segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Os Dois Fundamentos 7:24-27


Mateus 7:24-27(ARA)
Os Dois Fundamentos
(Lc 6:46-49)

24Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

 

Certa ocasião, Jesus (Fig. 01 Letra J de Jesus) contou ao povo uma Parábola “História” sobre dois (Fig. 02 número 2) homens (Fig. 03 Homem) que saíram para construir suas casas e residir nelas.

O primeiro homem (Fig. 04 número 1), saiu em busca de um lugar para construir e encontrou um terreno duro e rochoso (Fig. 05 Terreno Rochoso) e ele disse a si mesmo que esta será uma boa base sólida para construir minha casa.


 
Então ele trabalhou duro e construiu sua casa sobre a rocha, mas não era uma casa com um telhado pontudo como o nosso (Fig. 06 Casa com telhado inclinado) tinha um telhado plano como este (Fig. 07 Casa com telhado reto) e ele também fez uma escada que subia pela parte lateral da casa (Fig. 08 Escada).

Ele colocou uma porta (Fig. 09 Porta) e uma janela um pouco ao lado da porta (Fig. 10 Janela) e olhou pela janela. Vendo que seu trabalho tinha concluído disse para si “essa é uma boa casa para minha família residir / morar” e ficou muito feliz com o seu trabalho.


Então, as chuvas caíram e as enchentes vieram e os ventos bateram na casa, mas porque foi construída bem construída sobre o alicerce firme da rocha, a casa permaneceu segura e nada abalou a sua estrutura.


Aplicar princípios Bíblicos de segurança, fazer o que é correto, ter total atenção para a Bíblia, confiar em Deus…!


O segundo homem (Fig. 02 número 2) encontrou um terreno de areia plana (Fig. 11 Terreno Plano) e macio perto do rio e disse: "Vou construir minha casa aqui. Vai ser mais fácil construir aqui porque o terreno é macio e fácil de cavar”.

Então ele construiu sua casa em um solo de areia fofa, mas não era uma casa com um telhado pontudo como são nossas casas (Fig. 06 Casa com telhado inclinado) tinha um telhado plano como este (Fig. 07 Casa com telhado reto) e ele também fez uma escada que subia pela parte lateral de sua casa (Fig. 08 Escada).

Ele colocou uma porta (Fig. 09 Porta) e uma janela um pouco ao lado da porta (Fig. 10 Janela) e olhou pela janela. Vendo que seu trabalho tinha concluído disse para si “essa é uma boa casa para minha família residir / morar” e ficou muito feliz com o seu trabalho.

Então, as chuvas caíram e as enchentes vieram e os ventos bateram na casa, mas porque foi construído sobre areia sem alicerces firmes. A casa teve sua estrutura abalada e desabou (Fig. 12 Ruínas) (as réguas podem ficar de forma desordenada no sentido horizontal representando a ruína da casa que não suportou a tempestade).


Aplicar os princípios da insegurança, por não ter a Bíblia como base de sua Fé, Regra e Prática!


Portanto, construam suas vidas sobre o alicerce firme (Fig. 05 Terreno Rochoso), a rocha que é Jesus Cristo (Fig. 01 Letra J de Jesus), para que você possa resistir às tempestades da vida.


Você pode usar um desses versículos ou outro que Deus falar ao seu coração para a concluir, seu estudo/mensagem/reflexão sobre a Parábola Os Dois Fundamentos.


João 16:33 Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo. (A21)

Romanos 12:1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (ARA)



CTLI (29/01/2021)
Pr. Marcelo Lieuthier

Nenhum comentário:

Postar um comentário