sábado, 24 de junho de 2017

Daniel na Cova dos Leões - Daniel 6.1-28

Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC
Link do PowerPoint - https://goo.gl/XLNk7U


Objetivo: Que a criança salva decida permanecer firme e fiel a Deus mesmo que tenha de ficar sozinha.

Verdade central: Deus vai ajudar a ser firme e fiel a Ele.

Versículo: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” Salmo 27:1a

INTRODUÇÃO

Você já foi tentado a deixar de fazer o que é certo (ler a Bíblia, ser honesto, obedecer a seus pais) porque outros que não conhecem Jesus como Salvador o pressionaram? Deus quer que você seja fiel, isto é, faça o que certo todo tempo – mesmo quando o fato de agir corretamente possa colocar você em dificuldades. Daniel decidiu ser fiel a Deus, sem medir as consequências.

ANDAMENTO

A. O rei Dario deu a Daniel uma posição elevada pelo seu excelente trabalho (vv.1-3).

Daniel vivia em outro país pagão, ele conhecia e servia o Deus verdadeiro. A cada manhã ele conversava com Deus. (Veja v. 1; Salmo 55.17 “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”). É possível que dissesse: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” Salmo 27.1

B. Os outros líderes observavam Daniel, esperando apanhá-lo fazendo alguma coisa errada; em vez disso, eles o acharam fiel no trabalho e na adoração a Deus (v. 4).

Outros podem sentir-se ameaçados e ressentidos quando você faz o que a Bíblia diz continue bondoso com eles, mas não deixe de fazer o que é certo. Deus vai ajuda-lo.

C. Frustrados, eles combinaram usar a fidelidade de Daniel contra ele (vv.5-7).

Aqueles homens tinham muita inveja de Daniel. Inveja é pecado; ela coloca o crime no seu coração. Você talvez nunca sentiu inveja, mas a Bíblia diz que você e eu pecamos (Romanos 3.23). Pecado é tudo o que você pensa diz ou faz que não agrada a Deus (mentir para os pais, colar numa prova, sair de um jogo por estar zangado, falar palavrões). Deus o ama, embora você seja um pecador. Por esta razão, ele enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz em pagamento dos seus pecados e ressuscitar. Se você pedir a Ele que o salve, Ele lhe dará a Vida Eterna e livrará você de pecados como a inveja que aqueles líderes estavam sentindo.

D. Os líderes intrigantes usaram a lisonja (bajulação) para fazer o rei assinar um decreto estabelecendo que toda oração devia ser dirigida a ele (vv. 8,9).

Naquela época o rei geralmente se considerava um deus. Ele apreciava pensar em outros se curvando apenas à sua pessoa. O orgulho impediu que Dario visse a verdade razão do decreto. Ele o levou a aceitar a adoração que pertencia a Deus e colocou seu amigo Daniel numa situação difícil. O castigo da desobediência era a morte, sendo o réu atirado à cova dos leões.

E. Daniel decidiu continuar sua adoração diária apesar do decreto (v. 10).

Naquela época Daniel tinha mais de 80 anos e era o administrador-chefe do império persa.

Sabendo que Deus o capacitou para ser fiel, Daniel decidiu continuar orando como sempre tinha feito – embora isto pudesse significar a morte. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus vai ajuda-lo a ser firme e fiel a Ele, mesmo que ninguém mais seja, como ajudou Daniel. Ser firme significa decidir, em seu coração e sua mente, que vai agradar a Deus, fielmente, cumprindo isso. Na hora do almoço, Deus pode ajudar você a orar antes de comer, embora outros não façam isto. Na sala de aula, Deus pode ajudá-lo a explicar a sua fé na Bíblia, embora outros possam discordar. Em casa, Deus pode ajudá-lo a explicar a sua fé na Bíblia, embora outros possam discordar. Em casa, Deus pode ajudá-lo a levantar-se na manhã de domingo para ir ao culto, embora ninguém mais em sua família vá com você. Algumas vezes, quando você é fiel a Deus, outros talvez não compreenderam ou até achem ruim, mas a Palavra de Deus diz… (leia 1 Coríntios 15.58a). Não permita que a pressão exercida por outros o impeça de fazer o que é certo. Deus vai ajudá-lo a ser fiel, como Daniel foi.

F. Os inimigos de Daniel o acusaram diante de Dario (vv. 11-13).




G. O rei, entristecido, se esforçou sem sucesso para desculpar Daniel (vv. 14,15).

Nem mesmo o rei Dario tinha autoridade para mudar uma lei dos medos e persas.

H. Com relutância, Dario ordenou que Daniel fosse atirado ao leões, encorajando a Daniel a confiar no seu Deus (vv. 16,17).

O rei podia ver que o Deus de Daniel era real, porque tinha observado o poder divino na vida dele. No entanto, por não conhecer a Deus pessoalmente, Dario não conseguia confiar nele.

I. Enquanto Daniel enfrenta os leões, Dario não conseguia dormir, com o coração pesado (vv. 18,19).

Dario não podia ajudar Daniel, mas Deus podia. Deus já o havia ajudado a ser fiel; agora o auxiliaria a enfrentar a enfrentar as maldades que outros, por raiva, estavam fazendo com ele. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus vai ajudá-lo a ser firme e fiel a Ele, sem levar em conta a reação de outros. Quando orar na hora do almoço, alguns podem rir de você, mas outros podem notar isto e começar a pensar sobre a bondade de Deus para com eles. Quando você testemunha na classe sobre a sua fé em Deus, alguns podem discutir com você, mas alguém pode ouvir o que você diz e mudar a maneira de pensar que é um tolo, mas um dia um deles pode resolver ir com você e começar a aprender sobre Deus. Mesmo que ninguém tenha uma atitude bondosa para com você, Deus vai ajudá-lo a ser firme e fiel a Ele. Deus até promete recompensar a sua fidelidade no Céu (Apocalipse 2.10). Daniel permaneceu fiel a Deus mesmo naquela situação desesperada.

CLIMAX

Deus honrou a fidelidade de Daniel, protegendo-o dos leões (vv. 20-22).



FINAL

Conclusão

1. Daniel foi tirado da cova dos leões completamente ileso (v.23).

2. Os acusadores colheram o que haviam semeado: foram lançados na cova e devorados pelos leões (v. 24).





Ao colocar a última figura coloque o áudio com rugidos de leões.


3. O rei ordenou a todos que adorassem a Deus (vv. 25-27).

4. A fidelidade de Daniel foi recompensada; ele continuou como líder, fazendo sempre o que melhor que podia (v. 28).

B. Apelo (não salvos)

Deus recompensa fielmente, fazendo coisas maravilhosas para Seus filhos. Você já é filho de Deus? (João 1.12)

C. Desafio (salvos)

Mesmo sendo filho de Deus, você pode achar difícil ser fiel. (lembre as crianças das situações que mencionaram antes). Lembre-se de 1 Coríntios 15.58 e agradeça a Deus pela sua ajuda. Você vai decidir esta semana permanecer firme e fiel a Deus, mesmo que tenha de ficar sozinho? Deus talvez tenha lembrado você de uma situação em sua vida onde achou difícil ser fiel a Ele. Enquanto oramos juntos, converse com Deus sobre essa situação, pedindo a Ele que o ajude de maneira especial esta semana.

Link do PowerPoint - https://goo.gl/XLNk7U

quarta-feira, 21 de junho de 2017

A Fornalha Ardente - Daniel 3.1-30

“Fonte – Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, APEC. Editora – Hagnos. Páginas 939 e 940”
Link do PowerPoint - https://goo.gl/vTuS3o

Objetivo do Professor: Que a criança salva defenda firmemente a sua fé em Deus, mesmo quando for perseguida.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que os outros façam ou digam.

Versículo: Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Salmo 34.8


INTRODUÇÃO
Alguém já lhe pediu para fazer algo que seja contrario ao que a Bíblia ensina claramente? Você já foi pressionado para mudar as suas convicções? Três jovens da Bíblia foram desafiados por um rei para irem contra as palavras de Deus – ou morrer. O que iriam fazer? Tudo começou quando o rei mandou levantar uma estatua tão alta quanto um edifício.

 ANDAMENTO
A. O rei Nabucodonosor fez uma enorme imagem de ouro (v. 1).
[A imagem (estatua) tinha cerca de 30m de altura e 3m de largura. Professor: Tente encontrar algo em sua área que seja comparável a esta altura].


B. Ele ordenou a todos os líderes que comparecessem a consagração da imagem, caso contrário seriam lançados numa fornalha ardente (vv. 2-6).



C. Todos se curvaram, isto é, quase todos (V. 7)
Entre os líderes que o rei convocou, estavam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, três jovens cativos na Babilônia. Eles conheciam o Deus único e Verdadeiro que tinha feito o céu e a terra, Aquele que fez você e eu. Você conhece o Deus único e Verdadeiro? E Seu Filho? Ele quer que você O conheça (João 17.3). Deus ama tanto você que enviou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para morrer na cruz em seu favor. (Discuta a morte e a ressurreição de Cristo). Se você receber Jesus como seu Salvador do pecado, Deus o tornará Seu filho e lhe dará a Vida Eterna. Aqueles três homens eram Filhos de Deus. Eles conheciam e adoravam só a Ele e jamais se curvariam diante daquela estatua (Êxodo 20.4,5; Mateus 4.10).

D. Irado com a recusa dos três jovens em se curvarem, o rei ofereceu a eles mais uma oportunidade para adorar o ídolo ou serem queimados vivos na fornalha ardente (vv. 8-15).



“E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”, gabou-se o rei, desafiando a crença deles no poder de Deus. Como seria necessário coragem para ficar ao lado de Deus naquela situação desesperada! Defender a fé em Deus é, geralmente, difícil e pode provocar perseguição ou sofrimento. Mas, se você conhece o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que outros façam ou digam. A sua fé em Deus já foi desafiada? Outros talvez tenham tentado pressionar você a crer que Deus não fez tudo em seis dias, mas que tudo evoluiu do nada. E possível que lhe peçam na escola para manter a mente aberta até que veja ou ouça alguém guiando a sua mente, e é encorajado a usar palavras especiais para falar com esse guia. Alguém pode mandá-lo ficar repetindo para si mesmo que você é o seu próprio deus e que tem poder para fazer tudo. Estas coisas não são verdadeiras. Como salvo, você deve deixar que Deus lhe dê coragem para ficar firme em sua fé. Isto significa confirmar o que a Palavra de Deus ensina e recusar envolver-se quando outros estiverem fazendo coisas erradas. Alguns podem rir de você, discutir, ou até recusar-se a ser seu amigo. Você pode até ser disciplinado por um professor por causa da sua convicção. Deus diz... (leia Salmo 34.8 “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”), mas Ele também promete ficar conosco, dando-nos coragem. No tempo oportuno, Ele irá recompensar a nossa fé (Mateus 5.11,12). Aqueles três jovens na Babilônia não sabiam se Deus iria salvá-los da morte ou por meio da morte, mas estavam dependendo de Deus para dar-lhes a coragem necessária para ficar firmes em sua fé.

E. Quando os três se recusaram calmamente a prostrar-se, o rei enraivecido ordenou que fossem amarrados e atirados na fornalha. Em vista de ter ordenado que aumentassem sete vezes o calor do fogo, seus soldados foram mortos ao obedecerem às suas ordens (vv. 16-23).








F. O rei Nabucodonosor olhou para dentro da fornalha e ficou esperando ao ver quatro homens e não três, passeando dentro do fogo (vv. 24,25).
O rei viu que os homens não estavam queimados e o quarto homem parecia um ser sobrenatural. Este pode ter sido o Senhor Jesus ou um anjo de Deus enviado para proteger os jovens. Deus os havia protegido do mal. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que outros façam ou digam. Você talvez tenha de enfrentar perseguição, mas Deus estará com você para ajudá-lo a ficar firme. Quando outros comentarem sobre a Evolução, você deve declarar a sua convicção de que Deus é o Criador. Se lhe pedirem para deixar que guias interiores falem com você ou para repetir palavras especiais que façam surgir seu próprio poder, recuse ser envolvido. Quando essas situações surgirem, peca a Deus para ajudá-lo a saber o que fazer. Talvez seus pais possam pedir ao professor que você trabalhe num outro projeto quando a classe estiver fazendo essas coisas. Se não puder evitar essas atividades, passe o tempo orando, pedindo a Deus para proteger sua mente e coração das crenças erradas e para ajudá-lo a pensar em versículos da Sua Palavra. Deus esta com você e lhe dará a força e a coragem para ficar firme (Efésios 6.10). O Senhor estava com aqueles três jovens mesmo entre as chamas da fornalha, e eles foram protegidos – para grande surpresa do rei.

G. Quando o rei chamou os três jovens para saírem da fornalha a e viu que seus corpos não tinham sido tocados pelo fogo, ele reconheceu o Deus deles como o Deus Altíssimo (vv. 26-27).



CLIMAX

Por causa da firmeza e coragem dos três homens, o rei decretou que todos deveriam honrar o Deus verdadeiro (vv. 28,29)




FINAL

A. Conclusão
1. Quem desonrasse o Deus verdadeiro seria castigado com a morte (v. 29).
2. O rei deu aos três jovens novas posições de honra (v. 30).

B. Desafio (Salvos)
Deus honrou a coragem mostrada pelos três jovens ao defender a sua fé. Ele honrará e também a sua coragem. Você vai ficar com Ele esta semana? Pode não ser fácil, mas Deus está com você para ajudá-lo a falar ou a recusar envolver-se em atividades erradas. Você pode fazer isso na força do Seu poder (Efésios 6.10). Quando você tomar posição ao lado de Deus, nem todos irão persegui-lo. Alguns se sentirão incentivados a apoiar você. Outros ficarão impressionados com a sua coragem e desejarão conhecer mais sobre o Deus. É possível que ate os seus perseguidores mudem de ideia sobre Deus quando observarem a sua fé. (Deixe as crianças orarem silenciosamente a Deus sobre o seu compromisso).

Apelo (Não salvos)

Você não pode defender a sua fé em Deus se não o conhece-lO como seu Salvador (João 1.12)

Link do PowerPoint - https://goo.gl/vTuS3o

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Quatro Jovens Fiéis a Deus São Provados (Daniel 1)

“Fonte – Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, APEC. Editora – Hagnos. Páginas 935 e 936”

Objetivo do Professor: Que a Criança salva deseje manter pura a sua vida, fugindo das coisas que possam prejudicar seu corpo.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus quer que você mantenha a sua vida pura.

1) Introdução
Você conhece crianças na escola que bebem cerveja, usam drogas, fumam, ou lêem revistas sujas? (Deixe as crianças compartilharem). Seus amigos já quiseram que você fizesse algumas destas coisas? Algumas vezes os outros tentam forçar você a fazer coisas erradas ou que fazem mal para o seu corpo. Você talvez pense que, se não concordar, eles não vão gostar de você. Mas, se aceitou o Senhor Jesus Cristo, Deus quer que você mantenha a sua vida pura, livre das coisas que o prejudicam. Deus ajudou quatro rapazinhos que vieram há muito tempo a manter pura as suas vidas.

2) Andamento
2.1) O rei Nabucodonosor enviou soldados para invadir Jerusalém (vv.1,2)
[Isaías havia profetizado a Ezequias que seus dessedentes seriam levados cativos para servir o rei da Babilônia (2 Reis 20:16-18)]



2.2) O rei ordenou aos seus comandantes que trouxessem de volta jovens fortes, sadios e inteligentes, das famílias reais (vv.3,4).




2.3) Esses jovens bem escolhidos deveriam receber alimentação real e treinamento especializado (vv.4,5)

2.4) Os jovens hebreus receberam novos nomes (vv.6,7)
[Daniel “Deus é Meu Juiz” – Beltessazar “Que Bel proteja a Sua Vida”; Hananias “Deus é Gracioso” – Sadraque “Ordem de Aku”; Misael “Quem É o Que Deus É” – Mesaque “Sou Insignificante”; Azarias “O Senhor Ajudou” – Abede-Nego “Servo de Nego”.]
Os babilônicos queriam que os jovens se esquecessem do seu Deus verdadeiro, amoroso e santo. Você pode conhecer esse Deus confiando em Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ele morreu e ressuscitou para tirar o seu pecado. Você conhecerá Deus e uma nova vida vai começar quando realmente confiar em Jesus Cristo (João 17:3). Os quatro jovens conheciam a Deus. Uma mudança de nome não os faria esquecê-LO.

2.5) Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei (v.8).
[Deus havia dado leis alimentares específicas ao Seu povo (Levítico 11:47; Ezequiel 4:13). O alimento oferecido a eles não foi provavelmente preparado de acordo com estas leis e, portanto, não seria certo comê-lo. O rei também costumava oferecer primeiro seu alimento e bebida a um deus pagão (Deuteronômio 32:37,38). Se Daniel e seus amigos aceitassem coisas oferecidas primeiro a ídolos, isto indicaria que acreditavam nesses falsos deuses.]
Daniel preferiu não comer aquilo que sabia que iria desagradar a Deus. Isto deve ter sido difícil, vendo todos os outros comerem toda aquela comida apetitosa. Mas, aceita-la seria errado. Contaminar significa tornar sujo ou imputo. Como salvo, saiba que Deus quer que você mantenha a sua vida pura das coisas que irão prejudicar seu corpo. Como o seu corpo pode ser prejudicado? (Deixe as crianças discutirem coisas como fumar, beber, ingerir drogas, ler revistas ou ver vídeos de baixo nível.) Você deve decidir se vaia aceitar essas coisas em seu corpo e sua mente. Deus, o Espírito Santo, vem viver em você quando crê no Senhor Jesus (1 Coríntios 6:19,20). Deus quer que você O glorifique em seu corpo. Mantena a sua vida livre das coisas que possam prejudica-lo e contaminá-lo. Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei.

2.6) Daniel pediu permissão ao chefe dos eunucos para não comer a comida do rei (v. 8)





2.7) Temendo por sua vida, o chefe dos eunucos receou permitir que Daniel não comesses o alimento real (vv. 9,10)

2.8) Daniel solicitou uma prova de dez dias, comendo apenas vegetais e tomando água (vv.11-13)





2.9) os quatro jovens tiveram permissão para fazer a prova (v. 14)
Os outros talvez zombassem deles por não comerem o mesmo alimento, mas os jovens fizeram o que sabiam ser certo. Não comeram aquilo que sabiam que iria desagradar a Deus. Se você já é salvo, Deus quer que você mantenha a sua vida pura das coisas que possam prejudicar o seu corpo. Lemos em 1 Timóteo 6:11 que devemos “fugir” das coisas erradas e “seguir a piedade”. “Fugir” é “afastar-se de”. “Seguir a piedade” é escolher o que é certo segundo as leis de Deus, porque Deus quer ajudar você a ter uma vida agradável e Ele. (Discuta como Ele pode ajudar você a afastar-se do fumo, bebida, drogas, e das revistas ou ajuda-lo. Tenho a certeza de que Daniel pediu a ajuda de Deus, porque os outros iriam provavelmente rir dele.

2.10) Os quatro jovens hebreus passaram no teste de dez dias e tiveram permissão para continuar sua dieta durante três anos (vv.15,16)
2.11) Deus deu a eles conhecimento, inteligência e sabedoria (v.17)
2.18) Quando o rei os entrevistou, a sabedoria deles mostrou-se superior à dos demais (vv.18,19a).

3) Clímax
Deus honrou Daniel e seus amigos, permitindo que eles servissem diante do rei, que repetidamente comprovou que eram mais sábios do que qualquer outro em seu reino (vv.19b,20)
4) Final
4.1) Conclusão
Daniel e seus amigos continuaram servindo na Babilônia (v.21) [(Veja também 2:49; 3:30; 6:28). Daniel serviu a vários reis e já era bem idoso nos dias do rei Ciro.]
4.2) Apelo
Deus dá aos que crêem nEle a força necessária para ter uma vida pura. Você aceitou o Senhor Jesus para ter a vida eterna? (João 6:47).
4.3) Desafio
Deus honrou Daniel por não contaminar o seu corpo. Como crente no Senhor Jesus, você vai afastar-se das coisas que prejudicam o seu corpo e preferir agradar a Deus? Deus que que você mantenha a sua vida pura. Fique longe do fumo, das drogas, das bebidas e de olhar revistas e vídeos sujos. A cada manhã quando sair da cama, peça a Deus para ajudá-lo a conserva a sua vida lima. Esta semana, quando outros quiserem que você faça alguma coisa que possa prejudicar seu corpo, peça a Deus para ajuda-lo a dizer “Não” e preferir o que é certo (1 Timóteo 6:11).

Atividade extra. Dê a cada criança um pedaço de papel e um lápis de cor. Peça que escrevam “SIM” e depois coloquem em grande X sobre o mesmo, este sinal quer dizer: Não diga “sim” nem ceda. Peça que coloquem o papel num lugar onde possam vê-lo a cada manhã, para lembrá-los de não ceder a outros que querem que façam coisas que possam prejudicar seus corpos.

Link do PowerPoint - https://goo.gl/doWxyY

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Pronto para a Batalha? (Efésios 6:10-18)

Efésios 6:10-18 (Revista e Atualizada)

10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

Oração

Introdução
v.10 Paulo chega ao final de sua epístola, convocando a toda família de Deus, sugerindo alguns princípios, o primeiro é ser fortalecidos no Senhor e nos abundantes recursos da sua força. Porque Paulo sabia que o diabo não desperdiça a sua munição em um campo de batalha.

Andamento
v.12 A batalha do crente é contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Os crentes autênticos não deve viver com medo porque, Deus providenciou uma armadura que tem tudo o que é necessário para suportar os ataques dos principados e potestades.

v.11 O segundo princípio é que os crentes devem revestir-se de toda a armadura para poder ficar firme contra a cilada do diabo. Precisa ser completamente revestido com a armadura; uma ou duas peças não bastam. Precisamos de todo o equipamento, porque o diabo tem muitas estratégias – desânimo, frustações, confusão, falhas morais e erros doutrinários. Ele conhece o nosso ponto fraco e o ataca. Se não conseguir nos vencer de uma maneira, tentará de outra.

v.13 É bem provável que Paulo ao escrever essa epístola fosse vigiado por um soldado romano vestido de sua armadura. Sempre Paulo estava pronto para ver no reino natural uma lição espiritual, ele começa a fazer as seguintes comparações; estamos cercados por inimigos que nos atacam com intensa ferocidade, devemos tomar toda a amadura de Deus, para podermos resistir quando o conflito dos atingir. Então quando a fumaça da batalha tiver desaparecido, ainda poderemos ficar de pé.

v.14  A primeira peça de armadura mencionada é o cinto da verdade. Certamente devemos ser fiéis atando a nós a verdade da Palavra de Deus, devemos aplica-la à nossa vida diariamente. Quando enfrentamos tudo pela verdade, encontramos força e proteção no combate.









A segunda peça é a couraça de justiça. Todo crente é revestido com a justiça de Deus (II Cor 5:21 – Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.), mas devemos também manifestar integridade e retidão na nossa vida particular. Alguém disse: “Quando um homem é revestido de justiça prática, ele se torna invencível. Palavras não servem de defesa contra uma acusação, porém a vida reta serve”.

Quando a nossa consciência está livre de ofensas contra Deus e os homens, o diabo não tem nenhum alvo para atacar.

v.15 A terceira peça é os pés calçados com a preparação do evangelho da paz. Isso sugere prontidão em levar as boas-novas da paz e, portanto, uma invasão do território inimigo. Nossa segurança está em seguir os pés do Salvador levando as boas-novas e anunciando a paz! (Romanos 10:15 - E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!)






v.16 A quarta peça é sempre usar o escudo da fé para que, quando os dardos inflamados do maligno voarem na sua direção, batam no escudo e caiam sem fazer nenhum mal. aqui significa firme confiança no Senhor e na sua palavra. Quando as tentações surgem, quando as circunstâncias nos são contrárias, quando as dúvidas atacam, quando há ameaça de naufrágio, a olha para cima e diz: “Creio em Deus” (Hebreus 11:6 – De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.)



v.17 A quinta peça é o capacete que Deus dá que é a salvação. Por mais feroz que seja a luta, o cristão não perde o ânimo, pois sabe que no fim a vitória é curta. A certeza do livramento faz com que não retroceda nem se renda. (Romanos 8:31b – Se Deus é por nós, quem será contra nós?).









Clímax
Por fim a última peça é a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. A ilustração clássica disso é a maneira como o Senhor Jesus utilizou é a maneira como o Senhor Jesus utilizou essa espada no seu encontro com Satanás. Por três vezes ele citou a palavra de Deus – não versículos lançados de forma desconexa, mas textos apropriados que o Espírito Santo lhe deu na ocasião (Lucas 4:1-13). A palavra de Deus aqui não é a Bíblia toda, mas a porção especial mais apropriada para a ocasião.



David Watson diz:

Deus nos dá toda a proteção necessária. Precisamos zelar para que o nosso andar com o Senhor mostre sinais de ser verdadeiro. Temos de zelar para que a nossa vida seja reta “justa” na relação com Deus e com os nossos semelhantes. Zelar, para que onde formos, busquemos sempre a paz e juntos levantemos o escudo da fé apagando os dardos inflamados do maligno e protegendo nossa mente do medo e da ansiedade que facilmente podem nos atacar. Temos de cuidar para que no poder do Espírito Santo utilizemos palavra de Deus com bons resultados. Não esqueçamos que foi com muitos golpes da espada da palavra de Deus que o Senhor Jesus venceu o seu adversário no deserto.

Final
v.18 A oração não é mencionada como peça da armadura. Porém, não é exagero dizer que ela é a atmosfera em que o soldado deve viver e respirar. É em espírito de oração que o crente deve vestir a sua armadura e enfrentar o inimigo. A oração não deve ser esporádica, mas sim contínua; um hábito, e não um ato isolado. A oração faz com que estejamos em alertas e concentrados espiritualmente. A súplica deve ser feita por todos os santos, pois eles também estão em combate e precisam ser sustentados em oração pelos seus companheiros da batalha.

Que possamos nos revestir de toda a armadura que o Bom Deus nos concede e que no abrir de nossa boca possamos falar com intrepidez, fazendo conhecido o ministério do evangelho da graça de Deus.

Oração