segunda-feira, 19 de junho de 2017

Quatro Jovens Fiéis a Deus São Provados (Daniel 1)

“Fonte – Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, APEC. Editora – Hagnos. Páginas 935 e 936”

Objetivo do Professor: Que a Criança salva deseje manter pura a sua vida, fugindo das coisas que possam prejudicar seu corpo.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus quer que você mantenha a sua vida pura.

1) Introdução
Você conhece crianças na escola que bebem cerveja, usam drogas, fumam, ou lêem revistas sujas? (Deixe as crianças compartilharem). Seus amigos já quiseram que você fizesse algumas destas coisas? Algumas vezes os outros tentam forçar você a fazer coisas erradas ou que fazem mal para o seu corpo. Você talvez pense que, se não concordar, eles não vão gostar de você. Mas, se aceitou o Senhor Jesus Cristo, Deus quer que você mantenha a sua vida pura, livre das coisas que o prejudicam. Deus ajudou quatro rapazinhos que vieram há muito tempo a manter pura as suas vidas.

2) Andamento
2.1) O rei Nabucodonosor enviou soldados para invadir Jerusalém (vv.1,2)
[Isaías havia profetizado a Ezequias que seus dessedentes seriam levados cativos para servir o rei da Babilônia (2 Reis 20:16-18)]



2.2) O rei ordenou aos seus comandantes que trouxessem de volta jovens fortes, sadios e inteligentes, das famílias reais (vv.3,4).




2.3) Esses jovens bem escolhidos deveriam receber alimentação real e treinamento especializado (vv.4,5)

2.4) Os jovens hebreus receberam novos nomes (vv.6,7)
[Daniel “Deus é Meu Juiz” – Beltessazar “Que Bel proteja a Sua Vida”; Hananias “Deus é Gracioso” – Sadraque “Ordem de Aku”; Misael “Quem É o Que Deus É” – Mesaque “Sou Insignificante”; Azarias “O Senhor Ajudou” – Abede-Nego “Servo de Nego”.]
Os babilônicos queriam que os jovens se esquecessem do seu Deus verdadeiro, amoroso e santo. Você pode conhecer esse Deus confiando em Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ele morreu e ressuscitou para tirar o seu pecado. Você conhecerá Deus e uma nova vida vai começar quando realmente confiar em Jesus Cristo (João 17:3). Os quatro jovens conheciam a Deus. Uma mudança de nome não os faria esquecê-LO.

2.5) Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei (v.8).
[Deus havia dado leis alimentares específicas ao Seu povo (Levítico 11:47; Ezequiel 4:13). O alimento oferecido a eles não foi provavelmente preparado de acordo com estas leis e, portanto, não seria certo comê-lo. O rei também costumava oferecer primeiro seu alimento e bebida a um deus pagão (Deuteronômio 32:37,38). Se Daniel e seus amigos aceitassem coisas oferecidas primeiro a ídolos, isto indicaria que acreditavam nesses falsos deuses.]
Daniel preferiu não comer aquilo que sabia que iria desagradar a Deus. Isto deve ter sido difícil, vendo todos os outros comerem toda aquela comida apetitosa. Mas, aceita-la seria errado. Contaminar significa tornar sujo ou imputo. Como salvo, saiba que Deus quer que você mantenha a sua vida pura das coisas que irão prejudicar seu corpo. Como o seu corpo pode ser prejudicado? (Deixe as crianças discutirem coisas como fumar, beber, ingerir drogas, ler revistas ou ver vídeos de baixo nível.) Você deve decidir se vaia aceitar essas coisas em seu corpo e sua mente. Deus, o Espírito Santo, vem viver em você quando crê no Senhor Jesus (1 Coríntios 6:19,20). Deus quer que você O glorifique em seu corpo. Mantena a sua vida livre das coisas que possam prejudica-lo e contaminá-lo. Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei.

2.6) Daniel pediu permissão ao chefe dos eunucos para não comer a comida do rei (v. 8)





2.7) Temendo por sua vida, o chefe dos eunucos receou permitir que Daniel não comesses o alimento real (vv. 9,10)

2.8) Daniel solicitou uma prova de dez dias, comendo apenas vegetais e tomando água (vv.11-13)





2.9) os quatro jovens tiveram permissão para fazer a prova (v. 14)
Os outros talvez zombassem deles por não comerem o mesmo alimento, mas os jovens fizeram o que sabiam ser certo. Não comeram aquilo que sabiam que iria desagradar a Deus. Se você já é salvo, Deus quer que você mantenha a sua vida pura das coisas que possam prejudicar o seu corpo. Lemos em 1 Timóteo 6:11 que devemos “fugir” das coisas erradas e “seguir a piedade”. “Fugir” é “afastar-se de”. “Seguir a piedade” é escolher o que é certo segundo as leis de Deus, porque Deus quer ajudar você a ter uma vida agradável e Ele. (Discuta como Ele pode ajudar você a afastar-se do fumo, bebida, drogas, e das revistas ou ajuda-lo. Tenho a certeza de que Daniel pediu a ajuda de Deus, porque os outros iriam provavelmente rir dele.

2.10) Os quatro jovens hebreus passaram no teste de dez dias e tiveram permissão para continuar sua dieta durante três anos (vv.15,16)
2.11) Deus deu a eles conhecimento, inteligência e sabedoria (v.17)
2.18) Quando o rei os entrevistou, a sabedoria deles mostrou-se superior à dos demais (vv.18,19a).

3) Clímax
Deus honrou Daniel e seus amigos, permitindo que eles servissem diante do rei, que repetidamente comprovou que eram mais sábios do que qualquer outro em seu reino (vv.19b,20)
4) Final
4.1) Conclusão
Daniel e seus amigos continuaram servindo na Babilônia (v.21) [(Veja também 2:49; 3:30; 6:28). Daniel serviu a vários reis e já era bem idoso nos dias do rei Ciro.]
4.2) Apelo
Deus dá aos que crêem nEle a força necessária para ter uma vida pura. Você aceitou o Senhor Jesus para ter a vida eterna? (João 6:47).
4.3) Desafio
Deus honrou Daniel por não contaminar o seu corpo. Como crente no Senhor Jesus, você vai afastar-se das coisas que prejudicam o seu corpo e preferir agradar a Deus? Deus que que você mantenha a sua vida pura. Fique longe do fumo, das drogas, das bebidas e de olhar revistas e vídeos sujos. A cada manhã quando sair da cama, peça a Deus para ajudá-lo a conserva a sua vida lima. Esta semana, quando outros quiserem que você faça alguma coisa que possa prejudicar seu corpo, peça a Deus para ajuda-lo a dizer “Não” e preferir o que é certo (1 Timóteo 6:11).

Atividade extra. Dê a cada criança um pedaço de papel e um lápis de cor. Peça que escrevam “SIM” e depois coloquem em grande X sobre o mesmo, este sinal quer dizer: Não diga “sim” nem ceda. Peça que coloquem o papel num lugar onde possam vê-lo a cada manhã, para lembrá-los de não ceder a outros que querem que façam coisas que possam prejudicar seus corpos.

Link do PowerPoint - https://goo.gl/doWxyY

Nenhum comentário:

Postar um comentário