quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Cego Bartimeu

O Cego Bartimeu

Texto Bíblico - Marcos 10. 46-52

Objetivo: Que a criança não salva peça ao Senhor que remova as trevas do pecado.
Verdade Central Relacionada à Criança: Só Jesus pode remover as trevas do pecado.

Introdução: Peça que as crianças fechem os olhos. Depois de discutir o que elas vêem (escuridão) diga para abrirem os olhos. Você já pensou como seria se não pudesse enxergar ficar no escuro todo o tempo? Bartimeu não enxergava nada. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais sombria, porque era cego! Não havia esperança de que Bartimeu algum dia pudesse enxergar. Até que…

Andamento:
A. Jesus e Seus discípulos passaram por Jericó a, caminho de Jerusalém (v.46). Acidade de Jericó dos dias do Novo Testamento, situada a 8 km a oeste do rio Jordão tinha sido construída por Herodes o Grande para local do seu palácio de inverno. A cidade ficava 1,5 km da Jericó do Antigo Testamento, que Deus havia advertido para não ser reconstruída (Josué 6.26).

B. Quando Jesus, seus discípulos, e uma grande multidão deixavam a cidade, viram o cego Bartimeu pedindo esmolas à beira da estrada (v. 46). Bartimeu vivia em escuridão física, porque não podia enxergar. Mas, ele tinha um problema bem maior. Seu coração também se achava no escuro por causa do pecado. Você e eu nascemos também com corações pecadores. Deus diz que viver no pecado é como estar nas trevas, porque estamos separados dEle e não podemos encontrar o caminho para chegar a Ele; o pecado nos cegou, impedindo que vejamos a verdade sobre nós mesmos e sobre Deus (1 Coríntios 2:14). O que é pecado? Pecado é qualquer coisa que não agrada a Deus. A Palavra de Deus diz que as coisas erradas que as pessoas fazem as levam a amar mais as trevas do que a luz (João 3.19). Quando pensamos na escuridão, pensamos em esconder coisas. É por isso que quando as pessoas fazem coisas que sabem ser erradas, elas tentam escodê-Ias, ou agem em segredo. (Dê exemplos: brincar com seus brinquedos, usando a luz da lanterna em seu quarto, quando deveria estar dormindo; fingir que está estudando, enquanto esconde uma revistinha no livro da escola; esconder um objeto que você quebrou para que ninguém descubra.) Deus diz também que o pecado deve ser castigado; o castigo é ficar para sempre se parado de Deus num lugar escuro. Sem o Senhor Jesus você está na escuridão do pecado. Este é um problema bem maior do que a escuridão física do cego Bartimeu.

C. Ouvindo que Jesus passava por ali, Bartimeu gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”! (v.47). Bartimeu ouviu sem dúvida, relatos de que Jesus restaurava a visão. O uso do título “Filho de Davi” mostra que; embora Bartimeu fosse fisicamente cego, ele possuía discernimento espiritual. Ele reconheceu Jesus como o Messias prometido de Israel (Is. 29.18,19; 61.1-3;Lc 4.18,19).

D. Embora a multidão tentasse calar Bartimeu; ele gritava ainda mais alto para Jesus: “Tem misericórdia de mim”! (v. 48).

E. Ao ouvir o chamado de Bartimeu, Jesus soube que ele precisava de ajuda (v. 49). Jesus amava Bartimeu. Ele sabia que o cego se achava ali, naquela enorme multidão, necessitando do Seu auxílio. Jesus queria ajudá-lo. Ele ama também a você e a mim. Foi Ele Quem nos fez e sabe tudo sobre você - a cor dos seus olhos e se você é alto ou baixo. Ele conhece também o seu coração pecador; nada fica, escondido dEle. Em vista de Jesus ser Deus, Ele é perfeito e livre de todo e qualquer pecado. A Bíblia diz: ”Deus é luz e não há nEle treva nenhuma” (1 João 1.5). É por isso que não pode haver pecado no Céu. Mas, apesar do nosso pecado, Deus Pai “nos amou e enviou Seu Filho” (1 Jo 4.10). Jesus é Deus Filho e Ele ama você tanto quanto amou Bartimeu.

F. A multidão estava agora animando Bartimeu, dizendo que fosse corajoso e ficasse de pé, porque Jesus o chamava (v. 49).

G. Bartimeu tirou a capa, levantou-se e foi ter com Jesus (v. 50).

H. Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça”? (v.51). Jesus era O Único com poder para devolver a vista a Bartimeu. Mas, mais que isso, era o único que podia remover a escuridão do pecado no coração dele. Jesus preparou um meio dos seus pecados e dos meus serem também perdoados. Alguns dias depois de ter passado por Jericó, o Senhor Jesus morreria na cruz, recebendo o castigo pelos pecados do mundo inteiro. Você e eu sabemos hoje que Jesus morreu pelos nossos pecados, derramando Seu precioso sangue. Ele não merecia morrer porque não tinha pecado. A Bíblia diz que com a Sua morte, Jesus ”nos libertou do império das trevas...” (Cl. 1.13,14). Jesus morreu e foi sepultado; mas Ele ressuscitou. Ele vive hoje para remover as trevas do pecado do seu coração. Tudo que você precisa fazer é pedir a Ele que o perdoe. Jesus queria tirar as trevas do pecado do coração de Bartimeu e Ele era o único com poder para fazê-lo enxergar.

I. Bartimeu respondeu ansioso: “Mestre, que eu torne a ver” (v. 51). Bartimeu tinha fé sincera. Ele confiava na capacidade de Jesus, Mestre (Raboni) significa ”Grandioso”, ou ”Meu Senhor, Meu Mestre”.

J. Ao ver a fé que Bartimeu tinha, Jesus disse: ”Vai, a tua fé te salvou” (v.52). O Senhor viu a fé no coração de Bartimeu. Poder crido, Bartimeu não só foi curado da escuridão física; como também liberto da escuridão espiritual. Ele foi salvo.

Clímax:
Na mesma hora, pela fé em Jesus, Bartimeu ficou livre da cegueira e das trevas do pecado (v.52)

Final:
A. Conclusão Bartimeu seguiu Jesus pela estrada e louvou a Deus com, todo o povo (Lucas 18.43).


B. Apelo (Não salvos) Bartimeu creu que Jesus tinha poder para curar a sua cegueira e pediu a Jesus para ajudá-lo. Você crê que o Senhor Jesus tem poder para remover as trevas do seu pecado? Está disposto a chamá-IO para salvar você? (Romanos 10.13). Veja Fazendo o pelo a Criança não salva.

****************************************************************************************************
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC
Figuras: http://distantshores.org/resources/illustrations/sweet-publishing
Adaptação para método visual de cartaz tamanho A3 ou PowerPoint: Marcelo Lieuthier
****************************************************************************************************

sábado, 3 de outubro de 2015

Jesus declarou, Eu Sou...

Jesus declarou, Eu Sou...

Ensino: Ajudar a compreender os vários aspectos da Pessoa de Jesus Cristos e sua Missão em anunciar as Boas Novas.

Método Visual: Usar uma Bíblia com as figuras dentro, despertando o interesse de qual será a próxima figura.


Fonte das Figuras: Extraídas da internet através de pesquisa de imagens no google.

Fonte do texto: Bíblia de Recursos para O Ministério com Crianças – APEC.

1)    O Pão da Vida (João 6:32-35)

O Pão é um alimento básico que mantém vivo o nosso corpo. Assim como nosso corpo sente fome de alimento, nossas almas sentem fome de perdão e paz. Só Jesus pode satisfazer a fonte de sua alma. Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá Salvá-lo até que você O receba como seu Salvador do pecado. Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar “alimentando” você espiritualmente mediante a Sua Palavra (Jó 23:12).







2)    A Luz do Mundo (João 8:12)

A escuridão é muitas vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é uma dentre muitas luzes; é a única “luz” que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na “luz”, a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como Salvador. Os crentes são também chamados de “Luz do mundo” (Mateus 5:14). Mas, somos luzes diferentes. Como a lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.






3)    A Porta e o Bom Pastor


Quando Jesus viveu na terra, muitos de seus conterrâneos (pessoa que é da mesma região que mora) cuidavam de rebanhos de ovelhas. Os que tomavam conta das ovelhas eram chamados de pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas num cercado “aprisco” com uma única passagem. Não havia portão (ou porta) nessa entrada. O pastor ficava deitado na passagem – ele era a porta. Desse modo, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada. Jesus é o Único que pode garantir-nos entrada no Reino dos Céus. Uma vez que esteja no Seu reino, você pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o seu Protetor. Ele prometeu ser também o seu Provedor.

Alguns pastores cuidavam muito bem de suas ovelhas. Os animais eram bem alimentados. Pastavam e dormiam em segurança. Outros eram descuidados, Jesus chama a Sim mesmo de O Bom Pastor e chama de suas ovelhas os que O receberam. O Senhor ama as Suas “ovelhas”. Como nosso Bom Pastor, Jesus nos garante que irá suprir todas as nossas necessidades (Salmo 23). Do mesmo modo que o pastor protegia suas ovelhas dos leões e ursos, Jesus nos protege de nosso inimigo, o diabo, que busca nos “devorar” (I Pedro 5:8).

Alguns pastores eram “empregados” e não donos das ovelhas que cuidavam, quando havia perigo, esses pastores fugiam e deixando o rebanho desprotegido. O bom pastor, de outra maneira, estava disposto a tudo pelas suas ovelhas – até a dar sua própria vida. Visto que Jesus, seu Bom Pastor, deu Sua vida na cruz para pagar pelo seu pecado, você certamente, confiar, nEle para permanecer a sue lado a vida inteira, suprindo todas as suas necessidades (Hebreus 13:5,6).

4)    A Ressurreição e a Vida (João 11:25,26)

Por ser o Criador Jesus tem pode sobre a vida e a morte. Ele mostrou Seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado (trazido de volta à vida), Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida aos mortos. A Bíblia diz que nascemos “mortos” em nossos pecados (Efésios 2:1). Quando você recebe Jesus como seu Salvador, Ele lhe dá nova vida espiritual, faz de você uma “nova criatura” (II Coríntios 5:17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro “eu” vai viver com Ele. Um dia o seu corpo também será ressuscitado.






5)    O Caminho, a Verdade, e a Vida (João 14:6
Quando você viaja, tem de escolher a estrada ou o caminho certo, para que possa chegar ao seu destino. Jesus chama a Sim mesmo de o Caminho porque só ao aceitá-lO como Salvador, podemos chegar ao céu.
O Senhor chama a Si mesmo de a Verdade porque, sendo a Bíblia a Palavra escrita (o termo grego é logos) a Verdade (João 17:17), Ele é a Palavra Viva (logos) da Verdade (João1:1). Ao chamar Jesus de logos, João o identificou como a expressão visível de Deus, Deus em forma humana. Jesus é o único ser Humano que compreendeu completamente, falou e viveu a verdade. Durante a Sua vida na terra, Ele mesmo, “nos libertará” (João 8:32,36). Como a Verdade viva m si mesmo (João 5:26). Quando O aceitamos, Ele traz vida aos nossos espíritos que até então estavam mortos no pecado (João 3:36). Esta vida espiritual nos capacita a ver o mundo sob uma nova perspectiva (João 10:10; 1 Timóteo 6:17b) e a viver cada dia de modo agradável a Deus (Filipenses 4:13; I João 4:4). Por termos a Sua nova vida, iremos juntar-nos ao Senhor nos Céus, nosso lar eterno.
6)    A Videira (João 15:5)
A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele é a Videira e nós os ramos. A não ser que o ramo esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus, nada podemos fazer.