sábado, 2 de abril de 2016

Ana fez um pedido especial para Deus

Ana fez um pedido especial para Deus
I Samuel 1 a 2:1-11

Objetivo:
Aproveitando o Dia das Mães, apresento uma bela história sobre uma mãe que fez um pedido muito especial a Deus.

Verdade Central:
Deus promete ouvir suas orações e responder segundo a vontade dEle.

Versículo para Memorizar:
I João 5:14
"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." 

Visuais:
Adaptação – Marcelo Lieuthier





Introdução:
Deus responde à oração? Ele sempre nos dá aquilo que pedimos? (Deixe as crianças discutirem o assunto rapidamente.) Vamos ver hoje como Deus respondeu à oração de Ana.

Andamento:
a) Embora fosse casada há algum tempo, Ana não tinha filhos (1:1,2)
[Na antiga nação de Israel, os filhos eram considerados um dom de Deus. Não ter filhos era uma vergonha (Salmo 127:3; Lucas1:25)]

b) Ana estava triste porque outras mulheres riam dela (1:6)
[Deus quer que Seus filhos se aproximem dEle em oração quando estão tristes. Ele quer que você fale com Ele sobre as coisas que o deixam chateado.]

c) Elcana era bom para Ana, tratando-a de maneira especial, embora ela não tivesse filhos (1:4,5)

d) Fielmente, todos os anos, a família viajava para Siló, com o propósito de adorar a Deus e fazer sacrifícios a Ele na casa do Senhor (1:3)
Uma das razões para as pessoas levarem sacrifícios a Deus era que com isso teriam seus pecados perdoados. Hoje é diferente. Não levamos sacrifícios a Deus para pedir perdão, porque Deus, em seu amor, enviou Seu Filho Jesus para sofrer o castigo pelos nossos pecados. Jesus é o Único que podia tomar o nosso lugar porque Ele não tem pecado (I Pedro 3:18). Quando morreu na cruz, Ele deu Sua vida, derramou Seu sangue por você. Mas Jesus ressuscitou dos mortos. Ele vive e pode perdoar os seus pecados. Porém, nos dias de Ana, Jesus ainda não tinha vindo, e por isso as pessoas levavam sacrifícios a Deus para ter os pecados perdoados.

e) Quando estava entre sua família e amigos, Ana sofria tanto por não ter filhos que até perdia o apetite (1:7,8).
[A esterilidade de Ana afetou toda a sua perspectiva de vida. A amargura a fazia sofre muito que não podia ver as bênçãos, tais como a bondade de Deus dando-lhe um marido amoroso. A solução para uma tristeza como essa (depressão) é clamar a Deus.]

f) Ana clamou a Deus, pedindo que o Senhor lhe desse um filho (1:9-11)
Ana fez justamente o que Deus quer que você faça. Ela orou ao Senhor. Se Jesus é seu Salvador, lembre-se de que Deus promete ouvir as suas orações e responder segundo a vontade dELe. Deus diz: “Invoca-me, e te responderei” (Jeremias 33:3). Ele quer que você lhe conte os seus problemas e promete responder. Quando ficar zangado porque seus amigos o trataram mal, fale com o Senhor sobre isso. Se o seu amigo ainda não é salvo, conte a Deus. Se alguém que você conhece está doente ore por essa pessoa. (Discuta algumas das necessidades especificas das crianças, pelas quais elas podem orar) Deus quer que você lhe conte os seus problemas. Ana fez isso. Ela orou com sinceridade, especialmente, e com fé.

g) Como Ana orava em silêncio, Eli acusou-a de estar embriagada (1:12-14)

h) Explicando que não tinha bebido, mas que tinha o coração cheio de tristeza, Ana contou a Eli que estava orando (1:15,16)

i) Sabendo que Deus certamente faria o que era melhor para Ana, Eli mandou-a embora em paz (1:17)
Eli lembrou a Ana que, ao levar seu pedido a Deus com fé, ela podia ter paz, sabendo que Deus responderia o que fosse melhor para ela. Você, que já é filho de Deus, pode ter certeza de que Ele fará o mesmo por você. Quando confiar nEle, Ele lhe dará paz (Filipenses 4:6,7). Deus promete ouvir suas orações e responder segundo a vontade dEle (I João 5:14,15). Você está disposto a confiar que Deus vai responder a sua oração da melhor maneira? Ele nem sempre lhe dará o que pediu, porque sabe que algumas coisas que você pede não são boas. Algumas vezes, Ele o fará esperar por algum tempo antes de atender seu pedido, Portanto, se acreditar que Deus quer que você tenha certa coisa, continue orando fielmente por aquilo (Lucas 18:1). Eli sabia que Deus iria responder à oração de Ana de maneira perfeita e lhe disse, então, que fosse em paz.

j) Ana foi embora alegre, sabendo que Deus responderia (1:18)

l) A família voltou para casa depois de adorar ao Senhor (1:19)

Ponto Central:
Deus respondeu à oração de Ana dando-lhe um filho (1:20)








a) Conclusão:
1. Ana deu à criança o nome de Samuel, que significa “Do Senhor o pedi” (1:20)
2. Elcana e Ana levaram Samuel ao Senhor (1:24-28)
3. Ana louvou e agradeceu a Deus por responder a sua oração (2:1-10)




b) Desafio (salvos)
Deus deu a Ana o filho que ela havia pedido. Lembre-se, se você recebeu o Senhor como seu Salvador, Deus promete ouvir as suas orações e responder segundo a vontade dEle. Ele sempre lhe dá o que você (1 João 5:14,15). Algumas vezes, porém, você tem de continuar orando por longo tempo. Esta semana, escreva os pedidos de oração na capa de sua Bíblia ou em uma caderneta (exemplo de modelo abaixo). Quando Deus responder, anote a resposta ao lado do pedido.

c) Apelo (não salvos)

Há uma oração que Deus sempre responde da primeira vez em que você ora com sinceridade. Quando pede para Ele entrar na sua vida, perdoar os seus pecados e fazer de você Seu filho, Deus sempre fará isso na mesma hora (João 1:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário