terça-feira, 28 de junho de 2016

E B F - Equipe do Lanche


Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. I Coríntios 9:24 (Versão – NTLH)

A equipe do lanche tem a função de organizar a aquele delicioso momento onde todos fazem aquela pequena refeição.

É prioritário envolver a Igreja na programação da Escola Bíblica de Férias, envolvendo os irmãos “corpo de Cristo” nesta ação missionária do Reino de Deus, com doações para o lanche.

Outra alternativa é fazer ofícios para conseguir doações com algumas instituições que comercializam alimentos.

Em nossas igrejas existem pessoas capacitadas que sentem prazer em servir na equipe do lanche.

Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Como atletas de Deus, precisamos nos dedicar ao exercício glorificando a Deus neste momento de pequena refeição, para que possamos alcançar o objetivo da EBF, que é a Salvação dos que hão de crer, o verdadeiro prêmio que dura para sempre.

Abraços,
Marcelo Lieuthier.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

E B F - Equipe de Recreação


Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. I Coríntios 9:24 (Versão – NTLH)

A equipe de recreação é para que as crianças tenham um momento de lazer durante a programação da Escola Bíblia de Férias e aprendam que existe tempo para cada propósito como tempo de ouvir a Palavra de Deus e tempo de se divertir.

Entretanto a recreação depende de planejamento, para saber o que vai ser feito durante os dias da EBF. O primeiro item a ser avaliado é o espaço físico disponível para a recreação, existem Igrejas que dispões e outras não, mas o que fazer? 

Existem opções como:
  • Aluguel de brinquedos, mas se faz necessário à presença, de um ou dois monitores, supervisionando para que evite acidentes. Esta opção requer espaço e investimento financeiro maior.
  • Brincadeiras simples que podem ser utilizadas para locais que tem o um espaço restrito. Faça uma pesquisa no Google e você encontrará algumas sugestões.

Sejamos criativos, elaborando brincadeiras lúdicas, que possam ajudar no aprendizado das crianças que estarão participando da EBF. Como exemplo, o Jogo da Velha - Bíblico que pode ser vivenciado com perguntas de cada Mensagem Bíblica. 

Já que estamos evidenciando o momento dos jogos olímpicos, o que você acha de fazer uma mini olimpíada durante os dias da EBF, criando modalidades esportivas simples e bem criativa.

Exemplo: corida com saco, corrida com o ovo e/ou limão na colher, pesque maçã com a boca, acerte as latas, jogo das argolas, boliche, pista de obstáculos...

http://www.curio.blog.br/brincadeiras-criativas-de-antigamente/

http://www.beaesaracastro.com.br/6-ideias-incriveis-de-entretenimento-para-festa-infantil-ate-adulto-vai-querer-participar/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12886

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12886

http://espacoalfaletrar.blogspot.com.br/2014/02/jogos-de-argolas-com-garrafas-pet.html


Como premiação pode ser um biscoito recheado com uma fita de cetim imitando uma medalha olímpica.

Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Como atletas de Deus, precisamos nos dedicar ao exercício glorificando a Deus nas atividades físicas, para que possamos alcançar o objetivo da EBF, que é a Salvação dos que hão de crer, o verdadeiro prêmio que dura para sempre.

Abraços,
Marcelo Lieuthier. 

sábado, 25 de junho de 2016

E B F - Sugestão de Cartaz e Camisa


Sugestão de Cartaz


Sugestão de Camisa


quinta-feira, 23 de junho de 2016

E B F - Equipe de Louvor


Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.
I Coríntios 9:24 (Versão – NTLH)

Neste tópico de nosso quebra-cabeça chamado EBD, honestamente confesso, que não sou a pessoa mais capacitada para falar sobre música, entretanto sei que é essencial no programa de uma EBF.

Muitos dos nossos jovens e adolescentes que fazem parte da equipe de auxiliares têm dons e talentos para a área de música, eles estão apitos para compor essa equipe e estarão mais envolvidos elaborando o repertório do louvor.

Para o repertório pense em músicas bem animadas, mas também em alguma música que prepare as crianças para o momento da mensagem, tenha também uma música para o momento do apelo, lembremos que somos instrumentos nas mãos de Deus e que devemos agir na completa dependência do poder do Espírito Santo.

Alguns exemplos e sugestões de música:











Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Como atletas de Deus, precisamos nos dedicar ao exercício de glorificar a Deus através do louvor que sai da boca dos pequeninos, para que possamos alcançar o objetivo da EBF, que é a Salvação dos que hão de crer, o verdadeiro prêmio que dura para sempre.

Abraços,
Marcelo Lieuthier. 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

E B F - Equipe de Auxiliares


para ajudar nas atividades diversas


Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.
I Coríntios 9:24 (Versão – NTLH)


Gosto da expressão “Serviço Real” e quero usa-la com a equipe que é composta pelos auxiliares que atuam em diversas atividades, na Escola Bíblica de Férias.

Quando sou chamado para falar sobre minha experiência com Escola Bíblica de Férias, o que vem logo a minha mente são as temporadas que participei na Igreja Batista da Vila Cohab Rio Doce – Olinda – PE. Posso dizer que foi a minha escola quanto a esse assunto, tive o privilégio de ser aluno e depois fazer parte da equipe, que acredito que esse era o sonho de toda uma geração de adolescentes.

Fazíamos de tudo um pouco: confecção de crachás e chapeis, conduzir as crianças para as suas salas, auxiliar os professores durante a aula, levar o lanche e no final do dia a limpeza, porque no dia seguinte tinha mais. Foi um tempo muito bom que ficou guardado na mente e no coração.

Existem tantos detalhes para serem feitos em uma EBF e não poderemos executar essas atividades individualmente, por isso precisamos dos nossos grandes atletas, os nossos adolescentes e jovens, que juntos tornam um braço forte trabalhando na equipe de auxiliares que atuam nas diversas atividades.

Os nossos adolescentes ficam muito tempo ociosos com seus smartphones e terminam deixando de produzir lindos frutos para o Reino de Deus. Vamos convoca-los para fazer parte de nosso time olímpico, para darem um forte brado de vitória “Somos os filhos de Deus!” e que eles poção compartilhar as selfies da EBF em suas redes sociais, para a Glória de Deus.

Quem sabe você estará descobrindo o mais novo talento para o seu departamento infantil!

Digo isso porque sou fruto de uma Igreja Celeiro, que colocou no campo missionário muita gente boa que está espalhada pelo Brasil e em outros países.

Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Como atletas de Deus, precisamos nos dedicar ao exercício do Serviço Real, para que possamos alcançar o objetivo da EBF, que é a Salvação dos que hão de crer, o verdadeiro prêmio que dura para sempre.

Abraços,
Marcelo Lieuthier. 

terça-feira, 21 de junho de 2016

E B F - Equipe de Oração



Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!


"Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre." I Coríntios 9:24 (Versão – NTLH)

A oração faz parte de nossa comunhão com Deus, e também é uma peça fundamental do quebra-cabeça de uma EBF. Ter pessoas envolvidas nesse processo é essencial, porque estamos em uma batalha espiritual e por esse motivo precisamos está revestidos da armadura espiritual (Efésios 6:10-20) de Deus para podermos ficar firmes contra as ciladas que podem surgi no percurso da Escola Bíblica de Férias.

Investir tempo de oração, não é uma opção do crente, mas um dever. Reconhecemos que somos simplesmente servos e que a gloria não nos pertence, é algo incontestável.

Se você conhece grupos de oração ou pessoas que se dedicam investindo tempo de oração, convide para que façam parte de sua equipe de oração, quanto mais pessoas será melhor a cobertura espiritual.

Vamos orar?

O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. I Pedro 4:7 (Versão – NTLH)

Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração. Mateus 21:22 (Versão – NTLH)

…Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. Efésios 6:18 (Versão – NTLH)

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. Filipenses 4:6 (Versão – NTLH)

Os aplicativos existentes de redes sociais que você conhece, use os como ferramenta, para convidar as pessoas que iram compor sua Equipe de Oração. Lembrando quanto mais pessoas envolvidas melhor será.

Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Como atletas de Deus, precisamos nos dedicar ao exercício da oração, para que possamos alcançar o objetivo da EBF, que é a Salvação dos que hão de crer, o verdadeiro prêmio que dura para sempre.



Abraços,
Marcelo Lieuthier. 

segunda-feira, 20 de junho de 2016

somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!


Aproveitando a época de jogos olímpicos no rio 2016, pensei num tema para a nossa Escola Bíblica de Férias, na Igreja Batista Pinheirópolis – Caruaru – PE. Hoje começo a compartilhar essa ideia como você, que ainda não pensou em um tema para a EBF da Igreja.

Tema: Somos todos olímpicos, somos os filhos de Deus!

Divisa: Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.
I Coríntios 9:24 (Versão – NTLH)

Música: Ainda não tenho, entretanto tem uma amiga já pensando nesse assunto.

As três Mensagens Bíblicas, pensadas foram as seguintes:

1)A batalha de Gideão contra os midianitas! (Juízes 6 e 7)
            Introdução com a tocha olímpica.
            Não importa os obstáculos da vida, com Deus sou mais que Vencedor!

2)Plano de salvação usando os aros olímpicos com as cores do Livro Sem Palavras (textos diversos)
            Introdução aros olímpicos.
            Jesus foi vencedor em todas as suas provas, por amor mim e você!

3)Armadura do Cristão (Efésios 6:10-20)
            Introdução espada do Espírito “esgrima”
            Aprendendo a ser um bom atleta.

É importante ressaltar que essas três Mensagens Bíblicas são sugestões e que você pode adaptar com outros temas. O importante é servir a Deus com sabedoria.

A cada esboço da Mensagem Bíblica, que eu concluir estarei, postando individualmente no blog.

Como estamos falando de EBF, precisamos nos preparar com a montagem da equipe e suas atribuições.

Exemplo:
  • Equipe de Oração
  • Equipe de Auxiliares para ajudar nas atividades diversas
  • Equipe de Louvor
  • Equipe de Recreação
  • Equipe do Lanche


São muitos detalhes que requerem um olhar especial, porque estamos trabalhando para Deus.

Por isso somos todos olímpicos, somos filhos de Deus! E queremos receber uma coroa que dura para sempre. Mas para isso precisamos nos esforçar em duros desafios para alcançarmos o nosso alvo.

Vamos oferecer para Deus o que a de melhor!

Abraços,
Marcelo Lieuthier

sábado, 18 de junho de 2016

Dicas para ensinar bem na EBD

1) Leitura
  • Leia, leia, leia, leia de forma minuciosa o texto Bíblico e faça anotações.
  • Faça a leitura de livros e revistas relacionados ao Ensino Bíblico de crianças, a arte de liderar, recursos audiovisuais e didáticos.
  • Procure, busque, pesquise para descobrir novas ideias e maneiras de apresentar o Ensino Bíblico.
  • Fique sempre em dia com a leitura dos conteúdos da EBD e Departamento Infantil de sua Igreja que esta sendo ensinado.

2) Participação
  • Participe de congressos, estudos em grupo, acampamentos, conferências e encontros de planejamentos para liderança.
  • Esteja sempre alerta para essas oportunidades de aperfeiçoamento que sua associação “denominação” ou instituições interdenominacionais oferecem.
  • Tenha um caderno e caneta à mão para fazer anotações, que serão uteis no futuro!

3) Leve para casa
  • Programas de treinamentos em forma de bons livros, revistas, cd/dvd, e outros sobre liderança, crianças, recursos didáticos, etc. A lista de títulos cresce, dia a dia.

4) Pratique
  • A prática faz a perfeição.

Jesus, Modelo de Mestre

Jesus, Modelo de Mestre
Maria Tereza de Oliveira Vieira
(VAUGHAN, Charlotte Estelle. Recursos Didáticos para Professores de Crianças. Ed. UFMBB)

Ele era claro, preciso, objetivo.
Seu quadro-negro era o chão,
o giz – seu próprio dedo.
Usava como ilustração
o que mais perto estava
e à vista de todos:
como uma árvore, a natureza,
uma criança.
Tinha apenas duas turmas
de alunos:
os doze apóstolos e a multidão.
Sua sala de aula
tinha por teto o céu
e por banco a própria relva.
Dava, às vezes, aulas particulares,
como à samaritana;
aulas audiovisuais,
enquanto caminhava;
aulas diurnas;
noturnas, como a Nicodemos.
Ensinava no mar e em terra firme,
no monte ou em casa,
no templo ou caminhando.
O esboço de suas aulas
estava em sua própria mente;
preparava-o, preparando-se
em oração ao Pai.
Incansável Mestre,
seu tempo de ensinar era sempre.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mais uma temporada de EBF nas Igrejas!

O êxito da Escola Bíblica de Férias é assegurado à equipe que esteja disposta a pagar o preço que exige para familiarizar-se, com os métodos de ensino que serão utilizados na apresentação da Palavra de Deus as crianças, que irão participar desse programa na Igreja.

E vem aquele frio na barriga para aquele(a) que vai liderar essa equipe na Igreja, lembre-se das palavras que foram ditas a Josué:
“…Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9)”

Josué teve a vitória em Jericó por meio da dependência de Deus e o trabalho em equipe.

Uma equipe que busca ter êxito, no programa da EBF em sua igreja, tem que utilizar métodos de ensinos eficientes que vão lhe auxiliar no uso adequado para a conquista do seu alvo especifico em mente. Não é possível existir ensino sem que haja alguma espécie de método.

O método eficiente, no ensino, implica no uso de todos os recursos de modo ordenado e efetivo, visando o crescimento do aluno e sua transformação. Porém a preocupação do professor não deve se prender a qualquer método específico em si, mas sim ao estabelecimento de oportunidades e condições que propiciem o desenvolvimento da criança.

Não há método por melhor que seja, infalível para qualquer situação. O professor atento terá de fazer uso de vários métodos, durante o período de classe na EBF, passando de um para o outro, ou combinando-os, levando em conta as exigências da situação atual.

a) A Natureza do Objetivo.

Qual é o objetivo que se quer atingir, por exemplo se o objetivo é desenvolver habilidade, o método de prática terá de ser utilizado, uma vez que a habilidade decorre da prática.

b) A Maturidade dos Alunos.

c) A Atitude do Aluno Diante do Aprendizado.

O professor(a) deve ser sensível às atitudes dos alunos, e selecionar os métodos de acordo com a necessidade da classe.

d) Conhecimento da Matéria.

É necessário que o professor(a) estude cuidadosamente o assunto a ensinar, antes que procure selecionar o método.

e) As qualificações do Professor.

As suas habilidades pessoais.


Busque o melhor método a ser utilizado! 

E não esqueça que o mais importante de tudo é o professor(a) saber adequar o método ao objetivo do seu ensino aos alunos, à classe e ao tempo disponível.

O método só será eficiente e ajudará no ensino quando for estudado com muito cuidado (método e objetivo)

Não esqueça NUNCA que você, professor(a), é o instrumento que Deus usará, se estiver na total dependência dEle.

“…A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. ( II Coríntios 12:9)”

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9)”




Cantando as Histórias da Bíblia (volume 1)
Pr. Gilson Resende
Josué, o Novo Líder


Josué, Josué
Sê forte e corajoso, Josué

Sê forte e corajoso
não tenhas medo não, nem te espantes
Porque o Senhor teu Deus
é contigo, Josué,
por onde quer que andares

Josué, Josué
Sê forte e corajoso, Josué

O exército se pôs diante de Jericó,
Cercaram a cidade e então vejam só
Tocaram os sacerdotes as suas buzinas,
Gritou bem forte o povo e a muralha veio ao chão.




quinta-feira, 9 de junho de 2016

Dia do Pastor(2) - 2 domingo de Junho

Sugestão para o Dia do Pastor



TURMA do PRINTY
Datas Comemorativas Volume 1

Como falar de alguém tão especial
Que cuida de mim, me faz bem assim
Um amigo sem igual
E nas dificuldades, ele está junto a mim
Sua vida tem dado e com ele ao meu lado
Sinto o amor de Deus, Oh sim!

O bom pastor dá a vida por seu rebanho
Dá alimento e atenção, como um verdadeiro pai
O bom pastor sempre está ao nosso lado
Nos cativa a amá-lo e a seguir seu coração

Play-Back

Dia do Pastor - 2 domingo de Junho

Sugestão para o Dia do Pastor

Play-Back



domingo, 5 de junho de 2016

Jogo da Velha – Bíblico

Uma boa ideia de dinâmica para ser feita em EBF, Classes de Juniores, Adolescentes, Jovens...

Se você conhece o tradicional Jogo da Velha, vai gostar desta dinâmica em grupos.

Como montar:

Serão necessário, quatro tiras de papel de 5 (cinco) centímetros de largura de cartolina preta color set e emendar com fita crepe as tiras criando uma fita de 198cm. (uma folha de cartolina color set tem em media 48x66cm, será necessário duas folhas).

Pode também ser feito de fita de Cetim Preta ou EVA

No chão monte o jogo da velha (#) criando espaços proporcionais para a colocação dos X e O

Faça a quantidade de cinco (5) X e O para cada time, que podem ser impressos em papel 60kg “cartão” e serem recortados (opcional) ou fazer em folhas de A4 e escritos com lápis pilot O e X
 

Podem ser feitos também de papelão ou EVA

Faça 2 envelopes:
Dentro coloque vinte perguntas Bíblicas diferentes em cada envelope conforme sugestão abaixo: Anexos I e II
Um cartão dizendo qual será o seu time X ou O

Observação:
Se você está fazendo uma gincana ou estudando um livro especifico da Bíblia elabore as perguntas focando no seu objetivo.

A ideia é dividir o grupo em duas equipes, podem ser equipes mistas “meninos e meninas”, ou meninos contra meninas.

Ou quem sabe você pode criar duelos de Conhecimento Bíblico onde você vai dividir através de sorteio para que duelem entre si e o vencedor do time (A) “melhor de três” vai duelar com o vencedor do time (B)...

Após a divisão você pode escolher qualquer equipe para escolham a envelope 1 ou a 2 que estar em sua mão.

Após a divisão será a escolhido o time “X ou O

Distribua para cada time o símbolo escolhido – quem escolheu o X começa o jogo.

Comesse o jogo perguntando ao grupo o número da pergunta, eles escolhem um número de 1 a 20. Faça a leitura da pergunta e marque com uma caneta ou lápis as perguntas que forem sendo feitas para não repetir.

Marca ponto no Jogo da Velha – Bíblico, o time que responder a pergunta.

Caso o time não saiba a resposta ou respondeu errado você pode transferir a pergunta para o time adversário, mas antes combine com ambos os times.

Fica opcional marcar o tempo, caso queira marcar o tempo escolha o tempo que você julgue necessário. 

Uma boa opção de jogo é a melhor de três.
(existem 4 regras no esporte que nunca esqueci; 1) Ser honesto, 2) guardar os lábios, 3)perder sem se zangar, 4)trabalhar em equipe.  

Um bom Jogo da Velha – Bíblico para você e suas equipes!

Essa é mais uma forma lúdica de aprender a palavra de Deus e descobrir que precisamos mais estudar a palavra de Deus.

No Amor de Cristo
Marcelo Lieuthier

Anexos I e II