segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A compaixão de uma costureira

A compaixão de uma costureira!
Atos 9:36-43ARA



Jope, cidade portuária do Mediterrâneo (atualmente conhecida como Jafa ao sul de Tel Aviv) presenciou vários pais e maridos se arriscarem em mar aberto, muitos desses homens nunca retornaram do mar, deixando, viúvas e órfãos desolados e carentes. Na cidade existia uma costureira chamada Dorcas, que era muito bondosa e conhecida por todos por fazer roupas para os mais necessitados.

O coração de Dorcas era voltado para o Senhor e ela tinha compaixão pelos mais necessitados, produzindo roupas para as viúvas e os órfãos (v.39). A notícia de sua morte, foi um terrível golpe para os cristãos e moradores de Jope, no entanto o luto pela notável moradora, estava para se tornar uma bênção. Pedro, ao chegar na cidade, foi de imediato ao local do velório. Viu o pranto dos familiares e amigos de Dorcas. Provavelmente, Pedro lembrou de quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5:34-33) porque aquele cenário lhe pareceu semelhante. Sem tardar teve compaixão de todos aqueles que choravam pela ilustre costureira da cidade, fez uma oração pela vida de Dorcas, que ressuscitou “…ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. (v.40)” E Deus foi glorificado!

Dorcas sai andando ao lado de Pedro e, essa nova notícia, foi anunciada a todos os moradores da cidade. Muitos conheceram o evangelho da graça (v.42), que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer que Jesus morreu na cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou (I Co 15:3-4).

Acredito que Dorcas continuou com mais intensidade seu ministério de costurar roupas para as viúvas e órfãos da cidade. Ela agora era um testemunho vivo da compaixão de Deus por sua vida.

Ter compaixão pelo próximo é ofertar ao Senhor nossos dons e talentos para testemunhar o evangelho da graça de Deus aos que ainda hão de crer em Jesus Cristo! (João 17:20)

 

Soli Deo Gloria
Pr. Marcelo Lieuthier

CTLI – Curso de Treinamento de Líder Infantil
Voluntário/Líder de Microárea – TMC Brasil/Clube de Investigadores
Ministério Infantil da IGBAPI

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A P P

 

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.

Romanos 12:12 (NAA)

 

Este versículo está dentro do contexto de Romanos 12:9-16 que fala sobre as ações dons espirituais de um cristão e precisa ser colocado em prática.

 

Dedicar-se ao testemunho da graça de Deus, provocará a reação da oposição satânica seguida de grande desânimo. No entanto, o Apóstolo Paulo traz aos irmãos da Igreja de Roma uma palavra de ânimo espiritual, por estarem servindo ao Senhor e não aos homens.

 

É imperativo ficar vigilantes na fé, porque se por algum motivo tivermos que passar por alguma dificuldade, estaremos habilitados para colocar em prática o APP que está registrado em Romanos 12:12

 

AALEGREM-SE na esperança: trazendo a memória de que a vinda do Senhor é certa e que receberemos um corpo glorificado para a vida eterna.

 

PPACIENTES na tribulação: ter a tenacidade de suportar com coragem as adversidades que passamos aqui neste mundo cheio de pensamentos e atitudes incoerentes que não tem sustentação alguma. Sabendo que uma fé persistente se torna invencível e transforma a aflição em testemunho da Glória de Deus.

 

PPERSEVEREM na oração: o poder da oração enche o coração de paz e nos aproxima da Glória de Deus. A decisão de não colocar a oração como prioridade de nossa vida, é um grande desserviço que fazemos a nós mesmos.

 

A comunhão com Deus vai muito além do que simplesmente frequentar os cultos dominicais, ela envolve áreas de nossa vida que vão exigir uma experiência prática que será transformada num poderoso testemunho de uma vida vitoriosa ao lado de Jesus Cristo.

 


 

Soli Deo Gloria

 

Pr. Marcelo Lieuthier

CTLI – Curso de Treinamento de Líder Infantil

Voluntário/Líder de Microárea – TMC Brasil/Clube de Investigadores

Ministério Infantil da IGBAPI

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O Preço

 O Preço!
 
Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Lucas 14:28 (NAA)
 
O contexto desse versículo é Jesus ensinando sobre a necessidade de calcular primeiro o valor ou melhor falando O Preço que será pago ao tomar uma decisão.
 
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que por não pensarem bem quando decidiram fazer algo que não era agradável, Deus precisou cobrar O Preço, que não foi muito bom e sua história terminava em uma terrível ruína.
 
Não posso ficar só com os exemplos negativos que estão registrados na Palavra de Deus existem muitos outros exemplos de pessoas que tomaram a decisão de fazer o que agradava ao Senhor e receberam O Preço pela obediência a Palavra de Deus. Pelos olhos da sociedade eles fizeram uma terrível e má escolha, mas eles decidiram pagar O Preço porque o que iriam receber era algo de grande valor que é a Glória de Deus que estava o aguardando quando concluísse a sua missão/ministério.
 
Gosto de usar a terceira lei de Newton como exemplo em alguns de meus estudos bíblicos, por ser também chamada de lei da ação e reação “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade…”. Por tanto sempre teremos que pagar O Preço por nossas ações!
 
Lembre que Jesus, o Filho de Deus perfeito e sem pecado pagou O Preço, quando foi injustiçado, derramando o seu precioso sangue na cruz, tendo uma terrível morte, sepultado e ao terceiro dia ressuscitou para a Salvação de todo aquele que nele crer!
 
Você está disposto a pagar O Preço?


Soli Deo Gloria

 

Pr. Marcelo Lieuthier

CTLI – Curso de Treinamento de Líder Infantil
Voluntário/Líder de Microárea – TMC Brasil/Clube de Investigadores
Ministério Infantil da IGBAPI