sábado, 4 de dezembro de 2021

O Sonho das Três Árvores

Hoje vamos usar nossa imaginação. Vocês gostam de imaginar coisas? (mostre a primeira figura) Pois bem, vamos falar como se as três árvores de nossa estória “ficção ou fatos imaginários pudessem falar, conversar e sentir, como as pessoas fazem. Vocês já sabem que uma árvore não pode raciocinar, mas vamos imaginar... Vamos imaginar uma linda floresta, longe daqui, na terra da Palestina, na região onde Jesus nasceu.

Na floresta havia árvores grandes e pequenas, velhas e novas. Todas elas gostavam da sua vida na floresta. Era muito agradável sentir a brisa suave acariciando seus ramos. Elas se deliciavam com o calor do sol e tinham prazer em ouvir os cantos dos passarinhos que faziam ninhos entre as suas folhas. Às vezes, as árvores mais novas conversavam a respeito do futuro.



Elas não sabiam quanto tempo ficariam na floresta, pois costumavam chegar lenhadores com machados para derrubá-las (
mostre a segunda figura), falando em usá-las na fabricação de móveis, casas ou outros utensílios feitos de madeira. Bem no meio da floresta, cresciam três arvorezinhas, juntos a árvore mãe.

 




A primeira disse: — Quando eu for grande – uma delas confidenciou às outras duas -, gostaria de ser um berço de um nenê. Lembrando-se de uma mãe que passou por ali com um nenezinho nos braços! Em minha opinião, uma criancinha, é a coisa mais linda deste mundo. Se eu pudesse escolher, queria ser o berço de um príncipe, num palácio real!

— Para você isso pode ser muito bom – comentou a segunda arvorezinha – Mas quanto a mim, quero um destino mais importante. Eu gostaria de ser um navio grande e forte, para carregar coisas de grande valor, como ouro, prata ou pedras preciosas.

— A terceira árvore ficou quieta, pensativa. Finalmente perguntaram-lhe: — E você? Você não sonha com o futuro? O que quer ser? - Não sonho com qualquer outra vida, senão a de árvore! – disse ela – Para mim, prefiro ficar aqui na floresta. Assim sempre ficarei apontando para cima, para Deus. O que poderia ser melhor?

A árvore mãe olhou para ela com carinho e disse: — Você tem toda a razão! 

— Não tem nada melhor do que ficar indicando para Deus! Passaram-se os anos, e as arvorezinhas cresceram, e se tornaram altas e bonitas.



Finalmente, um dia chegou o lenhador com seu machado. Ele cortou a primeira árvore e levou embora. “Será que meu sonho vai se realizar!” a arvore pensou consigo mesma. “Já esperei tanto tempo! Quem sabe, logo serei um berço de um príncipe!” A árvore foi levada para longe, para uma cidadezinha chamada Belém. Mas ela não foi e aplanada e trabalhada. Coitada da árvore! Ela estava de coração partido, decepcionada! - Não gosto deste lugar feio e escuro! – ela se queixou – E aqui, ninguém me vê! - A não ser os animais que nela comiam.

 

Aquela árvore que se transformou numa manjedoura nem imaginava que, numa noite estrelada, iria aconteceu uma coisa maravilhosa. (leia Lucas 2.16 ou conte em poucas palavras o nascimento de Jesus)

No silencio da noite, o próprio filho de Deus, o Reis dos reis foi deitado nessa manjedoura. E a árvore que era agora uma manjedoura, ouviu o que os pastores contaram sobre a visita dos anjos, anunciando o seu nascimento (daquela criança – Jesus). Ela vibrava de alegria! - Que maravilha! – ela sussurrou – Faço parte de um milagre! Quando pensei em ser um berço, nunca sonhei em carregar um nenê como ELE! O plano de Deus foi muito melhor do que o meu plano! Passaram-se mais alguns anos.



Então, um dia o lenhador voltou para a floresta. A segunda árvore foi cortada. “Serei transformada num navio?” – pensou ela – “Já esperei muito, mas agora talvez aconteçam as grandes coisas que sonhei!”






Ela foi levada para perto do mar, mas não foi usada para a construção de um navio. Em vez disso, tornou-se um simples barquinho de pesca, que chegou a pertencer a um rude pescador chamado Simão Pedro. Um dia descansando junto à praia do Mar da Galiléia, o barco refletia em sua sorte, enquanto Pedro lavava suas redes. – Pensar que minha vida deu nisto! – a árvore que agora era barco, se lastimou. – Um simples barco de pesca e malcheiroso! E meu dono, Pedro, nem parece ser bom pescador. Veja como trabalhou a noite toda sem apanhar nada!

Aquela árvore que se transformou num pequeno barco de pesca nem imaginava que estava para acontecer. (Lucas 5:1-11) Uma grande multidão foi se reunindo, ali na praia, e meio da multidão saiu uma pessoa chamada Jesus Cristo, que entrou no barquinho e, assentando-se, ensinou ao povo. Falou coisas tão sábias, belas e claras, que o povo O ouvia superatento as suas palavras. Quando o Senhor Jesus terminou de falar, Ele mandou que Pedro se afastasse da praia, com o barquinho e lançasse a rede nas águas profundas. Quando Pedro obedeceu, aconteceu um milagre! As redes encheram-se de peixes até quase romperem-se. E o barquinho tremia (balançava), não tanto por causa do grande peso dos peixes, mas de alegria e admiração. - Que maravilha! – a arvore que era barco sussurrou – Nunca imaginei que poderia levar uma carga como esta! Faço parte de um milagre! Sim, o plano de Deus foi superior ao meu plano!

O plano de Deus é sempre o melhor, você não acha? Será que você, também, sonha com o futuro? Pretende ser médico, enfermeira, policial, advogado, professor? Escute: Deus ama você muito mais do que as arvores. Hoje Ele diz: - Espere. Dê-me a sua vida, e Eu farei uma coisa maravilhosa com ela. Você descobrira que o meu plano é muito bom, Deus tem um plano perfeito para a sua vida. Lá na floreta da Palestina, a terceira árvore ainda estava ao lado da velha árvore mãe. Mas, então, um dia, os homens voltaram novamente à floresta.


E desta vez a terceira árvore foi cortada, aquela que queria permanecer na floresta, apontando para Deus. — Que pena! Por que eu não posso ficar aqui? – ela suspirou triste – Mas, foi cortada pelo cruel machado, e seus ramos foram-lhe tirados. Rasparam-lhe a casca, e ela foi levada para longe, a cidade chamada Jerusalém. Lá um dia, a arvore foi serrada, e uma parte foi pregada sobre a outra, formando uma cruz! - Que tristeza! – a árvore sussurrou – Pretendem crucificar alguém. Eu vou ser usada para tal fim! Deve ser um criminoso. Oh, não! Não quero fazer parte no castigo de alguém! Afinal, eu sempre queria apontar Deus para as pessoas.



Aquela árvore que se transformou numa cruz nem imaginava que... um dia, fora de Jerusalém, juntou-se uma grande multidão. Em seu meio estava o Senhor Jesus, carregando a árvore que agora era a cruz. A cruz era pesada demais para Ele, cansado e enfraquecido como estava. Quando Ele caiu sob o peso, a cruz foi carregada por um homem chamado Simão o Cireneu. E quando chegou a um lugar chamado Calvário, Jesus foi pendurado na cruz para morrer.

A cruz tremia sob o peso da agonia e vergonha. Mas, aconteceu um outro milagre. O céu se escureceu como se fosse noite. E quando Jesus entregou o seu espírito ao Pai, houve um grande terremoto. No templo, o véu do santuário se rasgou no meio, para mostrar que o caminho estava aberto agora para qualquer um que quisesse entrar na presença de Deus. Um oficial romano, que comandava os soldados, exclamou impressionado. “Verdadeiramente, esse era o Filho de Deus!” (Mateus 27.50-54)

A árvore que agora era uma cruz, parecia ouvir o eco das palavras do próprio Jesus: “... e eu quando for levantado na terra atrairei todos a mim mesmo!” (João 12.32) E a árvore começou a entender que apenas ficar na floresta apontando para cima, nunca poderia levar as pessoas para Deus. Era preciso que o próprio filho de Deus morresse numa cruz, derramando o seu sangue, para que elas pudessem ser perdoadas dos pecados e ir, um dia, para o Céu.

— Nunca pensei em apontar para Deus desta maneira! Sussurrou a arvore – Mas o plano de Deus foi melhor do que o meu plano! Ela falou a verdade. Apesar de milhares de arvores permanecerem na floresta, nenhuma delas podia levar ninguém a Deus. Somente Jesus pode fazer isso, através do seu sacrifício. Pois ali, o Filho de Deus morreu em nosso lugar e três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos. Hoje, Ele está vivo, e pode nos salvar. O primeiro passo, no grande plano de Deus, é que você receba seu Filho, Jesus Cristo, como seu único salvador. Se você ainda não fez isto, venha me procurar (indique o local) logo no fim de nossa aula. Quero mostrar-lhe, na palavra de Deus, como você poderá ter a salvação. Muitos de vocês que já tem Jesus como seu Salvador. Querem dedicar (consagrar), a sua vida, permitindo que Deus a conduza? Diga para Ele agora, enquanto curvamos a nossa cabeça e fechamos nossos olhos. – “Senhor, toma a minha vida e faze com ela o que tu quiseres. Sei que tu me amas e que o Teu plano para mim será sempre o melhor!”.

Fonte artes / vetores:
https://br.freepik.com/
https://www.freebibleimages.org/
 
Visuais:
Marcelo Lieuthier

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Somente Um Único Caminho!

 

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim

João 14:6

 

Oração

Introdução

Este versículo bíblico deixa bem claro que O Senhor Jesus é o caminho para chegamos a presença de Deus. Jesus não somente aponta a direção do caminho, mas Ele é o único CAMINHO, a VERDADE e a VIDA!

O verdadeiro caminho para Deus não é só pelos Dez Mandamentos que estão na Palavra de Deus “Bíblia”, que são um padrão de “conduta/bom comportamento”, ou pelas ordenanças, por ser membro de uma igreja. – Mas por meio de Jesus Cristo e somente Jesus Cristo.

Ninguém vai chegar à presença de Deus, se não for através de Jesus. Precisamos ter uma atenção a sua declararão no final do versículo – “ninguém vem ao Pai senão por mim”.

 

Entrando no assunto:

Há mais de 500 anos, (faça um cálculo para saber a quantidade de anos exato) na Alemanha, um homem chamado Martinho Lutero (coloque a figura de Lutero) não concordava com algumas atitudes dos líderes da igreja católica e de alguns religiosos, por não viverem mais de acordo com o que dizia a Bíblia, o Livro de Deus.

No dia 31 de outubro de 1517, Lutero chamou a atenção de todos aqueles que tinham uma conduta errada, colocando uma publicação na porta da Igreja de Wittenberg na Alemanha, 95 teses que questionava as atitudes ruins dos líderes da igreja e mostravam o verdadeiro propósito de Deus. Essas 95 teses foram resumidas em cinco solas, que em português, significa “somente”. Foi nesta data que nasceu a Reforma Protestante.

 

As cinco Solas ou os cinco “SOMENTE” são as seguintes:

 

Sola Scriptura — Somente a Palavra de Deus

Martinho Lutero defendia que a Palavra de Deus (coloque a figura da Bíblia Somente a Palavra de Deus) era a Escritura Sagrada e que é central para a comunidade cristã; e é dela que a comunidade deve se alimentar, é nela que devem ser baseadas as suas ações (atitudes). Nenhuma lei, tradição, convenção humana, nem mesmo a igreja pode ser superior a Palavra de Deus.

Os líderes da época se distanciaram da Palavra de Deus, passando a agir de modo completamente errado, abandonando os princípios básicos da fé cristã. 

A Reforma veio para dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, é o único manual de Fé, Regra e Prática de todo o Cristão e que ela estar ligada a cada pessoa individualmente. Porque é através da Bíblia que Deus fala aos nossos corações pessoalmente e aponta qual é o verdadeiro caminho da Salvação.

 

II Timóteo 3:16,17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

 

Solus Christus — Somente Cristo (coloque a figura da cruz Somente Jesus Cristo) 

Jesus Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida, porque somente Cristo salva, somente Cristo perdoa, e somente Cristo pode nos levar até Deus, não existe outro caminho, porque o homem não tem forças e nem recursos para salvar a si mesmo por meio de obras (boas atitudes) ou méritos pessoais.

Atos 4:12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. 

Se você estudar com bastante cuidado a Palavra de Deus, vai descobrir que a salvação é só através de Jesus Cristo, nos livros do Velho Testamento vamos encontrar vários textos que apontam para o Messias que é Jesus. E estudando o Novo Testamento vai perceber que a pessoa central é Somente Cristo.

Em Hebreus 12:2a ensina que o nosso olhar deve estar unicamente firme em Jesus Cristo o autor e consumador da fé.


Sola Gratia — Somente a Graça (coloque a figura do presente Somente a Graça) 

Em nossos dias, não existe nada de graça, tudo tem um preço ou interesse a ser pago. Já Deus nos dar Somente a Graça por sua maravilhosa compaixão e nada maisGraça significa favor imerecido, não existe uma forma de ser conquistada ou comprada mediante pagamento, carta de perdão de que o homem pode inventar.

Efésios 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

A Reforma veio para ajudar a Igreja (O Corpo de Cristo) ser fundamentada e centralizada na pessoa de Jesus Cristo e na Palavra da Deus a Bíblia.

 

Será que precisamos dessa reforma hoje em nossa vida?

 


Sola Fide — Somente a Fé
 (coloque a figura do escudo Somente a Fé)

Precisamos da Fé, porque sem ela não podemos agradar a Deus. (Hebreus 11:6) A fé é o nosso escudo, é o nosso caminho que nos possibilita andar com confiança que temos paz com Deus.

Somente pela Fé e não pelas nossas obras é que seremos salvos, não precisamos conquistar o favor de Deus. Deus já manifestou o quanto nos ama, ao enviar seu Filho ao mundo para que todo, o que nEle crer seja salvo. Ao crer em Jesus Cristo como Salvador ficamos libertos da escravidão do pecado. Em Romanos 1:17 nos ensina que “O justo viverá pela fé”. Ou seja, Deus nos justifica, nos torna justos, não pelas nossas ações, mas pela ação de Cristo ao nosso favor.

 

Soli Deo Gloria — Somente A Glória de Deus (coloque a figura do trono Somente a Glória de Deus)

A Palavra de Deus ensina que, Deus não divide a sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação do deserto: (Mateus 4:10) Somente a Deus adorarás e só a ele prestarás culto. “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42:8).  “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10:31).

Creio que nada mudou em relação a Deus e o seu eterno desejo, de ter um povo totalmente voltado para Ele em seus caminhos. Ele anseia encontrar ainda hoje crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres desejosos de andarem em suas veredas e serem, uma expressão de sua glória nesta terra.

Será maravilhoso termos somente estes cinco (5) princípios em nosso coração, como o centro do ensino cristão para nossas vidas.

Poderá o Senhor Deus contar comigo e com você dando testemunho, que cremos somente na Palavra de Deus, em Cristo, na Graça, na Fé, e na Glória de Deus?

A atitude de Lutero, reformou todo o cristianismo e, por isso, devemos celebrar os 504 anos da Reforma Protestante e usá-la como exemplo para melhorarmos o nosso relacionamento com Deus. Amém!

Vamos pensar! No dia 31 de outubro, temos uma oportunidade de escolher celebrar o halloween ou a Reforma Protestante?

O halloween, ou dia das bruxas, é uma celebração de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. A Bíblia não nos ensina nada em celebrar os mortos pelo contrário ela ensina que devemos celebrar a vida. E esta festa tem o desejo de afastar as pessoas cada vez mais da presença de Deus.

A Reforma Protestante, é uma celebração para nos aproximar mais e mais da presença de Deus.

O que você vai escolher?

“Agora, você pode contar tudo o que você sabe para outras pessoas, para que outros conheçam este fato tão marcante em nossa história!”

O r a ç ã o!

(momento para o apelo para a consagração de vidas e/ou salvação)

Fontes de Pesquisa sobre o assunto Reforma Protestante:

http://www.celebrandodeus.com.br/Data_site/002TextoSite.asp?ID=1511

http://www.luteranos.com.br/textos/os-pilares-da-reforma

http://sementesdagraca.blogspot.com.br/p/os-cinco-pilares-da-reforma-protestante.html

http://criancadecristo.blogspot.com.br/2011/10/reforma-protestante.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/95_Teses


Visuais: Marcelo Lieuthier

 

sábado, 7 de agosto de 2021

CAÇA PALAVRAS & PALAVRAS CRUZADAS — Dia dos Pais

 Especial Dia dos Pais

CAÇA PALAVRAS & PALAVRAS CRUZADAS









segunda-feira, 19 de julho de 2021

PALAVRAS CRUZADAS – BÍBLICAS

 

Almeida Revista e Atualizada (ARA)





sexta-feira, 16 de julho de 2021

PALAVRAS CRUZADAS – LUGARES BÍBLICOS (ARA)

 Localize os lugares nas referências Bíblicas e encaixe corretamente nas Palavras Cruzadas.

Você é capaz?



PALAVRAS CRUZADAS — A Bíblia é Como


 

sábado, 20 de março de 2021

Provérbios 13:3

 Hoje a reflexão foi referente ao Versículo Bíblico de Provérbios 13:3!

Após a publicação desse versículo, pelo Diácono Geraldo Guimarães da IGBAPI, no grupo de WhatsApp da Igreja (o que é uma grande bênção para todos os irmãos), chamou-me a atenção e logo em seguida comecei a fazer anotações das palavras chaves do texto. Isso me trouxe a memória outros Versículos Bíblicos e agora compartilho com você meu breve estudo sobre Provérbios 13:3.


Um forte abraços,
Pr. Marcelo Lieuthier

sexta-feira, 19 de março de 2021

II Crônicas 7:14

Hoje eu trouxe a minha memória o Versículo Bíblico de II Crônicas 7:14!

Eu fiz uma breve reflexão sobre esse Versículo Bíblico, que foi escrito por Esdras após o cativeiro da Babilônia e quero compartilhar com você. O contexto histórico do Livro de Crônicas é sobre a história dos Hebreus. No entanto, me permita contextualizá-lo como um belo princípio para quem está vivendo longe da Palavra de Deus ou anda se distanciando do que Deus deixou no seu manual “Bíblia”.


Um forte abraço,
Pr. Marcelo Lieuthier

sábado, 13 de março de 2021

O PLANO DE SALVAÇÃO

O Plano de Salvação.

Esse cubo é uma ideia o que você pode trabalhar com seu aluno(a) da Escola Bíblica Dominical ou Clube Bíblico sobre O Plano de Salvação, para que ele possa compartilhar O Plano de Salvação aos seus colegas na escola, vizinhos e familiares.

Você pode fazer o download desse recurso visual em tamanho A4. Estou deixando aqui duas opções para o download uma em imagem e a outra em PDF, sendo uma colorida e outra com deixando a opção de cada criança colorir cada etapa do cubo ao seu gosto.

Como usar o cubo:

Na primeira imagem de nosso cubo, você vai encontrar a figura de uma BÍBLIA, onde você pode ensinar que a Bíblia nos fala sobre um plano perfeito para mim e para você:







A segunda imagem é uma COROA e ela representa a Glória de Deus e o amor de Deus por mim e por você (DEUS ME AMA) – João 3:16, fala sobre esse maravilhoso amor e que Deus está preparando uma lida casa no céu para todos os seus filhos e filhas.





A terceira imagem é um CORAÇÃO QUEBRADO/DOENTE e representa que somos todos pecadores (SOU PECADOR) – Romanos 3:23. “Pecado é tudo o que penso, falo e faço que não agrada a Deus!” que nos separa do amor de Deus e não deixar que eu entre no céu para morar do Deus. Hum vamos pensar em algum pecado que tenho feito, que não agrada a Deus. São muitos hem?



A quarta imagem é uma CRUZ COM O TÚMULO VAZIO, e representa que Jesus Cristo morreu por mim e por você, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (CRISTO MORREU POR MIM E RESSUSCITOU) – I Coríntios 13:3-4. O sangue de Jesus o Filho de Deus “perfeito e sem pecado” os purifica de todo o pecado.





A quinta imagem é um CORAÇÃO NOVO, e representa o presente da salvação (EU RECEBO/RECONHEÇO CRISTO COM SALVADOR) – João 1:12. Toda pessoa que confessar os seus pecados para Deus e reconhecer que Jesus Cristo morreu e ressuscitou, será salvo. E o legal é que eu não preciso pagar nada porque a SALVAÇÃO é de graça.




A sexta imagem é uma PLANTA, e representa que (ESTOU SALVO). Uma planta para crescer forte e saldável, precisa de um bom solo, água e sol. E eu e você que temos a salvação dentro da gente precisamos nos alimentar com a Palavra de Deus (BÍBLIA) todos os dias porque ela contém todo o alimento necessário para crescermos conhecendo Deus e fazendo a sua vontade que é Boa, agradável e perfeita.



Cubo para impressão e montagem tamanho da folha A4


Arquivo em PDF

O que você achou? Deixe aqui o seu comentário!

Copie e compartilhe o link dessa postagem em sua rede social.



Um forte abraço!
Pr. Marcelo Lieuthier
#atosvinte24

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Jesus disse - EU SOU


















 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

O SENHOR É O MEU PASTOR - SALMO 23 (ARA)