“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”
João 14:6
Oração
Introdução
Este versículo bíblico deixa bem claro que O Senhor Jesus é o caminho para chegamos a presença de Deus. Jesus não somente aponta a direção do caminho, mas Ele é o único CAMINHO, a VERDADE e a VIDA!
O verdadeiro caminho para Deus não é só pelos Dez
Mandamentos que estão na Palavra de Deus “Bíblia”, que são um padrão de “conduta/bom
comportamento”, ou pelas ordenanças, por ser membro de uma igreja. – Mas por
meio de Jesus Cristo e somente Jesus Cristo.
Ninguém vai chegar à presença de Deus, se não for através de Jesus. Precisamos ter uma atenção a sua declararão no final do versículo – “ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Entrando no assunto:
No dia 31 de outubro de 1517, Lutero chamou a atenção de todos aqueles que tinham uma conduta errada, colocando uma publicação na porta da Igreja de Wittenberg na Alemanha, 95 teses que questionava as atitudes ruins dos líderes da igreja e mostravam o verdadeiro propósito de Deus. Essas 95 teses foram resumidas em cinco solas, que em português, significa “somente”. Foi nesta data que nasceu a Reforma Protestante.
As cinco Solas ou os cinco “SOMENTE”
são as seguintes:
Sola Scriptura — Somente a Palavra de Deus
Martinho Lutero defendia que a Palavra de Deus (coloque a figura da Bíblia Somente a Palavra de Deus) era a Escritura Sagrada e que é central para a comunidade cristã; e é dela que a comunidade deve se alimentar, é nela que devem ser baseadas as suas ações (atitudes). Nenhuma lei, tradição, convenção humana, nem mesmo a igreja pode ser superior a Palavra de Deus.
Os líderes da época se distanciaram da Palavra de Deus, passando a agir de modo completamente errado, abandonando os princípios básicos da fé cristã.
A Reforma veio para
dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, é o único manual de Fé, Regra e Prática
de todo o Cristão e que ela estar ligada a cada pessoa individualmente. Porque
é através da Bíblia que Deus fala aos nossos corações pessoalmente e aponta
qual é o verdadeiro caminho da Salvação.
II
Timóteo 3:16,17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil
para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda
boa obra”.
Solus Christus — Somente Cristo (coloque a figura da cruz Somente Jesus Cristo)
Jesus Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida, porque somente Cristo salva, somente Cristo perdoa, e somente Cristo pode nos levar até Deus, não existe outro caminho, porque o homem não tem forças e nem recursos para salvar a si mesmo por meio de obras (boas atitudes) ou méritos pessoais.
Atos 4:12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.
Se você estudar com bastante cuidado a Palavra de Deus, vai descobrir que a salvação é só através de Jesus Cristo, nos livros do Velho Testamento vamos encontrar vários textos que apontam para o Messias que é Jesus. E estudando o Novo Testamento vai perceber que a pessoa central é Somente Cristo.
Em Hebreus 12:2a ensina que o
nosso olhar deve estar unicamente firme em Jesus Cristo o autor e consumador da
fé.
Sola Gratia — Somente a Graça (coloque a figura do presente Somente a Graça)
Em nossos dias, não existe nada de graça, tudo tem um preço ou interesse a ser pago. Já Deus nos dar Somente a Graça por sua maravilhosa compaixão e nada mais. Graça significa favor imerecido, não existe uma forma de ser conquistada ou comprada mediante pagamento, carta de perdão de que o homem pode inventar.
Efésios 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
A Reforma veio para
ajudar a Igreja (O Corpo de Cristo) ser fundamentada e centralizada na pessoa de
Jesus Cristo e na Palavra da Deus a Bíblia.
Será que precisamos
dessa reforma hoje em nossa vida?
Sola Fide — Somente a Fé (coloque a figura do escudo Somente a Fé)
Precisamos da Fé, porque sem ela não podemos agradar a Deus. (Hebreus 11:6) A fé é o nosso escudo, é o nosso caminho que nos possibilita andar com confiança que temos paz com Deus.
Somente pela Fé e não pelas nossas obras é que seremos salvos, não precisamos conquistar o favor de Deus. Deus já manifestou o quanto nos ama, ao enviar seu Filho ao mundo para que todo, o que nEle crer seja salvo. Ao crer em Jesus Cristo como Salvador ficamos libertos da escravidão do pecado. Em Romanos 1:17 nos ensina que “O justo viverá pela fé”. Ou seja, Deus nos justifica, nos torna justos, não pelas nossas ações, mas pela ação de Cristo ao nosso favor.
Soli Deo Gloria — Somente A Glória de Deus (coloque a figura do trono Somente a Glória de Deus)
A Palavra de Deus ensina que, Deus não divide a sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação do deserto: (Mateus 4:10) Somente a Deus adorarás e só a ele prestarás culto. “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42:8). “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10:31).
Creio que nada mudou em relação a Deus e o seu eterno desejo, de ter um povo totalmente voltado para Ele em seus caminhos. Ele anseia encontrar ainda hoje crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres desejosos de andarem em suas veredas e serem, uma expressão de sua glória nesta terra.
Será maravilhoso termos somente estes cinco (5) princípios em nosso coração, como o centro do ensino cristão para nossas vidas.
Poderá o Senhor Deus contar comigo e com você dando testemunho, que cremos somente na Palavra de Deus, em Cristo, na Graça, na Fé, e na Glória de Deus?
A atitude de Lutero, reformou todo o cristianismo e, por isso, devemos celebrar os 504 anos da Reforma Protestante e usá-la como exemplo para melhorarmos o nosso relacionamento com Deus. Amém!
Vamos pensar! No dia 31 de outubro, temos uma oportunidade de escolher celebrar o halloween ou a Reforma Protestante?
O halloween, ou dia das bruxas, é uma celebração de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. A Bíblia não nos ensina nada em celebrar os mortos pelo contrário ela ensina que devemos celebrar a vida. E esta festa tem o desejo de afastar as pessoas cada vez mais da presença de Deus.
A Reforma Protestante, é uma celebração para nos aproximar mais e mais da presença de Deus.
O que você vai escolher?
“Agora, você pode contar tudo o que você sabe para outras pessoas, para que outros conheçam este fato tão marcante em nossa história!”
O r a ç ã o!
(momento para o apelo para a consagração de vidas e/ou salvação)
Fontes de Pesquisa sobre o assunto Reforma
Protestante:
http://www.celebrandodeus.com.br/Data_site/002TextoSite.asp?ID=1511
http://www.luteranos.com.br/textos/os-pilares-da-reforma
http://sementesdagraca.blogspot.com.br/p/os-cinco-pilares-da-reforma-protestante.html
http://criancadecristo.blogspot.com.br/2011/10/reforma-protestante.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/95_Teses
Visuais: Marcelo Lieuthier