sábado, 25 de março de 2017

A RESSURREIÇÃO DE JESUS


A RESSURREIÇÃO DE JESUS
(O Evangelista de Crianças – APEC – edição: Jan/Mar de 1993)

Texto: João 19:38-42; 20:11-18



Fig. 1— Tudo que fora dito sobre o sofrimento de Cristo em fa­vor de nossas vidas, havia se cumprido. Depois de horas de agonia, dores, Ele expi­rou.

Fig. 2— Então, chegou José de Arimatéia (que também co­nhecia e seguia a Jesus) e foi falar com Pilatos; pediu o corpo dEle para sepultar dig­namente. E, numa sepultura nova, num bonito jardim, colocaram seu corpo.

Fig. 3— Guardas atentos foram colo­cados para vigiar o sepulcro, que estava muito bem fecha­do. Pilatos e os demais toma­ram muito cuidado, pois ti­nham medo que os discípu­los viessem de noite, rou­bassem o corpo de Jesus e dissessem que Ele ressusci­tara.

Fig. 4— No primeiro dia da semana, bem cedo, Maria Madalena e outras mulheres foram ao sepulcro; chegando lá, tive­ram uma grande surpresa: o sepulcro estava aberto e Je­sus não estava lá! Ficaram muito assustadas; foram à cidade avisar aos discípulos, que vieram, viram, e tam­bém assustados, voltaram.

Fig. 5— Sim, a sepultura estava vazia. Mas eles ainda não entende­ram o porquê! Era o cumpri­mento das Escrituras, que enfatizava ser necessário Ele ressuscitar dentre os mortos: vencer a morte, voltar a vi­ver! E esta é a vida que Jesus dá a todos que o recebem em suas vidas, como Senhor e Salvador.

Fig. 6— Maria Madalena continuava ali, parada observando e chorando. Sim, onde estava Aquele que havia mudado toda a sua vida e que ela cria ser o Filho de Deus e Salvador? Parecia tudo um sonho: anjos dentro do sepulcro falando com elas; não encontravam o corpo de Jesus... afinal, o que estava acontecendo? Ela só lembra algumas palavras dos anjos: (leia Lucas 24:5b-8).

Fig. 7— Não parecia verdade tudo aquilo! E ainda ouviu uma voz atrás de si, que a chamava, perguntava, falava com ela. Seria o jardineiro? Ela só queria saber para onde levaram Aquele a quem tanto amavam... então "aquela" voz pronunciou seu nome! Rapidamente, curiosa e assustada, ela olha para trás, e O vê! Sim, ali estava Ele, em pé, sorridente, VIVO! Não havia dúvidas de que cumpria suas palavras; Ele é o dono da vida. Jesus, então, conversou com ela, mandando que anunciasse aos outros sobre o acontecido. Você sabia que nós, você e eu, também somos responsáveis em anunciar aos outros sobre Jesus? Sim, pois o sacrifício de Jesus, na cruz, não foi de brincadeira, mas para livrar-nos de nossos pecados. Ele não pecou, mas tomou sobre si os nossos pecados, para nos livrar do castigo que merecemos, por sermos pecadores. (I Cor 15:3,4.) Você tem Jesus em sua vida? Gostaria de recebê-lO agora? (Faça o apelo — convite e ore).
  
Fig. 8— E Jesus fala isto para você e para mim: (leia todo o versículo na Bíblia João 11:25).

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”

Professor(a): Amplie cada quadro no tamanho que desejar. Para desenhar, use pincel atômico Pilot, nº 1100. Use o lado largo do pincel, para que o traçado fique bem grosso. Utilize-se de um círculo para os rostos. Cuide que os personagens tenham sempre os mesmos detalhes (Ex: Madalena – tranças). Você pode usar este método de desenho para muitas outras histórias, sejam bíblicas, missionárias ou morais.

Maria Salete — APEC-SP

Visuais:








sábado, 18 de março de 2017

Cronologia da Páscoa

Cronologia da Páscoa
(vários textos Bíblicos)

Olá, crianças hoje vamos aprender a Páscoa através da Palavra de Deus. O seu significado? Onde foi celebrado a primeira e segunda Páscoa? E o que elas simbolizam para nós hoje?

Hoje vou montar um quebra cabeça com 12 peças que vai formar uma figura em ordem cronológica e quero que você preste atenção porque vou fazer perguntas para saber se você aprendeu o que é a Páscoa!

A 1ª figura (mão amarradas↑) – (Êxodo 1:8-14) Representa o povo de Israel no cativeiro do Egito, por 430 anos (Êxodo 12:40) eles amargaram a vida com dura servidão, em barro, em tijolos, em trabalhos no campo e  sofriam com a tirania do reino do Egito.

A 2ª figura (Sarça ardente) – (Êxodo 3:1-15) Num certo dia estava Moisés, cuidando das ovelhas no deserto próximo do monte Horebe “conhecido como monte de Deus), Moisés viu algo e quando subiu encontrou uma sarça “tipo de planta” que estava em chamas mas não queimava. Naquele local Deus falou com Moisés – Disse-lhe Deus v.7 “…vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor…” v.10 “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.”

Nossa 3ª figura (sangue nos umbrais) – (Êxodo 5:1-2) Quando Moisés foi ao rei do Egito “Faraó” e pediu que o seu povo fosse liberto, o Faraó endureceu o seu coração e não deixou o povo ir. Deus mostrou o seu poder enviando 10 praga (Êxodo 7:14 a 12:36), na última praga Deus institui a Páscoa por estatuto perpetuo 12:14. Através do sacrifício de um cordeiro perfeito e o seu sangue foi colocado nos umbrais das casas simbolizando uma aliança com Deus, a casa que tivesse essa marca não sofreria com a morte do filho primogênito.

Depois da decima praga Faraó reconheceu a derrota e deixou o os filhos de Israel irem embora do Egito.

Essa foi à primeira Páscoa a libertação dos filhos de Israel que viviam no Egito como escravos.

Durante muitos e muitos anos Israel celebrou a Páscoa, mas eles abandonaram a Deus e fizeram coisas eradas que não o agradava e se tornaram cativos novamente tanto do pecado que os afastava de Deus (Romanos 3:23) como de um outro reino tirano. Foi quando Deus enviou o Seu Filho primogênito para vim salvar a todos. (João 3:16)
A 4ª figura (cálice e pão) – Jesus celebrou a páscoa com seus discípulos que foi a última ceia que Jesus tomou com os discípulos e ensinou que o Pão era o seu Corpo e que o vinho o seu Sangue – Mateus 26:17-30; Marcos 14:12-26;Lucas 22:7-20.

A nossa 5ª figura (orando) – Jesus após celebrar a páscoa vai para monte das Oliveiras ora porque Ele iria passar por um momento muito difícil e duro – Mateus 26:36 a 46; Marcos 14:32-42;  Lucas 22:39-46

Nossa 6ª figura (mãos amaradas) – Jesus é preso e foi levado a presença de Caifás – Mateus 26:57

A 7ª figura (mão indicando) – Depois de ser julgado pelos principais sacerdotes, Jesus foi conduzido para a presença de Pilatos, que o castigou severamente e o condenou a morte – Mateus 27:11-26; Lucas 23:13-25

A 8ª figura (coroa de espinho) – Jesus é coroado rei com uma cora de Espinhos – Mateus 27:28-31; Marcos 15:16-20

Em nossa 9ª figura (cruz mão) – Jesus carregava a cruz, mas não estava suportando tanta crueldade e sofrimento, foi quando um homem chamado Simão, a quem o obrigaram a carregar a cruz de Jesus – Mateus 23:32; Marcos 15:21; Lucas 23:26

A 10ª figura (3 cruzes) – Jesus é levado para o lugar chamado Gólgoata, que significa Lugar da Caveira e o crucificaram entre dois ladrões, um dos ladrões pediu perdão e foi perdoado – Lucas 23:26-49

A 11ª figura (túmulo) – Jesus após morrer na cruz por nossos pecados, José de Arimatéia foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus para ser sepultado. Após Jesus o corpo de Jesus ser colocado no túmulo rolou uma grande pedra e lacraram o local e também colocaram soldados vigiando, mas no primeiro dia da semana Maria Madalena e outra Maria foram ver o túmulo e ao chegarem lá encontraram um anjo que disse: “…Não temas; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou…” (Mateus 28:5-6)

E nossa última figura – (Atos 1:1-11) Aleluia, Jesus está vivo e quando estavam reunidos com Ele lhe disse: v.8 “…recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”

Essa é a verdadeira história da Páscoa, que fala do sacrifício de Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e no Evangelho de João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

Se você ainda não tem Jesus como Salvador e quiser fazer isso agora pode é só confessar os seus pecados e reconhecer como Senhor e Salvador pessoal.

Se tiver duvidas me procure no final e conversaremos (aproveite esse momento para apresentar o plano de Salvação com o Livro Sem Palavras e fazer aconselhamento)

No Amor de Cristo,
Marcelo Lieuthier





↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ FIGURAS PARA DOWNLOAD ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ 

Link para download impressão em PDF A4







terça-feira, 14 de março de 2017

Instituto Bíblico Palavra da Vida

No sábado(11) março, estive no (IBPV) - Instituto Bíblico Palavra da Vida – NE, para lecionar aula sobre Evangelismo Infantil, a nossa proposta foi como conduzir uma criança a Cristo. Foi um bom tempo de crescimento para mim como professor e para os vinte e dois (22) alunos que estão dedicando ano de sua vida para aprender mais da Palavra de Deus.

Ao retornar para o lar, recebi a seguinte mensagem pelo WhatsApp “Pediram para te agradecer: Foi muito importante sua aula, suas explicações e seu exemplo como Pastor de Crianças! Influenciou muito! Muito obrigada Pastor Marcelo"

Como é bom saber que existem jovens motivados no ministério com crianças!

Hoje cada aluno do IBPV/2017, mora em meu coração. Lamento o pouco tempo que passamos juntos, gostaria de ter mais tempo com eles, mas se for da vontade de Deus nos encontraremos e poderemos conversar e quem sabe trocar experiências.


No domingo(12), pela manhã aproveitei para confeccionar um flanelógrafo medindo 120x98cm para a Missionária Liege Messias que é uma grande amiga e colega de ministério infantil.




Aproveito este momento para agradecer a toda direção do IBPV pelo voto de confiança e carinho na hospedagem de toda minha família.

Deixo um registro fotográfico do dia de aula.

 










 A Deus seja sempre, toda a glória!

Atos 20:24