terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Coral IGBAPI - Música: YESHUA

Culto de Natal da Igreja Batista Pinheirópolis "IGBAPI"
Caruaru/PE

Música: YESHUA


terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Nasce Jesus


Hoje estou compartilhando com você, uma narrativa Bíblica em cartazes no tamanho A4 (29,7 cm X 21 cm).

Créditos:
Autoria: Katiuscia Giusti.

Ilustrações: Didier Martin.

Tradução: Gabriela Lieuthier

Adaptação do visual para o tamanho A4: Marcelo Lieuthier

Fontes: Copyright © 2010 by The Family International.
                https://pt.scribd.com/docs

Observação: Você pode baixar e imprimir as figuras em papel A4 tipo cartão ou 180g e colocar as legendas no verso para facilitar o momento da transmissão da História Bíblica.



Baseado em Mateus 1:18-25; 2:1-11 e Lucas 1:16–38; 2:1-20


Na cidade de Nazaré viveu uma jovem mulher chamada Maria.


Ela estava para casar com um carpinteiro chamado José.


Um dia, um anjo apareceu para Maria. No começo, ela ficou assustada com o que viu.


“Não tenha medo”, disse o anjo. “Eu trago boas notícias. Deus escolheu você para ser a mãe de Seu Filho”.


Maria ficou maravilhada com o que o anjo lhe disse e disse: “Tenho o prazer de fazer o que Deus quiser”.


Quando o anjo se foi, Maria se apressou para encontrar José e contar-lhe a maravilhosa notícia.


O anjo também visitou José em um sonho. “Cuide bem de Maria”, disse o anjo. “Ela vai ter um bebê especial... O Filho de Deus”.


José ficou feliz em ouvir essa notícia e prometeu cuidar bem de Maria e do bebê.


Algum tempo depois, José e Maria tiveram que viajar para Belém.


José selou um jumento para que Maria montasse, e partiram em sua jornada.


Quando José e Maria chegaram a Belém, havia tantas pessoas que não conseguiram encontrar um lugar para passar a noite.


“Você não pode ficar aqui”, disse o estalajadeiro ranzinza. “Mas minha esposa vai ter um bebê”, disse José.


O estalajadeiro pensou por alguns momentos, e então disse que eles poderiam ficar no estábulo.


José e Maria estavam felizes por ter um lugar para ficar, embora fosse um estábulo cheio de animais.


Naquela maravilhosa noite em que Jesus nasceu!


Maria O colocou na manjedoura, que tinha um feno macio.


Nas colinas os pastores estavam observando suas ovelhas.


De repente, os anjos apareceram no céu para contar a incrível notícia do nascimento de Jesus.


Quando os anjos desapareceram, os pastores correram para encontrar o menino Jesus. Eles O encontraram e seus corações ficaram contentes.


Algum tempo depois, os sábios vieram em busca de Jesus. “Nós vimos a estrela”, disseram eles, “e ela nos guiou até aqui”.


Os sábios trouxeram presentes maravilhosos para Jesus — ouro, incenso e mirra.


E essa é a verdadeira história do primeiro Natal, quando Deus enviou Seu Filho, Jesus, para a Terra.


Se você gostou, deixe seu comentário, vai nos ajudar para as próximas postagens.

Fique na Paz, de nosso Maravilhoso Deus. Amém!

domingo, 9 de dezembro de 2018

Os Três Presentes


Uma Reflexão Objetiva Para Época do Natal

Créditos:


Materiais:
  1. ·        Três caixas de presente medindo (30 cm X 20 cm) ou outro tamanho;
  2. ·        Figura de Jesus bebê na manjedoura ou um bebê na manjedoura;
  3. ·        Figura da Cruz ou uma crus de madeira;
  4. ·        Figura de um Coração ou um balão de coração;

Como apresentar a reflexão:

Coloque as figuras/objetos dentro de cada caixa, use embalagens que chamem a atenção das crianças deixando-as curiosas em querer saber o conteúdo de cada presente.

Inicie falando que na época do natal, muitas pessoas trocam presentes, explicando que é uma prática muito comum nesse período. Em seguida fale que você trouxe três presentes, que estão sobre a mesa e inicie a reflexão.

O primeiro presente foi Deus quem te deu, e é o melhor presente que alguém pode receber (abra a embalagem/caixa com suspense) mostre a figura de Jesus na manjedoura / manjedoura com Jesus, conte a história de como foi o nascimento de Cristo e finalize lendo João 3:16.

O segundo presente foi Jesus quem deu, foi algo que eu tenho certeza que ninguém daria (abra a embalagem/caixa com suspense) mostre a figura da cruz / cruz de madeira, explique que Ele deu sua própria vida, Conte a história da crucificação de Cristo e finalize lendo Coríntios 15:3-4.

O terceiro presente é seu, este é você quem deve entregar a Deus (abra a embalagem/caixa com suspense) mostre a figura de coração / balão de coração, Deus quer habitar em seu coração, você pode entregar o seu coração a Ele e torna-se filho de Deus e finalize lendo João 1:12.





segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Agenda para Planejamento 2019


Ficou interessado?
Entre em contato!

Calendário 2019


Compartilhando com você!

A multiplicação dos Pães


(Marcos 6:30-44)

Visuais:

Objetivo do Mensagem:
Que a criança compreenda que ela é importante para Deus.

Verdade Central Relacionada à Criança:
Jesus que lhe usar de maneira especial!

1) INTRODUÇÃO

Vou falar alguns nomes, Neymar, Marcelo, Casemiro Fernandinho, Paulinho Philippe Coutinho, Willian, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Thiago Silva, Miranda... Você pensou em que? E se o Tite lhe convocasse para você ajudar esses jogadores? Você diria Sou apenas uma criança!”, “O que posso fazer? É justamente isto que o menino na nossa história deve ter pensado.

2) ANDAMENTO

A) Milhares de pessoas correram ao encontro de Jesus, talvez por terem ouvido ou visto os milagres que Ele fez durante seus dois primeiros anos de ministério (v. 33).

B) Jesus e os discípulos procuravam um lugar sossegado para descansar tv. 32).

[Jesus tinha acabado de saber que seu bom amigo e primo João Batista foi morto. Ele e os discípulos cansados depois de intenso ministério e entristecidos com as notícias dolorosas, queriam ficar sozinhos para descansar (veja Marcos 6:30 e Mateus 14:10-15).

C) Quando Jesus viu a multidão, teve compaixão daquelas pessoas (v. 34).

Quando o Senhor Jesus olhou para toda aquela gente, Ele já sabia as necessidades íntimas de cada uma — sua necessidade alguém para amá-las. Sua necessidade de paz, alegria e Vida Eterna com Ele. Jesus podia satisfazer as necessidades delas. Ele veio a Terra para receber o castigo pelo pecado — as coisas erradas que todos fazemos e que causam preocupação, tristeza e separação dEle. O Senhor Jesus não tinha o desejo interior de agir mal como nós, porque Ele é Deus Filho. Por isso, Ele pôde sofrer e morrer por você na cruz, recebendo em Seu corpo o castigo do pecado. A Palavra de Deus diz... (Romanos 5:8 -  Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores). [ensine o versículo]

Porque amou você. Jesus derramou o Seu sangue para que o seu pecado pudesse ser removido. Depois de morrer, Jesus ressuscitou e estar no Céu hoje, desejando dar-lhe a sua paz e alegria, e a promessa de uma Vida Eterna com Ele. Jesus conhece as suas necessidades íntimas. Ele conhecia as necessidades interiores de cada um naquela enorme multidão e amou também a cada um.

D) Os discípulos, vendo a necessidade física do povo, sugeriram que Jesus mandasse a multidão comprar comida (vv. 35,36).

[Veja Mateus 14:21 —  15 a 20 mil pessoas ao todo precisavam comer.)

E) Quando Jesus mandou os Discípulos alimentarem o povo, eles começaram a calcular quanto dinheiro seria necessário (v.37).

[duzentos denários era o salário do trabalhador comum em cerca de oito meses (veja Mateus 20:2-15). A fim de ajudar as crianças a compreenderem essa grande necessidade, compare os dias bíblicos com os de hoje. Escolha uma lanchonete favorita e calcule, quanto custariam 15mil hambúrgueres com fritas.]

15mil x R$8,50 = R$127.500

Como você acha que os discípulos se sentiram quando Jesus mandou que alimentassem toda aquela gente?

Talvez da mesma maneira que você se sente ao ver as necessidades de outros. (discuta as necessidades “externas”: falta de alimentos, roupas, brinquedos, uma deficiência física; discuta necessidades “internas”: falta de amigos, preocupações, dificuldades). Você talvez tenha se sentido mal quando as necessidades de outros e ficou imaginando o que poderia fazer para aliviá-las. É possível também que nunca tenha notado.

A Palavra de Deus diz que se fizer parte da família  eterna (TIME) de Deus, deve ser “rico de boas obras, generoso em dar (aos necessitados), pronto a repartir” (I Timóteo 6:18). Jesus pode usar você para satisfazer as necessidades dos outros. Jesus queria usar os discípulos para satisfazer as necessidades da grande multidão. Os discípulos, porém, estavam confusos, talvez considerando a situação como impossível. O que poderiam fazer?

F) Os discípulos, procuram alimento entre a multidão, voltaram a Jesus com um rapazinho que tinha cinco pães e dois peixes (v.38; compare com João 6:9)

G) Jesus ajudou os discípulos a organizarem a multidão em grupos (vv. 39,40).


H) Jesus abençoou (deu graças ao Pai Celestial) o alimento, dividiu-o entre os discípulos e ordenou que o distribuíssem (v.41)

O menino que compartilhou seu almoço, provavelmente, fitou imaginando como o Senhor Jesus pode usar tão pouca comida para alimenta, tantas pessoas. Ele estava no entanto, disposto a dar o pouco que tinha para ser usado de maneira muito mais grandiosa do que poderia pensar. Se você faz parte da família eterna (TIME) de Deus, Jesus pode usar você para satisfazer as necessidades de outros. Como? (Discuta as necessidades externas e “internas listadas acima; faça as crianças citarem maneiras especificas nas quais Jesus poderia usa-las para satisfazer essas necessidades.) Por que é importante deixar que Jesus, use você? Ele diz... (veja Mateus 25:40b). Quando você está compartilhando com outra pessoa, não importa quem seja, é como compartilhar com Jesus! Não se trata tanto do que você tem para dar, mas até que ponto esta disposto a repatir. Enquanto compartilha o pouco que tem com outros, Jesus vai usar você de maneiras que nem pode imaginar! O menino deve ter ficado olhando admirado e curioso, enquanto Jesus ordenava aos discípulos que distribuíssem seu pequeno almoço com aquela multidão enorme.

3) CLÍMAX

Todos (provavelmente 15 a 20 mil pessoas) comeram e ficaram satisfeitos! (v. 42).


4) Final

A) Conclusão

Os discípulos reuniram 12 cestos cheios de sobras (um para cada discípulo ou tudo para o menino levar para a mãe em casa?) (v. 43).

B) Desafio (Salvos)

Por que Jesus não fez simplesmente a comida aparecer pelo Seu poder?

Ele queria que o menino e os discípulos participassem do milagre. Queria que eles compartilhassem da alegria de satisfazer as necessidades de tantas pessoas.

Não é importante saber que Deus pode usar você para satisfazer as necessidades de outros? Você talvez esteja pensando, mas eu não tenho sequer um lanche para dar ao Senhor. Você vai permitir que Deus use os seus cinco e dois (duas mãos, cinco dedos em cada; dois olhos; duas orelhas; dois lábios; dois pés; cinco dedos em cada pé) para fazer Seu trabalho de maneiras especiais? (Romanos 6:13; 12:1: Efésios 3:20,21.) Enquanto reparte o pouco que tem com outra pessoa, Deus pode multiplicar esse pouco de um modo que você nem imagina. Se não tiver comida ou roupas para dar, dê um abraço ou diga palavras bondosas. Desligue a TV e passe tempo com alguém que precisa de ajuda. Ofereça sua amizade a alguém que esteja necessitado de conversar ou brincar. Você vai ser rico em boas obras, generoso em dar, pronto a repartir Jesus não só irá ajudar você a ver as necessidades de outros, mas lhe dara a força e a habilidade que precisa para ajudar a satisfazer essas necessidades.

Atividade Extra: Desenhe cinco pães e dois peixes em folhas que os alunos possam levar para casa. Encoraje as crianças a observar a cada dia em um pão ou peixe a maneira como Jesus fez uso desses alimentos para satisfazer uma necessidade.

Apelo (Não Salvos)

Você talvez esteja com necessidades interiores de amor, paz. alegria e Vida Eterna. Mais do que qualquer outra coisa você precisa de Jesus! (João 1:12)