segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Noé e a Arca Gênesis 6.1-9:17

Noé e a Arca Gênesis 6.1-9:17
((20jan2015 - Acampamento Palavra da Vida - NE))


Objetivo do Professor: Que a criança salva peça sempre ajuda a Deus quando outros quiserem que ela faça coisas erradas.
Verdade Central Relacionada à Criança: Deus ajudará você a continuar fazendo o que é certo, sem se importar com o que os outros façam.

Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC

I - INTRODUÇÃO
Como você se sente quando as outras crianças estão fazendo as coisas erradas parecem estar se divertindo? (Discuta as situações em que há pressão negativa por parte dos amigos). Isso faz você querer participar? É bastante difícil continuar fazendo o que é certo quando você parece ser o único que ama o Senhor e quer agrada-lhe. Mas, se você já tem Jesus como seu Salvador, Deus ajudará você a continuar fazendo o que é certo sem se importar com o que os outros façam. Um homem em nossa história de hoje amou a Deus e ficou firme na decisão de fazer o que era certo, embora todos os outros estivessem agindo errado.

II – ANDAMENTO
A. Quando Deus viu como os homens se tornaram perversos, Ele ficou triste por tê-los criado (6:1-7).

Deus se entristeceu porque o povo que havia criado tinha se tornado muito pecador e não O amava mais.

B. Naquela sociedade, Noé era o único que andava com Deus (6:8,9).

Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé (v. 10). A vida reta e justa de Noé brilhava, enquanto os outros pecavam contra Deus.

C. Deus avisou Noé de que ia destruir o mundo, e mandou que ele construísse uma arca (6:13-21).

Como Noé deve ter ficado triste e chocado quando Deus lhe deu essas notícias! Todos na terra morreriam por causa dos seus pecados – todos, menos Noé e sua família. Apesar da maldade dos outros, Noé continuou agindo certo para agradar a Deus. Não foi fácil. Se você confiou em Jesus como seu Salvador, Deus ajudará você a continuar fazendo o que é certo sem se importar com o que os outros façam. Pode parecer mais fácil copiar as lições de um colega como muitos fazem; mas, o que seria certo para você? Por quê? Pode parecer mais fácil fazer de qualquer jeito as suas tarefas de casa, especialmente se os seus amigos agem assim. Mas, qual seria a coisa certa a ser feita? Por quê? A Palavra de Deus diz: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos.” (Gálatas 6.10a). Outros ao seu redor talvez estejam agindo errado e podem até pensar que você é bobo. Mas, Deus diz para você continuar fazendo o que é certo e não desistir. Noé fez isso! As pessoas, sem duvida, riram dele e até o odiaram, mas ele continuo fiel a Deus e agindo sempre certo.

D. Noé obedeceu a Deus, fazendo tudo o que Ele mandou (6:22).

Algumas pessoas acreditam que Noé e seus filhos levaram 120 anos para completar a tarefa que Deus havia dado a Noé (Genesis 6:3). Aparentemente, enquanto trabalhava na arca, Noé avisava as pessoas sobre o julgamento de Deus (2 Pedro 2:5). Deus estava lhes dando uma oportunidade de abandonarem seus pecados e confiarem nEle. Deve ter sido bem difícil para Noé permanecer firme, sozinho, durante aquele tempo.

E. Deus ordenou que Noé e sua família entrassem na arca, levando com eles algumas espécies ou tipos de animais (7:1-4).









F. Quando Noé, sua família e os animais estavam seguros na arca, Deus fechou a porta (7:16).

Deus havia avisado as pessoas durante 120 anos para deixarem os seus pecados, mas elas recusaram. Só havia um lugar seguro no mundo. Os que estavam na arca se achavam a Salvo do castigo de Deus por causa do pecado. Hoje, só há um lugar em que você fica a salvo do castigo de Deus pelo pecado. Este lugar seguro é o Senhor Jesus Cristo. Ele é o Filho perfeito de Deus que, ao morrer na cruz, recebeu o castigo pelo seu pecado e o meu. O Senhor Jesus é Aquele “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados” (Efésios 1:7). Jesus morreu, mas não permaneceu morto. Ele voltou a viver. Hoje mesmo você pode crer nEle e pedir que o perdoe pelos seus pecados. Ele é o único lugar seguro onde você está a salvo do castigo que merece pelo seu pecado (Efésios 2:13). Em Jesus você pode ser salvo, assim como Noé e sua família foram salvos na arca.


G. Deus enviou o Dilúvio, destruindo tudo o que tinha vida na terra (7:11-24).

Deus havia cumprido a Sua Palavra. Mas Noé e sua família foram salvos. Deus os recompensou por permanecerem fiéis a Ele, apesar do pecado de todos os outros. Noé continuou fazendo o que era certo, não se importando com a opinião dos demais. E você? Se jesus é o seu Salvador, Deus lhe dará forças para continuar fazendo o que é certo, sem se importar com o que os outros façam. Em primeiro lugar, você tem de descobrir o que é certo. Ao ler a Palavra de Deus (Bíblia) e ouvir os que amam a Deus, vai saber o que Deus quer que você faça. Segundo, ore, pedindo a Ele que o ajude.
Terceiro, dependa de Deus para dar-lhe a força necessária para continuar agindo certo sem se importar com o que aconteça. Embora seja difícil agir certo quando outros estão constantemente fazendo coisas erradas, Deus esta com você a cada minuto do dia. Ele Vai capacitar você para fazer o que é certo. Lembre-se de que a Palavra de Deus diz... (leia Gálatas 6:10a). Deus vai honrar e recompensar você por fazer o que é certo. Noé perseverou em servir a Deus e confiar nEle ano após ano sem esmorecer. Ele tinha o desejo profundo de fazer a vontade de Deus e foi um bum exemplo. Deus tinha agora recompensado a sua fidelidade, salvando Noé e sua família do dilúvio.

H. Depois de vários meses, as águas secaram e a arca pousou sobre o monte Ararate (8:1-14).

I. Deus ordenou que Noé e sua família saíssem da arca (8:15-19).





III. CLIMAX
Noé construiu um altar e ofereceu um sacrifício para agradecer a Deus pela sua proteção e salvação (8:20).



IV. FINAL

A. Conclusão.
1. Deus honrou a Noé. dando-lhe instruções e algumas promessas maravilhosas para o futuro (9:1-12).
2. Deus colocou um arco-íris no céu como sinal da Sua promessa e que jamais inundaria novamente a terra (9:13-17).

B. Desafio (Salvos)
Deus sempre cumpre as Suas promessas. Se você já recebeu Jesus como seu Salvador, Deus lhe dará forças para continuar fazendo o que é certo, sem se importar com o que os outros façam. Muitos escolhem fazer coisas erradas, como faziam as pessoas nos dias de Noé, e a vida deles parece ser mais fácil. Mas, quando você (1) descobre o que é certo; (2) ora, pedindo a ajuda de Deus; e (3) depende dEle, o Senhor Ihe dará forças para não desistir, não importa o que aconteça. Lembre-se (leia Gálatas 6:10a), Deus recompensará e honrará você por agir certo.

C. Apelo (não salvos)
(Atos 16:31.)
Atividade: Dê a cada criança um desenho do arco-íris (sem colorir) com o versículo 10a de Gálatas 9 impresso abaixo dele. A cada dia a criança pode colorir uma parte do arco-íris, lembrando-se de pedir que Deus a capacite para fazer o que certo.

Um comentário: