quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Recreação no Retiro Espiritual


Em breve muitas igrejas realizarão o seu Retiro Espiritual no período do carnaval! Isso é muito legal, pois gera um momento muito agradável de comunhão entre os irmãos.

Acredito que sua Igreja já vem planejando esse evento a alguns meses e fez um orçamento levando em consideração um agradável local com boas acomodações, um excelente cardápio para as refeições, contratou uma cozinheira e auxiliar para que as irmãs não fiquem presas na cozinha, uma programação leve e descontraída na hora do Culto, um bom preletor que será usado pelo poder do Espírito Santo no momento dos estudos/mensagens. Enfim esses e outros detalhes que a equipe do planejamento do Retiro Espiritual pensou.

Mas eu insisto em fazer uma pergunta. Durante a elaboração do planejamento foi incluída uma programação para as crianças? Se sua resposta foi sim – Parabéns. Mas, se sua resposta foi não – como você pode esquecer do DI – departamento infantil. Relaxe! Já vi isso acontecer.

Muitas vezes o planejamento deixa de lado, os pequeninos achando que o banho de piscina é o suficiente para eles. É preciso pensar num todo e não em partes.

A igreja é como uma colcha de retalhos, onde cada pedaço está conectado ao outro e assim formando uma belíssima colcha, é comum encontrar no Retiro Espiritual, crianças na faze do berçário, como também no jardim de infância, primários, juniores, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos (incluímos aqui a melhor idade).

Quero trazer aqui algumas sugestões para o seu Retiro Espiritual.

No retiro vai ter o Culto, veja então um local para ter um Culto Infantil para que as crianças não fiquem entediadas. Veja entre os participantes do Retiro um rodízio para o momento do Culto.

Crie jogos bíblicos para serem usados nos momentos livres que existem na programação. Exemplo:


b.       Link para o Caça Palavra e Palavras cruzadas - https://marcelolieuthier.blogspot.com/2016/02/cacas-palavras-e-palavras-cruzadas.html

Atividades recreativas - corrida com saco, corrida com o ovo e/ou limão na colher, pesque maçã com a boca, acerte as latas, jogo das argolas, boliche, pista de obstáculos.

Corrida do ovo
Para brincar, somente é necessário marcar um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes terão que atravessar de uma linha a outra segurando uma colher na boca, sobre a qual se equilibra o ovo. Para evitar sujeiras desnecessárias, o ovo pode ser cozido anteriormente. Vence a criança que chegar primeiro à linha de chegada sem derrubar o ovo.

Como existe a possibilidade de queda, com a colher na boca, para os menores, é melhor que a corrida de ovo na colher seja, ao invés da boca, usar as mãos para carregar a colher e o percurso seja diminuído. Para as crianças mais velhas, para aumentar a dificuldade, pode-se colocar obstáculos no meio do percurso.

Se houver um número grande de participantes, a brincadeira pode virar uma corrida de revezamento, passando o ovo de uma colher de uma criança para a outra sem o uso das mãos.


Corrida de Sacos
Para brincar de corrida de sacos, quanto mais crianças participem, é melhor e mais divertido. Com esse jogo, as crianças exercitarão sua velocidade, esforço e resistência. É uma brincadeira perfeita para que as crianças façam novas amizades, aprendam a compartilhar e melhorem sua coordenação.

1) As crianças devem colocar os pés dentro do saco e esperar alguém dar a ordem de saída.

2)Para começar a corrida, as crianças devem segurar o saco com uma mão para evitar que caia abaixo dos joelhos e ao mesmo tempo manter o equilíbrio para poder saltar.

3)Durante toda a corrida, as crianças devem manter as duas pernas dentro do saco até chegar ao final.

4) Ganha quem chegar primeiro à linha da meta.

Importante: As crianças devem brincar numa superfície segura e sem muitos obstáculos, já que as quedas são inevitáveis.
  • Idade recomendada: a partir de 7 anos.
  • Onde brincar: na grama, no parque, na praia, jardim ou pistas desportivas.
  • Quantos participantes: mais de 2.

Materiais necessários: sacos de estopa abertos em um dos lados com altura até a cintura das crianças.



Jogo das Argolas
Em quase todas as casas é possível perceber uma grande quantidade de garrafas PET, que após utilizadas vão para no lixo. Uma forma de economizar na brincadeira, aprender e ainda reutilizar materiais é criando um jogo com as garrafas.

Separe de cinco a 10 garrafas, lave-as e arranque o rótulo, deixe secar. O próximo passo é preencher esses recipientes com água ou terra, para que elas fiquem mais firmes. Em seguida, cole números nas garrafas. Deixe-as dispostas em um lugar da casa, separadas há uma distância favorável uma da outra.

Para brincar, basta jogar argolas em direção das garrafas para acertá-las. Feito isso, vá somando os pontos de cada arremesso até ver quem ganhou no final.



Pesca da Maçã
A brincadeira da pesca da maçã é uma brincadeira em que se pesca maçã ao invés de peixes. Para brincar, vamos precisar de maçãs e um balde com água.

Como brincar

Ponha as maçãs dentro do balde com água. Posicione 2 participantes a frente do balde com as mãos para trás.

Ao aviso do juiz – Devem-se tentar pegar a maçã com a boca.

O primeiro que tirar uma maçã da água, vence a brincadeira e ganha uma prenda.


Derruba Latas
Derruba latas, é uma brincadeira de derrubar o maior número possível de latas com uma bola – Para montar a brincadeira, empilhe latas vazias em formato de pirâmide sobre uma mesa. Depois determine uma distância de arremesso e separe bolas de borracha ou tecido. Uma dica é colocar um pouco de areia dentro das latas, para que elas não fiquem tão leves e a brincadeira, fácil demais.

Quanto ao prêmio, você pode separar as prendas por números de latas derrubadas. Se derrubar tudo em um lance, ganha a prenda máxima.

Seja criativo, elaborando brincadeiras lúdicas, que possam ajudar no aprendizado das crianças que participarão do Retiro. Como exemplo, o Jogo da Velha - Bíblico que pode ser vivenciado com perguntas de cada Mensagem Bíblica.


Você pode aprender a fazer diversas brincadeiras simples que podem ser utilizadas para esses tipos de eventos como Retiro Espiritual, minha sugestão é que faça uma pesquisa no Google e você encontrará diversas ideias.

Um forte abraço,
Pr. Marcelo Lieuthier.