sábado, 19 de dezembro de 2015

Artes gráficas dezembro de 2015

Artes gráficas feitas no neste mês de dezembro


Para a Missionária Valterlane Silva – Tia Lane
 *****
Para a Missionária Valterlane Silva – Tia Lane
*****
Para o Sr. Buno Silva
*****
Para a Missionária Valterlane Silva – Tia Lane
*****
Para a Srª. Dayse Katharina Lieuthier
*****
Para o coral da Igreja Batista Pinheirópolis – Caruaru – PE 




sábado, 12 de dezembro de 2015

XI Congresso do NOBEC – Recife

Nos dias 4 a 6 de dezembro, foi realizado o XI Congresso do NOBEC – Núcleo de Orientação Bíblica para Professores Evangelistas de Crianças, Recife – PE. Nestes dias de Ministrações da Palavra de Deus, Seminários e Workshops, apresentados pelos preletores (Tio Mateus – BA, Tia Ruth Léa – RJ, Tia Mariléia de Paula – RJ, Tia Doçura – RJ e Tia Lani – SC) com temas pertinentes e bem contextualizados para um melhor esclarecimento de todos presentes e em resumo considero que foi uma benção para cada participante que esteve presente.

O evento foi muito bem organizado pelo NOBEC – Recife, sobre a direção de Ivaldira Tenório, que demostrou zelo e carinho por cada congressista presente. Como foi bom participar desse evento e conhecer outros ministérios como o da Tia Lani – SC, que tem um excelente trabalho com Recursos Didáticos para o Ministério Infantil, com produtos feitos artesanalmente para facilitar ao educador/evangelista na apresentação de conteúdos bíblicos aos alunos de forma fácil e inovadora. Fica uma sugestão, visite o site da Tia Lani, para você conhecer o seu belíssimo trabalho.




Faço questão de registrar minha gratidão a todos os membros que fazem parte do NOBEC – Recife, pelo esmero de querer realizar um evento digno de Honrar, Glorificar e Louvar o nome de Deus.

Foto: NOBEC












Foto com Tia Ruth Léa.

Mais fotos do XI Congresso do NOBEC, http://nobecrecife.blogspot.com.br/ 

Marcelo Lieuthier.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Agenda para Planejamento 2016

Agenda para Planejamento 2016
R$15,00
(SEM o frete dos correios)


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Somente...

S o m e n t e...

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para vossa alma; mas eles dizem: não andaremos” Jeremias 6:16

r a ç ã o

Quando lemos este versículo da Bíblia, destacar as palavras “veredas antigas”, pensamos logo em algo que é do passado. Mas se olharmos com cuidado e mais profundamente com atenção, poderemos concluir que são as veredas de Deus, ou melhor, os seus caminhos de Deus.

Aurélio:
1 Caminho estreito.
2 Caminho secundário que permite encurtar caminho ou chegar mais rapidamente.
3 Rumo; direção.

Deus deseja que estejamos sempre inclinados para sua Palavra, ou seja, a Bíblia. Devemos nos alimentar dela com toda força do nosso coração, para não pecarmos contra o Senhor.

No dia 31 de outubro de 1517 (fig.001), um homem chamando Martinho Lutero questionou as atitudes da Igreja naquela época e tentou ajudar a igreja propondo um reforma nos princípios e atitudes de todos os que faziam parte da igreja, mas foi incompreendido, foi ai que nasceu a Reforma Protestante que no ano de 2017 vai completar 500 anos. E dessa reforma nasceram às cinco Solas ou Somente (figura 2).










Somente a Palavra de Deus (figura 3 e 4)
Martinho Lutero defendia que a Palavra de Deus era a Escritura Sagrada e que é central para a comunidade cristã; é dela que a comunidade deve se alimentar e é nela que deve basear as suas ações (atitudes). Nenhuma lei, tradição, convenção humana, nem mesmo a igreja pode ser superior a Palavra de Deus.

Os líderes da época se distanciaram da Palavra de Deus, passando a agir de modo completamente errado, abandonando os princípios básicos da fé cristã. 

A Reforma veio para dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, é o único manual de Fé, Regra e Prática de todo o Cristão e que ela estar ligada a cada pessoa individualmente. Porque é através da Bíblia que Deus fala aos nossos corações pessoalmente e aponta qual o caminho da Salvação.

II Timóteo 3:16,17  “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Somente Cristo (figuras 5 e 6)
Jesus Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida, porque somente Cristo salva, somente Cristo perdoa, e somente Cristo pode nos levar até Deus, não existe outro caminho, porque o homem não tem forças e nem recursos para salvar a si mesmo por meio de obras (boas atitudes) ou méritos pessoais.

Atos 4:12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. 

A Palavra de Deus, só existe somente por Cristo, se estudar com bastante cuidado o Velho Testamente vamos encontrar vários textos que apontam para o Messias que é Jesus Cristo. E ao estudar o novo Testamento com cuidado também o foco central é Somente Cristo.

Em Hebreus 12:2a ensina que o nosso olhar deve estar unicamente firme em Jesus Cristo o autor e consumador da fé.

Somente a Graça (figuras 7 e 8)
Hoje, não existe nada de graça, tudo tem um preço ou interesse a ser pago. Já Deus nos dar Somente a Graça por sua maravilhosa misericórdia e nada mais. Graça significa favor imerecido, não existe uma forma de ser conquistada ou comprada mediante pagamento, carta de perdão de que o homem pode inventar.

Efésios 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

A Reforma veio para ajudar a Igreja (O Corpo de Cristo) ser fundamentada e centralizada na pessoa de Jesus Cristo e na Palavra da Deus a Bíblia.

Será que precisamos dessa reforma hoje em nossa vida?

Somente a Fé (figuras 9)
Precisamos da Fé, porque sem ela não podemos agradar a Deus. (Hebreus 11.6) A fé é o nosso escudo, é o nosso caminho que nos possibilita andar com confiança que temos paz com Deus.

Somente pela Fé e não pelas nossas obras e seremos salvos, não precisamos conquistar o favor de Deus. Deus já manifestou o quanto nos ama, ao enviar seu Filho ao mundo para que todo o que nEle crer seja salvo. Ao crer em Jesus Cristo como nosso Salvador ficamos libertos da escravidão do pecado. Em Romanos 1:17 nos ensina que “O justo viverá pela fé”. Ou seja, Deus nos justifica, nos torna justos, não pelas nossas ações, mas pela ação de Cristo ao nosso favor.

Somente A Glória de Deus (figuras 10 e 11)
A Palavra de Deus ensina que, Deus não divide a sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação do deserto: (Mateus 4:10) Somente a Deus adorarás e só a ele prestarás culto. “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8).  “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus(1 Co 10.31).

Creio que nada mudou em relação a Deus e o seu eterno desejo, de ter um povo totalmente voltado para Ele em seus caminhos. Ele anseia encontrar ainda hoje crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres desejosos de andarem em suas veredas e serem, uma expressão de sua glória nesta terra.

Será maravilhoso termos somente estes cinco (5) princípios em nosso coração, como o centro do ensino cristão para nossas vidas.

Poderá o Senhor Deus contar comigo e com você para este retorno ao seu eterno propósito?

Que Deus nos abençoe no dia hoje.

O r a ç ã o!

(momento para o apelo a consagração de vidas e/ou salvação)


Fontes de Pesquisa sobre o assunto Reforma Protestante:

Visuais: Marcelo Lieuthier
Método: Flanelógrafo 160x115cm

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Cego Bartimeu

O Cego Bartimeu

Texto Bíblico - Marcos 10. 46-52

Objetivo: Que a criança não salva peça ao Senhor que remova as trevas do pecado.
Verdade Central Relacionada à Criança: Só Jesus pode remover as trevas do pecado.

Introdução: Peça que as crianças fechem os olhos. Depois de discutir o que elas vêem (escuridão) diga para abrirem os olhos. Você já pensou como seria se não pudesse enxergar ficar no escuro todo o tempo? Bartimeu não enxergava nada. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais sombria, porque era cego! Não havia esperança de que Bartimeu algum dia pudesse enxergar. Até que…

Andamento:
A. Jesus e Seus discípulos passaram por Jericó a, caminho de Jerusalém (v.46). Acidade de Jericó dos dias do Novo Testamento, situada a 8 km a oeste do rio Jordão tinha sido construída por Herodes o Grande para local do seu palácio de inverno. A cidade ficava 1,5 km da Jericó do Antigo Testamento, que Deus havia advertido para não ser reconstruída (Josué 6.26).

B. Quando Jesus, seus discípulos, e uma grande multidão deixavam a cidade, viram o cego Bartimeu pedindo esmolas à beira da estrada (v. 46). Bartimeu vivia em escuridão física, porque não podia enxergar. Mas, ele tinha um problema bem maior. Seu coração também se achava no escuro por causa do pecado. Você e eu nascemos também com corações pecadores. Deus diz que viver no pecado é como estar nas trevas, porque estamos separados dEle e não podemos encontrar o caminho para chegar a Ele; o pecado nos cegou, impedindo que vejamos a verdade sobre nós mesmos e sobre Deus (1 Coríntios 2:14). O que é pecado? Pecado é qualquer coisa que não agrada a Deus. A Palavra de Deus diz que as coisas erradas que as pessoas fazem as levam a amar mais as trevas do que a luz (João 3.19). Quando pensamos na escuridão, pensamos em esconder coisas. É por isso que quando as pessoas fazem coisas que sabem ser erradas, elas tentam escodê-Ias, ou agem em segredo. (Dê exemplos: brincar com seus brinquedos, usando a luz da lanterna em seu quarto, quando deveria estar dormindo; fingir que está estudando, enquanto esconde uma revistinha no livro da escola; esconder um objeto que você quebrou para que ninguém descubra.) Deus diz também que o pecado deve ser castigado; o castigo é ficar para sempre se parado de Deus num lugar escuro. Sem o Senhor Jesus você está na escuridão do pecado. Este é um problema bem maior do que a escuridão física do cego Bartimeu.

C. Ouvindo que Jesus passava por ali, Bartimeu gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”! (v.47). Bartimeu ouviu sem dúvida, relatos de que Jesus restaurava a visão. O uso do título “Filho de Davi” mostra que; embora Bartimeu fosse fisicamente cego, ele possuía discernimento espiritual. Ele reconheceu Jesus como o Messias prometido de Israel (Is. 29.18,19; 61.1-3;Lc 4.18,19).

D. Embora a multidão tentasse calar Bartimeu; ele gritava ainda mais alto para Jesus: “Tem misericórdia de mim”! (v. 48).

E. Ao ouvir o chamado de Bartimeu, Jesus soube que ele precisava de ajuda (v. 49). Jesus amava Bartimeu. Ele sabia que o cego se achava ali, naquela enorme multidão, necessitando do Seu auxílio. Jesus queria ajudá-lo. Ele ama também a você e a mim. Foi Ele Quem nos fez e sabe tudo sobre você - a cor dos seus olhos e se você é alto ou baixo. Ele conhece também o seu coração pecador; nada fica, escondido dEle. Em vista de Jesus ser Deus, Ele é perfeito e livre de todo e qualquer pecado. A Bíblia diz: ”Deus é luz e não há nEle treva nenhuma” (1 João 1.5). É por isso que não pode haver pecado no Céu. Mas, apesar do nosso pecado, Deus Pai “nos amou e enviou Seu Filho” (1 Jo 4.10). Jesus é Deus Filho e Ele ama você tanto quanto amou Bartimeu.

F. A multidão estava agora animando Bartimeu, dizendo que fosse corajoso e ficasse de pé, porque Jesus o chamava (v. 49).

G. Bartimeu tirou a capa, levantou-se e foi ter com Jesus (v. 50).

H. Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça”? (v.51). Jesus era O Único com poder para devolver a vista a Bartimeu. Mas, mais que isso, era o único que podia remover a escuridão do pecado no coração dele. Jesus preparou um meio dos seus pecados e dos meus serem também perdoados. Alguns dias depois de ter passado por Jericó, o Senhor Jesus morreria na cruz, recebendo o castigo pelos pecados do mundo inteiro. Você e eu sabemos hoje que Jesus morreu pelos nossos pecados, derramando Seu precioso sangue. Ele não merecia morrer porque não tinha pecado. A Bíblia diz que com a Sua morte, Jesus ”nos libertou do império das trevas...” (Cl. 1.13,14). Jesus morreu e foi sepultado; mas Ele ressuscitou. Ele vive hoje para remover as trevas do pecado do seu coração. Tudo que você precisa fazer é pedir a Ele que o perdoe. Jesus queria tirar as trevas do pecado do coração de Bartimeu e Ele era o único com poder para fazê-lo enxergar.

I. Bartimeu respondeu ansioso: “Mestre, que eu torne a ver” (v. 51). Bartimeu tinha fé sincera. Ele confiava na capacidade de Jesus, Mestre (Raboni) significa ”Grandioso”, ou ”Meu Senhor, Meu Mestre”.

J. Ao ver a fé que Bartimeu tinha, Jesus disse: ”Vai, a tua fé te salvou” (v.52). O Senhor viu a fé no coração de Bartimeu. Poder crido, Bartimeu não só foi curado da escuridão física; como também liberto da escuridão espiritual. Ele foi salvo.

Clímax:
Na mesma hora, pela fé em Jesus, Bartimeu ficou livre da cegueira e das trevas do pecado (v.52)

Final:
A. Conclusão Bartimeu seguiu Jesus pela estrada e louvou a Deus com, todo o povo (Lucas 18.43).


B. Apelo (Não salvos) Bartimeu creu que Jesus tinha poder para curar a sua cegueira e pediu a Jesus para ajudá-lo. Você crê que o Senhor Jesus tem poder para remover as trevas do seu pecado? Está disposto a chamá-IO para salvar você? (Romanos 10.13). Veja Fazendo o pelo a Criança não salva.

****************************************************************************************************
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC
Figuras: http://distantshores.org/resources/illustrations/sweet-publishing
Adaptação para método visual de cartaz tamanho A3 ou PowerPoint: Marcelo Lieuthier
****************************************************************************************************

sábado, 3 de outubro de 2015

Jesus declarou, Eu Sou...

Jesus declarou, Eu Sou...

Ensino: Ajudar a compreender os vários aspectos da Pessoa de Jesus Cristos e sua Missão em anunciar as Boas Novas.

Método Visual: Usar uma Bíblia com as figuras dentro, despertando o interesse de qual será a próxima figura.


Fonte das Figuras: Extraídas da internet através de pesquisa de imagens no google.

Fonte do texto: Bíblia de Recursos para O Ministério com Crianças – APEC.

1)    O Pão da Vida (João 6:32-35)

O Pão é um alimento básico que mantém vivo o nosso corpo. Assim como nosso corpo sente fome de alimento, nossas almas sentem fome de perdão e paz. Só Jesus pode satisfazer a fonte de sua alma. Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá Salvá-lo até que você O receba como seu Salvador do pecado. Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar “alimentando” você espiritualmente mediante a Sua Palavra (Jó 23:12).







2)    A Luz do Mundo (João 8:12)

A escuridão é muitas vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é uma dentre muitas luzes; é a única “luz” que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na “luz”, a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como Salvador. Os crentes são também chamados de “Luz do mundo” (Mateus 5:14). Mas, somos luzes diferentes. Como a lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.






3)    A Porta e o Bom Pastor


Quando Jesus viveu na terra, muitos de seus conterrâneos (pessoa que é da mesma região que mora) cuidavam de rebanhos de ovelhas. Os que tomavam conta das ovelhas eram chamados de pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas num cercado “aprisco” com uma única passagem. Não havia portão (ou porta) nessa entrada. O pastor ficava deitado na passagem – ele era a porta. Desse modo, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada. Jesus é o Único que pode garantir-nos entrada no Reino dos Céus. Uma vez que esteja no Seu reino, você pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o seu Protetor. Ele prometeu ser também o seu Provedor.

Alguns pastores cuidavam muito bem de suas ovelhas. Os animais eram bem alimentados. Pastavam e dormiam em segurança. Outros eram descuidados, Jesus chama a Sim mesmo de O Bom Pastor e chama de suas ovelhas os que O receberam. O Senhor ama as Suas “ovelhas”. Como nosso Bom Pastor, Jesus nos garante que irá suprir todas as nossas necessidades (Salmo 23). Do mesmo modo que o pastor protegia suas ovelhas dos leões e ursos, Jesus nos protege de nosso inimigo, o diabo, que busca nos “devorar” (I Pedro 5:8).

Alguns pastores eram “empregados” e não donos das ovelhas que cuidavam, quando havia perigo, esses pastores fugiam e deixando o rebanho desprotegido. O bom pastor, de outra maneira, estava disposto a tudo pelas suas ovelhas – até a dar sua própria vida. Visto que Jesus, seu Bom Pastor, deu Sua vida na cruz para pagar pelo seu pecado, você certamente, confiar, nEle para permanecer a sue lado a vida inteira, suprindo todas as suas necessidades (Hebreus 13:5,6).

4)    A Ressurreição e a Vida (João 11:25,26)

Por ser o Criador Jesus tem pode sobre a vida e a morte. Ele mostrou Seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado (trazido de volta à vida), Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida aos mortos. A Bíblia diz que nascemos “mortos” em nossos pecados (Efésios 2:1). Quando você recebe Jesus como seu Salvador, Ele lhe dá nova vida espiritual, faz de você uma “nova criatura” (II Coríntios 5:17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro “eu” vai viver com Ele. Um dia o seu corpo também será ressuscitado.






5)    O Caminho, a Verdade, e a Vida (João 14:6
Quando você viaja, tem de escolher a estrada ou o caminho certo, para que possa chegar ao seu destino. Jesus chama a Sim mesmo de o Caminho porque só ao aceitá-lO como Salvador, podemos chegar ao céu.
O Senhor chama a Si mesmo de a Verdade porque, sendo a Bíblia a Palavra escrita (o termo grego é logos) a Verdade (João 17:17), Ele é a Palavra Viva (logos) da Verdade (João1:1). Ao chamar Jesus de logos, João o identificou como a expressão visível de Deus, Deus em forma humana. Jesus é o único ser Humano que compreendeu completamente, falou e viveu a verdade. Durante a Sua vida na terra, Ele mesmo, “nos libertará” (João 8:32,36). Como a Verdade viva m si mesmo (João 5:26). Quando O aceitamos, Ele traz vida aos nossos espíritos que até então estavam mortos no pecado (João 3:36). Esta vida espiritual nos capacita a ver o mundo sob uma nova perspectiva (João 10:10; 1 Timóteo 6:17b) e a viver cada dia de modo agradável a Deus (Filipenses 4:13; I João 4:4). Por termos a Sua nova vida, iremos juntar-nos ao Senhor nos Céus, nosso lar eterno.
6)    A Videira (João 15:5)
A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele é a Videira e nós os ramos. A não ser que o ramo esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus, nada podemos fazer.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A Mulher Samaritana

A MULHER SAMARITANA
João 4.1-42

1Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João  2(se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos),  3deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.  4E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.  5Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.  6Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.  7Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.  8Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.  9Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? 10Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.  11Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?  12És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?  13Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;  14aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.  15Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.  16Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;  17ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;  18porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 19Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.  20Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.  21Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.  22Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.  23Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.  24Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.  25Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.  26Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.  27Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?  28Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:  29Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!  30Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.  31Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!  32Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.   33Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?  34Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.  35Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.  36O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.  37Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.  38Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.  39Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.  40Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.  41Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,  42e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.  43Passados dois dias, partiu dali para a Galiléia.

INTRODUÇÃO

Você já teve aquela sede em que quando tomou um belo copo de água satisfez sua sede? Mas existe uma sede que só o Senhor Jesus pode satisfazer é a sede Espiritual, Jesus é a água da Vida Eterna.

ANDAMENTO

01. V. 1-3 — Depois de pregar na Judéia, Jesus decidiu voltar à Galiléia.

02. V. 4,5 — Jesus tinha de atravessar Samaria.
 
 03. V. 6-8 — Jesus sentou-se junto a uma fonte enquanto os discípulos foram à cidade. Quando a samaritana foi tirar água, Ele pediu-lhe de beber.

04. V. 9 — Surpresa, a mulher não compreendeu como Ele, um judeu, lhe pedia água.

05. V. 10-15 — A mulher não entendeu quando Jesus lhe assegurou que se soubesse quem Ele era, ela pediria a água viva.

06. V. 16-18 — Jesus desafiou a mulher a considerar sua condição de pecadora, pedindo que chamasse o marido.
07. V. 19-24 — A mulher tentou mudar de assunto.

08. V. 25-26 — Quando a mulher disse a Jesus que o Messias vindouro explicaria essas coisas, Ele respondeu: “EU O SOU”.

CLIMAX
V. 27-30— Na mesma hora, a mulher creu que Jesus era verdadeiramente o Messias e correu admirada até a cidade para contar aos outros o acontecido.

FINAL

09. V. 31-38 — Os discípulos chegaram com algum alimento para Jesus. Jesus afirmou que seu alimento era outro, o de fazer a obra do Pai.

10. V. 39-43 — Muitos samaritanos creram em Jesus por causa do testemunho da mulher e por ter ouvido pessoalmente a palavra dEle.



*********************************************************************************
Texto Bíblico: Bíblia Revista e Atualizada - SBB
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC
Figuras: http://distantshores.org/resources/illustrations/sweet-publishing
Adaptação para método visual de cartaz tamanho A3 ou PowerPoint: Marcelo Lieuthier
*********************************************************************************