sábado, 10 de junho de 2017

Jonas foge de Deus


Objetivo do professor:
Que a criança salva peça a Deus que lhe dê o desejo de obedecer-lhe sinceramente.

Verdade central relacionada à criança:
Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele.

Introdução
(Cena: Uma criança deve ficar sentada com a Bíblia na mão, fazendo a sua devocional. Ela lê Gálatas 5.22 em voz alta e diz, como para si mesma: “amor, alegria, paz, longanimidade – acho que isso quer dizer paciência. Perdoe-me, Deus, não sou uma pessoa paciente – vamos esquecer essa palavra. Bondade – está bem, mas só se não tiver de ser bom para meu irmão! Fidelidade e mansidão – sem problemas! Domínio próprio – tenho de fazer isso?” O professor interfere e começa a lição.) Quando se trata de obedecer a Deus, muitos de nós agem como o (Jorginho), não querem fazer o que Deus manda. Um dos profetas de Deus pensou que poderia desobedecer quando Deus lhe pediu para fazer uma coisa que ele não queria.

Andamento
A. Deus ordenou ao profeta que avisasse o povo de Nínive de que a cidade seria destruída por causa da sua perversidade (1.1,2).
A perversidade (pecado) do povo de Nínive era muito grande. Deus os amava e queria avisá-los de que seriam destruídos a não ser que decidissem crer nEle. O pecado é sempre castigado (Romanos 6.23). Você também pecou e o seu pecado deve ser punido. A Bíblia diz que o castigo pelo pecado é ficar separado de Deus. Mas, da mesma maneira que ama a todos, Deus ama você e quer que O conheça (João 17.3). Ele enviou o Senhor Jesus , Seu único Filho, para receber o seu castigo (2 Coríntios 5.21). Jesus morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para que o seu pecado pudesse se perdoado. Você pode crer no Senhor Jesus Cristo e ser salvo hoje. Deus queria que o Seu profeta avisasse o povo de Nínive que, a não ser que tomassem a decisão de crer nEle, seriam destruídos por causa da sua perversidade.

B. O profeta fugiu para Társis com o propósito de ir para longe da presença de Deus (1.3).
Por ser um profeta de Deus, Jonas sabia que muitas vezes quando os avisos são obedecidos, Deus suspende o Seu juízo. Ele deve ter lutado com o pensamento de que o maior inimigo de sua nação pudesse crer no aviso divino de e evitar o castigo. Jonas queria que Deus destruísse o povo de Nínive, mas agora tinha de decidir entre obedecer ou não a Deus. Em vista da atitude do coração de Jonas não ser reta, ele se recusou a cumprir o ardem de Deus. Rebelou-se deliberadamente contra o Senhor. Como crente no Senhor Jesus, Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele. Obedecer significa fazer o que lhe mandam. A Palavra de Deus diz… (leia 2 Coríntios 2.9). Quais são algumas ordens na Palavra de Deus o que você deve obedecer? (deixe as crianças falarem sobre alguns mandamentos dados por Deus – obedecer aos pais e a todos em posição de autoridade, amar uns aos outros, e assim por diante.) Você talvez não entenda porque Deus quer que ame os seus inimigos. Pode não ter vontade de fazer o que os seus pais pedem. Mas, Deus quer que você Lhe obedeça sempre. A desobediência fará que se sinta triste e culpada intimamente, e, algumas vezes, ela pode provocar verdadeiros problemas em sua vida. Deus enviou Seu profeta a Nínive com um aviso importante, mas o profeta preferiu não obedecer a Ele. Em vez disso, seguiu para a direção oposta.

C. Enquanto Jonas dormia no navio, Deus enviou uma tempestade, fazendo os marinheiros amedrontados clamarem aos seus deuses a atirarem a carga no mar para aliviar o peso do navio (1.4,5).





D. Quando o capitão interrogou Jonas e suplicou que ele orasse ao seu Deus pedindo ajuda, Jonas admitiu que estava fugindo de Deus (1.6-9)

E. Jonas mandou que os marinheiros atirassem ao mar, mas eles tentaram remar para a terra firme. Não conseguindo, eles pediram misericórdia a Deus enquanto atiravam Jonas ao mar (1.10-16)





F. Jonas se encontrou vivo e aterrorizado no ventre (barriga) de um grande peixe, que o Senhor havia preparado para engoli-lo vivo (1.17)
Se Jonas tivesse obedecido, embora não compreendesse a razão de Deus enviá-lo aos inimigos, Jonas não teria passado por aquela terrível experiência. Se você crer no Senhor Jesus, Deus quer dar a você o desejo de obedecer a Ele. (discuta porque é importante obedecer às regras dadas para o seu bem; as pessoas com autoridade quase sempre sabem coisas que você não sabe; Deus Se agrada quando você obedece.) Deus diz que a sua obediência a Ele é mais importante do que qualquer outra coisa que faça. De fato, deus não quer sua adoração ou suas ofertas se estiver sendo desobediente (1 Samuel 15.22). Você deve ler a Bíblia todos os dias para saber o que Deus quer que faça e depois obedecer de todo o coração. Se souber que Deus quer que você faça algo que acha difícil obedecer, peça a Ele que lhe dê as forças e o “desejo” de obedecer-Lhe (Filipenses 2.13). Jonas não estava sequer interessado em pedir a Deus para ajuda-lo. Ele desobedeceu a Deus e depois se encontrou numa terrível situação.

G. Aterrorizado, Jonas ourou a Senhor dentro do peixe (2.1-9).
[Jonas ficou dentro do peixe durante três dias e três noites. Ele finalmente agradeceu a Deus dizendo “ao Senhor pertence Salvação”. Jonas sabia que só Deus poderia livrá-lo daquela situação impossível dentro do peixe.]

H. O peixe vomitou Jonas na terra seca e Deus deu-lhe novamente instruções para advertir o povo de Nínive sobre o seu pecado (2.10-3.2).






Clímax
Jonas seguiu afinal obedientemente para Nínive (3.3)








Final
A. Conclusão
Quando Jonas pregou o aviso divino ao povo de Nínive, eles creram e Deus retirou o Seu juízo sobre a cidade (3.4-10).






B. Desafio (salvos)
Jonas obedeceu finalmente a Deus da segunda vez em que foi enviado a Nínive, mas ele teve de passar por muitas dificuldades por causa da sua desobediência anterior. Se você crê no Senhor Jesus, vai deixar Deus dar a você o desejo de obedecer a Ele? Lembre-se de que a sua obediência é muito importante – mais importante do que qualquer coisa que possa fazer para Deus (1 Samuel 15.22). Esta semana você vai ler alguns versículos da Palavra de Deus, a cada dia, para aprender as coisas que Ele quer que você obedeça? Vai pedir também que Ele o ajude a ser obediente? Pense em algum ponto da sua vida em que tem desobedecido a Deus. Confesse a Ele esse pecado e peça que o ajude a fazer o que é certo. (tenha um período de oração silenciosa para que as crianças conversem com Deus sobre serem obedientes. Você pode dar a elas um guia diário de leitura bíblica que contenha os versículos apropriados para elas lerem e obedecerem. Elas podem desenhar um rosto sorridente ao lado do versículo adequado no guia enquanto Deus as ajuda a obedecer a ele.)

C. Apelo (não salvos)
Antes que possa obedecer a Deus, você precisa crer no Seu Filho, o Senhor Jesus. Você vai crer no Senhor Jesus hoje? (João 3.36).

Link PowerPoint:

Nenhum comentário:

Postar um comentário