicando insistentemente a Jesus que fosse curar sua filha (vv.22,23).
Jairo aproximou-se de Jesus crendo que Ele podia salvar a vida de sua filha. Você tem esta mesma fé no poder de Jesus? Ter fé em Jesus significa estar convencido, de que Ele é Deus e pode fazer tudo. Significa confiar nEle, crendo em tudo que Ele diz na Sua Palavra. A Bíblia afirma que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). (Discuta algumas promessas que Deus quer que as crianças aceitem pela fé, como Hebreus 13.5 e Filipenses 4.19.) Se você recebeu Jesus como seu Salvador, tenha fé no grande poder de Jesus. Uma situação que está enfrentando na escola talvez pareça impossível de resolver. Ou você tem problemas familiares. (Discuta situações em que as crianças precisam confiar em Deus.) O Senhor nem sempre faz coisas com você gostaria que fizesse; mas, o que quer que aconteça, lembre-se de que Ele o ama e está realizando o Seu plano especial para a sua vida (Romanos 8.28). Você vai ter fé no poder de Jesus e aceitar a solução dEle para o seu problema? Ele vai dar-lhe graça (sua força especial) para confiar nEle (Hebreus 4.15,16). Jairo procurou Jesus, crendo que o Senhor podia curar sua filha.

C. Enquanto Jesus se dirigia à casa de Jairo, aconteceu algo para detê-lO: uma mulher que estava doente por 12 anos tocou em Sua roupa confiando que seria curada – e foi (vv. 24-29).
Aquela doença incurável deixou-a pobre, pois fê-Ia gastar todo seu dinheiro. E 12 anos de sangramento a mantiveram “impura”, excluindo-a das atividades normais da sociedade. A interrupção provou a fé que Jairo tinha, pois confirmou o poder de Jesus. 

D. Jesus abaixou-se para perguntar quem O tocou e a mulher contou medrosamente como foi curada (vv.30-33). 

E. Jesus disse que a fé que a mulher tinha nEle livrou-a do mal (v. 34)

F. Nessa hora chegaram notícias de que a filha de Jarro havia morrido (v.35)

G. Jesus Desafiou Jairo: “Não temas, crê somente” (v. 36).
Como você acha, que Jairo se sentiu? Deve ter sido difícil para ele esperar pacientemente, sabendo que sua filhinha estava terrivelmente enferma – e depois saber que morreu! Jairo havia acreditado que Jesus podia curar sua Filha – e tinha acabado de presenciar o poder do Senhor – mas, Jesus poderia realmente fazer um morto voltar à vida? Jesus queria que Jairo cresse que Ele podia. Ele é o Filho perfeito e poderoso de Deus, que não tem pecado. Jesus ama a você e a mim e veio para morrer na cruz pelos nossos pecados, Sabemos hoje que Ele tomou o nosso lugar na cruz pagando o preço do pecado para que você eu pudéssemos ser, perdoados. A Bíblia diz que somos remidos (comprados) “pelo precioso sangue de Cristo” (1 Pedro 1.19). Jesus mostrou Seu grande poder ao voltar à vida, e Ele esta vivo hoje. Ele quer que você Creia nEle agora como seu Salvador. Embora parecesse que toda esperança para a filha de Jairo estivesse perdida Jesus disse calmamente a Jairo que continuasse crendo no Seu poder.

H. Quando Jesus entrou na casa e disse que a menina não estava morta, mas apenas dormindo, os que ali se achavam riram dEle (vv. 37-40).
Pranteadores alugados estavam chorando e lamentando, de acordo com a tradição judia. Quando Jesus disse: "A criança não está morta, mas dorme", Ele poderia estar afirmando que neste caso a morte era como um sono, pois iria restaura-la à vida.

I. Sozinho no quarto com os três. Discípulos, e os pais da menina, Jesus tomou a criança pela mão e mandou que se levantasse. (vv. 37-40)
Jairo procurou Jesus, crendo que o Senhor, podia curar sua filha. Em vez disso, Jesus, estava ordenando que ela voltasse à vida! Só Jesus, Deus Filho, poderia fazer isso. Ele estava mostrando a Sua autoridade, ou poder, sobre a morte. Se você é filho de Deus, deve ter fé no grande poder de Jesus. Jesus disse a Jairo para não temer, mas crer nEle. Ele diz a mesma coisa a você. Creia de todo o coração que Jesus tem poder para cuidar de qualquer problema que possa ter. Pode ser um conflito em casa ou na escola. Talvez alguém esteja muito do ente em sua Família, ou seu pai Ficou desempregado. A Bíblia diz que os salvos devem “viver pela fé” (Romanos 1.17) Qual quer que seja o seu problema, confie no Senhor Jesus. Não fique desanimado com as coisas que acontecem ao seu redor. O Senhor está no controle e o Seu poder é mesmo que era nos dias de Jairo. Jesus não promete tirar nossos sofrimentos e problemas. Promete, porém, fazer que os atravessemos, usando-os para o nosso bem! Ele nos promete graça (ajuda e força divinas) para sobreviver à situação. (2 Coríntios 12.9,l0). Jesus sabe o que é melhor para nós. É por isso que podemos ter fé no Seu, poder Ele era o Único com poder suficiente para trazer a filha de volta à vida. E Jairo continuou tendo fé em Jesus.

Clímax
Deus honrou fé que Jairo tinha ao trazer a filha dele de volta à vida, pelo Seu imenso poder (v.42)










Conclusão
Jesus deu instruções aos presentes na casa' de Jairo para não contarem a ninguém sobre o que aconteceu e para dar de comer à menina (v.43).








Apelo
Você já mostrou a sua fé, no grande poder de Jesus, pedindo a Ele para salvá-lo dos seus pecados? Se nunca recebeu o Senhor, conte a Ele eu sabe que pecou e que acredita que Ele morreu por você (Atos 10.43).

Nenhum comentário:

Postar um comentário