quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Profeta Jonas


Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).

Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.

Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram




O Profeta Jonas

Objetivo do professor:

Que a criança salva peça a Deus que lhe dê o desejo de obedecer-lhe sinceramente.

Verdade central relacionada à criança:
Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele.

Introdução:
Ler Gálatas 5.22,23“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Longanimidade – quer dizer paciência.
Benignidade – que faz o bem.

Quando se trata de obedecer a Deus, muitos de nós não queremos fazer o a Palavra de Deus diz.

A muito tempo atrás existiu um dos profetas de Deus que pensou poder desobedecer a vontade de Deus, vamos hoje aprender sobre a vida do Profeta Jonas.

Andamento:
 
A. Deus ordenou ao profeta que avisasse o povo de Nínive de que a cidade seria destruída por causa da sua perversidade (1.1,2).

A perversidade (pecado) do povo de Nínive era muito grande. Deus os amava e queria avisá-los de que seriam destruídos a não ser que decidissem crer nEle. O pecado é sempre castigado (Romanos 6.23). “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Você também pecou e o seu pecado deve ser punido. A Bíblia diz que o castigo pelo pecado é ficar separado de Deus. Mas, da mesma maneira que ama a todos, Deus ama você e quer que O conheça (João 17.3). “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Ele enviou o Senhor Jesus , Seu único Filho, para receber o seu castigo (2 Coríntios 5.21). “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para que o seu pecado pudesse se perdoado. Você pode crer no Senhor Jesus Cristo e ser salvo hoje. Deus queria que o Seu profeta avisasse o povo de Nínive que, a não ser que tomassem a decisão de crer nEle, seriam destruídos por causa da sua perversidade.

B. O profeta fugiu para Társis com o propósito de ir para longe da presença de Deus (1.3).

Por ser um profeta de Deus, Jonas sabia que muitas vezes quando os avisos são obedecidos, Deus suspende o Seu juízo. Ele deve ter lutado com o pensamento de que o maior inimigo de sua nação pudesse crer no aviso divino de e evitar o castigo. Jonas queria que Deus destruísse o povo de Nínive, mas agora tinha de decidir entre obedecer ou não a Deus. Em vista da atitude do coração de Jonas não ser reta, ele se recusou a cumprir o ardem de Deus. Rebelou-se deliberadamente contra o Senhor. Como crente no Senhor Jesus, Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele. Obedecer significa fazer o que lhe mandam. A Palavra de Deus diz… (leia 2 Coríntios 2.9). “E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes.” Quais são algumas ordens na Palavra de Deus o que você deve obedecer? (deixe as crianças falarem sobre alguns mandamentos dados por Deus – obedecer aos pais e a todos em posição de autoridade, amar uns aos outros, e assim por diante.) Você talvez não entenda porque Deus quer que ame os seus inimigos. Pode não ter vontade de fazer o que os seus pais pedem. Mas, Deus quer que você Lhe obedeça sempre. A desobediência fará que se sinta triste e culpada intimamente, e, algumas vezes, ela pode provocar verdadeiros problemas em sua vida. Deus enviou Seu profeta a Nínive com um aviso importante, mas o profeta preferiu não obedecer a Ele. Em vez disso, seguiu para a direção oposta.

C. Enquanto Jonas dormia no navio, Deus enviou uma tempestade, fazendo os marinheiros amedrontados clamarem aos seus deuses a atirarem a carga no mar para aliviar o peso do navio (1.4,5).
D. Quando o capitão interrogou Jonas e suplicou que ele orasse ao seu Deus pedindo ajuda, Jonas admitiu que estava fugindo de Deus (1.6-9)
E. Jonas mandou que os marinheiros atirassem ao mar, mas eles tentaram remar para a terra firme. Não conseguindo, eles pediram misericórdia a Deus enquanto atiravam Jonas ao mar (1.10-16)

F. Jonas se encontrou vivo e aterrorizado no ventre (barriga) de um grande peixe, que o Senhor havia preparado para engoli-lo vivo (1.17)

Se Jonas tivesse obedecido, embora não compreendesse a razão de Deus enviá-lo aos inimigos, Jonas não teria passado por aquela terrível experiência. Se você crer no Senhor Jesus, Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele. (discuta porque é importante obedecer às regras dadas para o seu bem; as pessoas com autoridade quase sempre sabem coisas que você não sabe; Deus Se agrada quando você obedece.) Deus diz que a sua obediência a Ele é mais importante do que qualquer outra coisa que faça. De fato, deus não quer sua adoração ou suas ofertas se estiver sendo desobediente (1 Samuel 15.22). “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” Você deve ler a Bíblia todos os dias para saber o que Deus quer que faça e depois obedecer de todo o coração. Se souber que Deus quer que você faça algo que acha difícil obedecer, peça a Ele que lhe dê as forças e o “desejo” de obedecer-Lhe (Filipenses 2.13). “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Jonas não estava sequer interessado em pedir a Deus para ajuda-lo. Ele desobedeceu a Deus e depois se encontrou numa terrível situação.

G. Aterrorizado, Jonas orou a Senhor dentro do peixe (2.1-9).

[Jonas ficou dentro do peixe durante três dias e três noites. Ele finalmente agradeceu a Deus dizendo “ao Senhor pertence Salvação”. Jonas sabia que só Deus poderia livrá-lo daquela situação impossível dentro do peixe.]

H. O peixe vomitou Jonas na terra seca e Deus deu-lhe novamente instruções para advertir o povo de Nínive sobre o seu pecado (2.10-3.2).
I. Jonas seguiu afinal obedientemente para Nínive (3.3)

Clímax:


Quando Jonas chegou em Nínive, pregou o aviso divino ao povo, a noticia chegou ao rei e ele fez um decreto para que arrependimento do povo retirou o Seu juízo sobre a cidade (3.4-10).
todos se clamassem por perdão. Deus ao ver o




 




Final:

A. Conclusão (4.1-11)

Jonas sai descontente da cidade de Nínive porque Deus perdoou o pecado dos Ninivitas e foi para um lugar distante espera o que iria acontecer com a cidade. Deus lhe ensina que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos (Marcos 12.31) - Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E uma da formas de termos amor ao próximo é tendo os frutos do Espírito Santo. Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Não sejamos desobedientes como Jonas e sim prontos para obedecer a Palavra de Deus.

B. Desafio (salvos)

Jonas aprendeu que não pode fugir da presença de Deus e nem O desobedecer.
Se você crê no Senhor Jesus, a Palavra de Deus diz: que obedecer é muito mais importante do que qualquer outra coisa que possa fazer para Deus (1 Samuel 15.22b).“… Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.”
 
Pense em algum ponto da sua vida em que tem desobedecido a Deus.

Peça que Ele o ajude a ser obediente?
C. Apelo (não salvos)
Antes que possa obedecer a Deus, você precisa crer no Seu Filho, o Senhor Jesus. Você quer crer no Senhor Jesus hoje? (João 3.36).“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

Fonte: Biblia de Recursos para o Ministério com Crianças
 
 
PowerPoint


Um comentário: