sábado, 18 de novembro de 2017

A HISTÓRIA DE DEUS

A HISTÓRIA DE DEUS
(para sua vida)

A história de Deus é uma abordagem simples para compartilhar o plano de salvação. Encorajamos todos que desejam compartilhar o evangelho naturalmente, apreciem este método evangelístico. O visual é em formato de cruz que é uma ótima ajuda para você articular essa mensagem. É um método simples que pode ser compartilhado em qualquer lugar e com qualquer pessoa em questão de minutos.



Abaixo estão as descrições básicas para cada imagem.


1) Criação – mostre a figura do (Planeta Terra) e ensine que Deus criou todas as coisas e dentro da criação Deus criou o homem e a mulher. (Gênesis 1:31).


2) Queda – mostre a figura de um (fruto mordido) e ensine sobre a desobediência (pecado) do homem e da mulher diante da orientação dada por Deus (Gênesis 2:16-17) e que trouxe o sofrimento e a morte para o mundo.
OBS.: deixe bem claro que na bíblia Deus fala em fruto e não diz o nome do fruto. Para que não fiquem pensando que é a maçã!

3) Bíblia – mostre a figura da (Bíblia) e ensine que Deus providenciou a Bíblia que é a sua Palavra Inspirada (II Timóteo 3:16), para que possamos corrigir nossas atitudes erradas diante das leis e dos princípios dados por Deus. A palavra de Deus é o nosso manual de instruções que nos orienta em cada decisão que precisamos tomar. A Bíblia também ensina que um dia Deus iria enviar uma pessoa para restaurar a comunhão que foi quebrada pela desobediência de Adão e Eva.

4) Cordeiro “resgate” – mostre a figura do (Cordeiro) e ensine que Deus providenciou um plano para perdoar seu povo através de um sacrifício uma vez por ano, entretanto somente pelos pecados daquele ano. Deus na sua Palavra tinha prometido que um dia teria o sacrifício perfeito e único. Jesus é o Cordeiro perfeito de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Em Romanos 5:8 (Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores).

5) Cruz – mostre a figura da (Cruz) e ensine que Jesus foi o sacrifício perfeito e Ele morreu pelos nossos pecados, cumprindo a profecia que Deus enviaria o Messias para restaurar a comunhão do homem e da mulher com Deus, na I Carta de João “I João” 1:7b diz que “…o sangue de Jesus, seu Filho [Filho de Deus], nos purifica de todo o pecado” e nesta mesma carta no cap. 2 vers. 2 “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelo do mundo inteiro.”
Propiciação: Ato realizado para aplacar [conciliar] a ira de Deus, de modo a ser satisfeita a sua santidade e a sua justiça, tendo como resultado o perdão do pecado e a restauração do pecador à comunhão com Deus.

6) Túmulo vazio – mostre a figura do (túmulo)  e ensine sobre a  ressurreição. Jesus não ficou morto na cruz, Ele foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos vencendo a morte e o pecado. (I coríntios 15:3-4)




7) O novo Céu e a nova Terra – mostre a figura da (Nova Terra)  e ensine que Jesus está preparando um lindo lugar para todos os que o aceitam como Salvador e Senhor de sua vida. No Evangelho Segundo João cap. 1 e v. 12 diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. E João 3:16 diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.



Apelo:
Essa é a história de Deus para sua vida!
Hoje você tem a oportunidade de tomar uma decisão importante que é convidar o Senhor Jesus para ser o seu Senhor e Salvador pessoal, para isso você precisa:

  • Primeiro você deve reconhecer que Deus te Ama – João 3:16;
  • Segundo você deve reconhecer que é pecado – Romanos 3:23;
  • Terceiro você deve reconhecer que Cristo Morreu  Ressuscitou por você – I João 1.7b;
  • Quarto você deve reconhecer que Jesus é o seu único Salvador – João 1.12 (neste ponto você pode orar com a pessoa agradecendo o amor de Deus, reconhecendo que é pecador e que reconhece Jesus como Senhor e Salvado na sua vida)
  • Quinto você deve reconhecer que está Salvo e precisa aprender a cada dia mais e mais da Palavra de Deus – I Pedro 2.2


Fonte de pesquisa:
•Texto adaptado – Marcelo Lieuthier
•Textos bíblicos – Sociedade Bíblica do Brasil – Revista e Atualizada.
•Imagens – Google
•Método visual (flanelógrafo em formato de cruz) – Marcelo Lieuthier





4 comentários:

  1. Maravilhoso! Parabéns Pr. Marcelo por mais um trabalho que vai com certeza nos ajudar muito em nosso ministério. Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Uma ferramenta prática que ajuda a compartilhar is pontos principais e a mensagem básica da salvação. Parabéns e obrigato por compartilhar essa forma de apresentar as boas novas!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!Deu abençoe o seu ministério.E esse plano de salvação nos ajudará muito para o crescimento do reino de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo!Deu abençoe o seu ministério.E esse plano de salvação nos ajudará muito para o crescimento do reino de Deus.

    ResponderExcluir