terça-feira, 19 de setembro de 2017

A Bíblia

https://i.ytimg.com/vi/NBci34AsI0s/maxresdefault_live.jpg

A Palavra Bíblia vem do grego e significa “rolo pequeno de papiro”. É uma pequena biblioteca composta de 66 livros, 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Contém 1.189 capítulos, 31.104 versículos e foi escrita por cerca de quarenta homens que foram inspirados por Deus. Na Bíblia, encontramos a revelação de Deus para a nossa vida, mostrando que Jesus é o Filho Único Deus e também o único caminho para o Céu. Nela contém histórias maravilhosas sobre Deus, Jesus e muitas pessoas importante que fizeram da Palavra de Deus seu modo de viver. Também, encontramos pessoas que sofreram muito e até morreram para que esta Palavra Viva chegasse até nós, como Paulo, Pedro, João dentre outros. Se você ainda não conhece a Bíblia, busque conhecer, ela não é um livro que possui apenas palavras escritas, mas é um livro espiritual e que se torna real a partir do momento que a lemos e tomamos posse daquilo que a Bíblia diz.

LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

1.PENTATEUCO
Gênesis - Êxodo - Levítico - Números – Deuteronômio

Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.


2. LIVROS HISTÓRICOS
Josué - Juízes - I Samuel - II Samuel - I Reis - II Reis - I Crônicas - II Crônicas - Esdras - Neemias – Ester

Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista dapalestina, a terra prometida. Histórias de grandes Reis como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros. 

3. LIVROS POÉTICOS
Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cantares de Salomão
O termo poético é devido ao gênero desses livros. Trazem muitos ensinamentos e esperança.


4. LIVROS PROFÉTICOS
Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles.

4.1.PROFETAS MAIORES
Isaías - Jeremias - Lamentações - Ezequiel – Daniel

4.2. PROFETAS MENORES
Oséias - Joel - Amós - Obadias - Jonas - Miquéias - Naum – Habacuque - Sofonias - Ageu - Zacarias – Malaquias

LIVROS DO  NOVO TESTAMENTO

1. OS EVANGELHOS
Mateus - para os judeus  e mostra que Jesus era o messias enviado por Deus.
Marcos - para os romanos e apresenta Jesus como servo.
Lucas  - para os gentios e mostra Jesus como o Salvador.
João - para a igreja e  mostra que Jesus é o filho de Deus.

Os quatros evangelhos foram escritos e destinado a um povo específico, levando em conta o conhecimento que cada povo tinha de Deus ou de Jesus Cristo.

2. O LIVRO HISTÓRICO
Atos dos Apóstolos

O livro de Atos é um relato do inicio da igreja de Jesus Cristo na terra.

3. CARTAS PAULINAS
Romanos - I Coríntios - II Coríntios - Gálatas - Efésios - Filipenses - Colossenses - I Tessalonicenses - II Tessalonicenses - I Timóteo - II Timóteo - Tito – Filemom

As cartas de Paulo são ensinamentos valiosíssimos para a igreja atual. Nela encontramos um vasto ensino sobre a salvação, o papel da igreja e não poucas vezes exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus.

4. CARTAS GERAIS
Hebreus - Tiago - I Pedro - II Pedro - I João - II João - III João – Judas

Com exceção de Hebreus, que alguns acreditam ter sido escrita também por Paulo, essas cartas tem como autores alguns Apóstolos de Jesus: Pedro, João, Tiago e Judas.


5. LIVRO PROFÉTICO
Apocalipse

Apocalipse é o último livro da Bíblia e foi escrito por João. É um livro de difícil compreensão, mas de uma importância enorme, já que mostra como será o final dos tempos, o julgamento de todas as nações, a salvação dos justos e a condenação dos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário