segunda-feira, 16 de julho de 2018

JESUS ESCOLHE DOZE DISCÍPULOS


JESUS ESCOLHE DOZE DISCÍPULOS

Alvo da Mensagem

Ajudar cada criança a reconhecer que Deus tem um plano para sua vida, mostrando-lhe que ela deve escolher seguir esse plano.

Escrituras

Mateus 4:18-22; 9:9-13; 10:1-4; Marcos 1:16-20; 2:13-17; 3:13-19; Lucas 5:27-32; 6:12-16; João 1:35-51; 14:1-26.

Visuais

Versículo para memorizar

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos..." (João 15:16).

Ensinando o Versículo

Jesus disse; "eu vos escolhi... e vos designei". Ele estava dizendo que escolheu cada um individualmente porque tinha um plano e um trabalho especial para cada pessoa fazer. “...para que vades e deis frutos..."

O que Jesus quer dizer é que cada um deverá falar a respeito do Salvador, compartilhando com os demais (amigos da rua ou apartamento onde moram; colegas da escola) o que sabem do Senhor Jesus e o que estão aprendendo ao estudar a Palavra de Deus.

Introdução

Vamos imaginar agora que um técnico que está escolhendo seu time para jogar numa competição internacional de futebol. Que tipo de jogadores vai incluir na seleção? Sim, aqueles que jogam muito bem. Não serão escolhidos aqueles que não sabem chutar a bola na direção certa, ou não têm capacidade para correr bem depressa. Agora, vamos pensar... Que tipo de homens o Senhor Jesus iria escolher para o Seu trabalho? Deviam ser homens muito inteligentes? Homens que sabiam fazer coisas importantes? Ricos? Bonitos? Muito simpáticos?

Mensagem

Vou pegar como base o texto de Lucas 6:12-16

No v.12 diz que: “...e passou a noite orando a Deus”

(Coloque a Figura)

Jesus passou a noite toda orando a Deus antes de escolher os doze. Jesus já começa a nos ensinar que não devemos agir pelos nossos impulsos de independência de Deus! Pelo contrario devemos buscar a Deus sempre em todos os momentos.

Ex.: devemos orar antes de fazer uma prova na escola, pedindo ajudar a Deus para lembrarmos do que estudamos.

vv.13 – Jesus escolhe 12 dentre os seus seguidores e os chama de apóstolos.

v. 14 - O primeiro discípulo foi Simão que o chamou de Pedro (1) “Simão”, o segundo foi e André (2) o seu irmão. Jesus os conheceu num dia que fazia uma caminha pelo mar da Galiléia, viu o irmão quando eles estavam pescando, lançando as redes (Mateus 4:18-19) e lhes disse "Pedro, André, sigam-Me, e Eu os farei
pescadores de homens" Os dois irmãos olharam para Jesus, deixaram suas redes dentro do barco e seguiram o Senhor O Senhor Jesus. Eles agora seriam pescadores de homens - iriam trazer homens, mulheres, meninos e meninas ao Senhor Jesus. Tornaram-se os primeiros discípulos.

Você pode ser um pescador de homens como Pedro e André, falando aos seus amigos a respeito do Senhor Jesus. Convidando-os para vir junto à Escola Dominical, onde poderão aprender da Palavra de Deus, a Bíblia.

v.14 O terceiro discípulo que Jesus chamou foi Tiago (3) e o quarto foi João (4) eles também eram pescadores e estavam concertado as redes com seu pai “Zebedeu” e atenderam ao chamando de Jesus imediatamente (Mateus 4:21-22).

Esses dois irmãos Jesus os chamavam de
“Filhos do Trovão”

Tiago gostava de ser o primeiro. Talvez ficasse aborrecido quando não conseguia tudo que queria. Sempre que ele pretendia fazer uma coisa, queria acabar, logo. Mas, às vezes, outras pessoas o impediam de fazer o que queria.

Se Tiago quisesse ser discípulo de Jesus, teria de aprender a confiar em Jesus para ter a vitória sobre a raiva.

João também tinha um gênio forte, mas, logo que começou a seguir a Jesus, foi se modificando. Ele chegou a ser uma pessoa meiga e bondosa. João confiava na Palavra de Deus e não duvidava das decisões do Senhor Jesus. Mais tarde foi conhecido como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 13:23; 19:26), também é o autor do Evangelho Segundo João, das Epístolas de I, II e III João e do Livro de Apocalipse.

v.14, O quinto discípulo que Jesus escolheu foi Filipe (5) e o sexto foi Bartolomeu (6). Em (João 1:43) diz que Jesus caminhando pela Galiléia encontrou Filipe e disse segue-me, ele era da mesma cidade de Pedro e André possivelmente já se conheciam.

Filipe estava contente e falou de Jesus para seu amigo Bartolomeu “Natanael” (João 1:46-48) que também decidiu seguir a Jesus.




v.15, o sétimo discípulo que Jesus escolheu foi Mateus (7) “Levi”, era cobrador de impostos do governo romano e os judeus não gostavam e não queriam ser seus amigos e possivelmente, Mateus devia ser um homem muito solitário. Então Jesus, disse ao cobrador de impostos: "Segue-me" e Mateus O seguiu.

Sabem o que ele logo fez? Ofereceu um banquete a Jesus em sua casa e apresentou-O aos outros convidados. Logo depois, deixou seu lar e seu emprego para seguir o Senhor Jesus. Era o sétimo discípulo.

Mateus depois se tornou o autor do Evangelho Segundo Mateus (o primeiro livro do Novo Testamento)

v. 15, o oitavo discípulo que Jesus escolheu foi Tomé (8) era.

Você já" teve dúvidas a respeito de alguma coisa que alguém lhe dissesse?

Tomé é conhecido como um homem que duvidava. No dia em que o Senhor Jesus morreu na cruz, entregando Sua vida e Seu sangue pelos nossos pecados, Tomé com certeza estava por perto. E, quando o corpo do Senhor Jesus tinha sido colocado num túmulo por alguns amigos, Tomé estava muito triste mesmo!

Três dias depois, o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos e apareceu aos discípulos, que estavam todos reunidos, menos Tomé.

Quando Tomé ouviu esta notícia, achou difícil acreditar nela. E quando o Senhor Jesus voltou novamente, Tomé O viu e acreditou. Todas as suas dúvidas desapareceram! Ele queria contar para todo mundo que Jesus estava vivo.

v.15, o novo discípulo foi Tiago (9) “Tadeu” filho de Alfeu. Você sabe o que crê a respeito do Senhor Jesus? Tiago nem sempre entendia tudo, mas permanecia fiel, fazendo o trabalho que deveria fazer.



v.15, o décimo discípulo chamava-se Simão (10), o Zelote, ele ficou conhecido assim por que tinha o mesmo nome de Pedro também conhecido por sua fidelidade e zelo em relação a Jesus Cristo.


v.16, o décimo primeiro discípulo chamava-se Judas (11) “Tadeu”, filho de Tiago, pouco se sabe a respeito dele na Bíblia.





v.16, o décimo segundo discípulo chamava-se de Judas Iscariotes (12), o único dos apóstolos que não era da Galiléia, ele vinha da região da Judéia. Judas foi escolhido pelos outros discípulos para ser tesoureiro e cuidar do dinheiro do grupo inteiro. Ele estava presente, ouvindo os ensinamentos do Senhor Jesus, durante três anos, junto com os outros discípulos. Mas Judas, não sabemos porque, tomou a decisão de trair o Senhor Jesus, voltando-se contra Ele. Não sabemos a sua razão. Mas uma coisa sabemos: Judas tomou uma decisão muito errada.

OS Doze Discípulos foram escolhidos pelo Senhor Jesus. Você notou como eram diferentes uns dos outros? Alguns eram homens muito simples; outros eram líderes. Uns tinham gênio forte; outros eram fechados, pensando muito antes de falar ou fazer alguma coisa.

Nenhum dos doze era perfeito, como era o Salvador que os escolheu. Todos eles tinham pontos fracos. O Senhor Jesus conhecia suas fraquezas. Mas, olhando para eles, Ele sabia o que podia fazer por eles e como poderia também usá-los no Seu trabalho.

Cada um deles tinha de crer em Jesus, em primeiro lugar, como o Filho de Deus que tinha poder para perdoar seus pecados. Depois, conforme eles se tornaram discípulos do Senhor Jesus, obedecendo-Lhe, Ele mudou suas vidas. E Ele os usou para ensinar e treinar outras pessoas.

Pensando nos doze homens escolhidos pelo Senhor Jesus, será que você notou qualquer semelhança com você em algum deles?

Talvez Deus queira que você seja um Missionário ou Missionária, indo com o Evangelho para outro país.

Um Pastor.

Um músico que vai compor lindas músicas para louvar o Senhor.

Deus está ensinando a você através dessa mensagem de hoje e lhe preparando-o para o trabalho especial que Ele já planejou.

Concluindo a Mensagem

Mas para você fazer parte de time de Deus, é preciso reconhecer que você é pecador e precisa de ter Jesus Cristo como o Seu Salvador pessoal. (João 1:12)

Quem quer também seguir a Jesus?

Apelo
Oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário